Linux no Aspire 5 A514-54

Boa tarde.
Moçada, eu tenho um Acer com Windows 10 me quero colocar linux.
O modelo é:Acer Aspire 5 A514-54-54LT

Core i5 1135G7 (11ª ger.)
Iris Xe Graphics
RAM 8 GB
SSD 256 GB NVMe
LED 14″ pol.Full HD IPS
Já segui tutoriais pra alterar o setup, mas não funcionou:

Entrei no setup, ative F12 pra aparecer as opções de boot.
Coloquei um senha de administrador e UEFI desabilitado.

Alguém pode dar uma luz?

Qual distro? Que programa usou pra gravar o pendrive? Qual problema está tendo?

1 curtida

Pelo que estou vendo, o boot só aparece se usar um iso apenas, tipo, se fizer um multboot com o Yumi com várias distros a BIOS dele não enxerga, mas se usar o Rufus e fizer com uma única iso aí ele enxerga, vou deixar pra instalar segunda-feira, caso der zica vou na assistência. Ele permite testar sem instalar o sistema, tô com receio de instalar e dar pau. Caso alguém já tenha instalado posta aí.

Dá uma conferida nesse meu tutorial. Pior q faltam justamente imgs de uma BIOS com UEFI, mas ensina a gravar o pendrive com o Ventoy:

http://tigeros.com.br

1 curtida

Atente-se que o boot do pendrive pode ser feito tanto via ‘UEFI’ quanto ‘Legacy’, isto você deve configurar no SETUP antes de tentar o boot do pen. Para saber qual é a via do seu pen, é tentando um ou outro, será o que funcionar. Tem, inclusive, modo de criar um pen com os dois modos, isso às vezes é possível setando no programa antes de ‘queimar’ o pen. O UEFI é claro quando na raiz do pen a pasta EFI está presente, que é obrigatória neste modo.

A forma que seu pen foi criado, ou melhor, fazendo a instalação pelo boot UEFI ou Legacy do pen, definirá como seu sistema será instalado, UEFI ou Legacy…

Só um esclarecimento: neste tipo de notebook seu, se conseguir instalar via UEFI, você precisará provavelmente ter que indicar a localização do grub no respectivo disco via SETUP, caso não consiga fazer ‘bootar’ o dispositivo HD simplesmente indicando o mesmo após a instalação; é só um alerta, talvez funcione da maneira convencional…

1 curtida

Primeiramente Feliz Natal!:santa::santa::santa:

Imagino que vc queria dizer que vc desabilitou secure boot, não UEFI.

Eu tenho tmb um Acer Aspire, o problema que eu tinha era do RST e Secure Boot.

Para resolver o RST, tinha que mudar para AHCI. Para fazer isso, tem que entrar na BIOS e apertar ctrl+S para aparecer a opção, ae vc muda para AHCI.
Mas antes de fazer isso tem que modificar um negócio do Windows 10 senão nem inicia. Aqui as instruções: Intel RST
A não ser que vc formata e instale de novo o Windows 10 com AHCI. Ae dá certo.

Qualquer dúvida, mande aqui!

2 curtidas

Deveria ser seamless, tenta o Etcher

Então, não tinha achado nada sobre rst, aí teclava crtl+ s e não aparecia a opção. Vou ver o artigo.valeu!

Então seu deve ter só AHCI então :thinking:

Beleza, eu instalei um ssd sata3 e instalei o Ubuntu e correu melhor que eu esperava, não quis arriscar(ainda) em instalar no ssd m.2, apesar de ter sido identificado pelo Ubuntu. Instalou o grub e tals, no boot alterno entre windows e linux,. Apenas um detalhe que não sei se fez a diferença: instalei uma vesão do Ubuntu otimizada pro INTEL (11 geração).

2 curtidas

Opa, ae sim! :clap: :clap: :clap: :clap:
Que bom que vc conseguiu.
Agora da intel, acredito que não faça diferença, pois pelo que vi se trata de internet das coisas da Intel ou IoT e o notebook Acer não tem muito a ver com isso. Pelo menos eu nunca vi isso essas coisas no meu Acer aqui. :sweat_smile:
Mas se deu certo está bom!

1 curtida