gostaria de saber qual programa usar para abrir arquivos que são do adobe reader já que linux não contem este programa quem puder ajudar obrigado.
PDF? Tem uma pá e meia de apps pra isso, eu uso o Okular
é que precisei puxar um documento e pedia o adobe reader nem abria pagina pra puxar exame ai tive que ir pro outro pc que era windows só la deu certo nao sei se poderia ser questão a isto.
O próprio mint que você usa já vem com um leitor de pdf, é o Xreader, e é só você clicar no pdf que já abre automaticamente no Xreader. No mint o programa está como “Visualizador de documentos”.
- Ao clicar num arquivo pelo gerenciador de arquivos:
- Já respondido pelos colegas. – Eu uso Okular, que já vem nas distros com KDE.
-
Ao clicar num link no navegador – eu prefiro que o navegador abra o diálogo de download – mas no Gmail acho bom que ele abrir no visualizador de PDF dele mesmo, para eu decidir se quero baixar ou não
-
Ao clicar num arquivo na página de Downloads do navegador – em geral, meu navegador abre o PDF dentro dele mesmo, pois tenho essa extensão habilitada nele. – Se eu quiser abrir no Okular, o melhor é clicar pelo gerenciador de arquivos.
eu sempre gostei bastante do evince
Têm várias opções alternativas, minhas recomendações para Linux são Okular ou Evince (prefiro o primeiro). Até tem Adobe Reader para Linux (oficial), mas, é pesado e defasado. Aliás, apesar da Adobe ser a criadora do padrão, atualmente o Adobe Reader não é a melhor opção para quem quer APENAS ler arquivos pdf nem no Windows.
Tem o Atril tbm - se é só pra ler, serve muito bem, por ser levíssimo
Se você quer apenas um programa leve e direto ao ponto para abrir seus arquivos PDF, use o que vier por padrão na sua distribuição. A maioria das distros Linux vem com um leitor de PDF instalado.
Eu, como uso o KDE Plasma, uso o Okular, que é o padrão. Ele é leve, tem algumas funções interessantes, eu mesmo não uso essas funções, só uso ele para abrir os PDFs, e ele atende muito bem. Inclusive tem uma versão do Okular para Windows também (se quiser um leitor de PDF gratuito, leve e sem propagandas chatas, para instalar no Windows, recomendo ele, pode ser baixado na Microsoft Store ou no site oficial).
poppler-utils PDF utilities (based on Poppler)
qpdf tools for transforming and inspecting PDF files
Xpdf Xpdf is a free PDF viewer and toolkit, including a text extractor, image converter, HTML converter, and more. Most of the tools are available as open source.
pdfimages Portable Document Format (PDF) image extractor
pdftotext is an open-source command-line utility for converting PDF files to plain text files—i.e. extracting text data from PDF-encapsulated files. It is freely available and included by default with many Linux distributions
pdfcrack, pdftk - utilitários para lidar com arquivos em PDF
pdfchain
pdfmod
pdfshuffler
pdftk
Usei muito algumas dessas ferramentas para:
- Extrair as imagens de um PDF
- Extrair o texto de um PDF
- Extrair um capítulo, ou algumas páginas, para um PDF separado
- Juntar 2 PDFs em 1 só
- etc.
Infelizmente, isso foi antes de 2016 (ainda no Kubuntu 14.04), e não estou encontrando as anotações de quais ferramentas, quais os comandos, parâmetros etc.
Dá pra fazer quase todas essas funções naqueles sites tipo ilovepdf.com, não ?
Pelo que vi agora no link da empresa, parece que sim.
Naquela época (2001 ~ 2016), eu tinha o Adobe Professional (para Windows), então só comecei a procurar ferramentas CLI quando acelerei a migração para o Linux.
Lembro que instalei só as que estavam nos repositórios do Kubuntu, pesquisando pelo Synaptic. – Algumas dessas ferramentas, acabei usando pouco. – Precisaria encontrar as anotações da época, para saber quais ferramentais usei mais, e quais os comandos e parâmetros.
Na época, eu trabalhava feito um condenado, e pesquisava mais sobre os assuntos de trabalho, do que sobre as ferramentas.
Se for só para ler mesmo, tem ainda a opção de usar até o próprio navegador de internet (mas, eu particularmente prefiro um software dedicado) já que, a maioria dos browsers mais populares atuais lêem nativamente PDF, se quiser fazer algumas anotações ou edições pode-se até instalar extensões, se esse for o caso, a melhor opção seria o Edge (que tem a melhor ferramenta nativa para PDF) ou no caso das extensões, Chrome/Chromium e derivados, pela extensa variedade de add-ons.