Linux no SSD, programas e arquivos no HD

Olá gente, eu tenho um SSD com Windows e o Linux Mint, e um HD onde eu salvo os programas e arquivos em geral.

No Windows o instalador permite eu mudar o caminho tradicional e salvar no HD normalmente, já no Linux quando instalo algo com apt-get, para onde vai estes programas?

Gostaria de saber se consigo mudar o padrão de onde os programas estão sendo instalados, para que pudesse mandar todos para o HD e deixar o SSD apenas com o Linux.

Valeu.

Uma olhadela no fórum:

Eu consigo mudar a pasta \home para o HD já com o Linux instalado, ou vou precisar formatar novamente?

Na verdade a resposta é bem simples: Os programas ficam instalados na mesma partição do sistema, ou seja a “/” que seria equivalente ao “C:” do Windows.

Programas e suas dependências são instalados no diretório raiz do sistema, os arquivos normalmente estão localizados nos diretórios /usr/bin /etc e /libs, não é possível alterar o local onde uma aplicação será instalada. Arquivos pessoais e arquivos de configuração ficam localizados no diretório home, esta partição pode ser colocada em uma unidade diferente, como um HD.

2 curtidas