Pelo que estou vendo, o boot só aparece se usar um iso apenas, tipo, se fizer um multboot com o Yumi com várias distros a BIOS dele não enxerga, mas se usar o Rufus e fizer com uma única iso aí ele enxerga, vou deixar pra instalar segunda-feira, caso der zica vou na assistência. Ele permite testar sem instalar o sistema, tô com receio de instalar e dar pau. Caso alguém já tenha instalado posta aí.
Atente-se que o boot do pendrive pode ser feito tanto via ‘UEFI’ quanto ‘Legacy’, isto você deve configurar no SETUP antes de tentar o boot do pen. Para saber qual é a via do seu pen, é tentando um ou outro, será o que funcionar. Tem, inclusive, modo de criar um pen com os dois modos, isso às vezes é possível setando no programa antes de ‘queimar’ o pen. O UEFI é claro quando na raiz do pen a pasta EFI está presente, que é obrigatória neste modo.
A forma que seu pen foi criado, ou melhor, fazendo a instalação pelo boot UEFI ou Legacy do pen, definirá como seu sistema será instalado, UEFI ou Legacy…
Só um esclarecimento: neste tipo de notebook seu, se conseguir instalar via UEFI, você precisará provavelmente ter que indicar a localização do grub no respectivo disco via SETUP, caso não consiga fazer ‘bootar’ o dispositivo HD simplesmente indicando o mesmo após a instalação; é só um alerta, talvez funcione da maneira convencional…
Imagino que vc queria dizer que vc desabilitou secure boot, não UEFI.
Eu tenho tmb um Acer Aspire, o problema que eu tinha era do RST e Secure Boot.
Para resolver o RST, tinha que mudar para AHCI. Para fazer isso, tem que entrar na BIOS e apertar ctrl+S para aparecer a opção, ae vc muda para AHCI.
Mas antes de fazer isso tem que modificar um negócio do Windows 10 senão nem inicia. Aqui as instruções: Intel RST
A não ser que vc formata e instale de novo o Windows 10 com AHCI. Ae dá certo.
Beleza, eu instalei um ssd sata3 e instalei o Ubuntu e correu melhor que eu esperava, não quis arriscar(ainda) em instalar no ssd m.2, apesar de ter sido identificado pelo Ubuntu. Instalou o grub e tals, no boot alterno entre windows e linux,. Apenas um detalhe que não sei se fez a diferença: instalei uma vesão do Ubuntu otimizada pro INTEL (11 geração).
Opa, ae sim!
Que bom que vc conseguiu.
Agora da intel, acredito que não faça diferença, pois pelo que vi se trata de internet das coisas da Intel ou IoT e o notebook Acer não tem muito a ver com isso. Pelo menos eu nunca vi isso essas coisas no meu Acer aqui.
Mas se deu certo está bom!