Linux não Roda em Notebooks novos?

Ola… amigo, eu tinha outro notebook também hibrido, aonde rodava sem problemas o ubuntu 18.04
Ai agora recente, troquei por um Dell G3 que possui um GTX 1050TI, foi onde comecei a ter dores e cabeça também, tipo… ficava com o ambiente super lento dando umas travadas, sem contar a porta HDMI que não funcionava meu segundo monitor, mas eu tinha feito uma receitinha que funciona :slight_smile: Instalava o Ubuntu 18.04.1 instalava o o driver nvidia 390, com o comando ubuntu-drivers autoinstall, reiniciava e rodava apt-get remove nvidia*, pronto só reiniciar e funcionava o HDMI e as travadas resolvidas.
Mas com a saída do Ubuntu 18.04.2 aonde possui atualizações principalmente nos serviços gráficos, falei vai ter resolvido vou meter ele e vai ficar show, foi ai que arrumei para cabeça, pois com o Kernel 4.18 e xorg HWE minha receita não funcionava mais, então resolvi voltar para o kernel 4.15 e remover o xorg HWE, pronto minha receita funcionando novamente no 18.04.2.
Mas geralmente não me dou por vencido, falei não é possível, vou ficar preso nesse kernel ate quando? ate quando isso vai funcionar assim?
Ai lendo alguns bugs reportados para a nvidia e canonical… vi mta gente falando para desativar o wayland no gdm3, ah detalhe importante, eu sempre utilizei já descomentado para usar o Xorg, ai de bobeira aqui, falei vou trocar esse GDM pelo LightDM, e adivinha o que aconteceu, tudo funciona lindo agora, já fiz os testes no kernel 4.18 e com o pacotes HWE, instalei o 390 com ubuntu-drivers autoinstall

Acho que vale a pena ai quem esta enfrentando esses problemas, enfia o LightDM “sudo apt-get install lightdm” e seleciona ele, que deve resolver.
Para chegar nesses resultados, perdi um dia inteiro revirando esse linux :frowning:

Mas agora, morreu, tudo fluido e despreocupado com atualizações futuras

1 curtida

Meu note está me dando os sinais de q vai me deixar na mão tem tempo, e eu ignorando pq tô sem grana pra comprar outro. A placa de vídeo híbrida é um deles, a dedicada ñ é reconhecida como hardware tem uns 2 anos já, então ñ saberia dizer se há algum problema hj com o uso dela no Fedora.

Já usei instalando driver noveau, o proprietário da nvidia, o bumblebee e em nenhum caso tive problemas, apenas mais dificuldade pra instalação inicial em um ou outro caso.

De qq forma, acho q se tivesse problema seria questão de tempo até ser resolvido, como foi o q sempre aconteceu nas máquinas q tive com algum problema de reconhecimento de hardware ou falta de drive pra Linux.

Acho q os fabricantes podem ter alguma resistência, ñ priorizar o Linux por conta do tamanho do mercado, mas sempre surge uma solução e normalmente ñ leva muito tempo.

2 curtidas

Voltei pro win10, não gosto muito da DE ado Ubuntu e realmente ele esquenta mais e a bateria dura menos pois está sempre com a Nvidia ligada. Da pra trocar da Nvidia pra Intel pelo prime mas as vezes esqueço. Kkkk.
O Ubuntu até com o boot secure ele instala, o SO Reconhece que tem e que a função está ativa, e pede que vc digite uma senha para tal. Incrível :clap:

Mas acho que ano que vem consigo usar Fedora ou Mint, enfim esperar minha máquina “ficar velha”. Enquanto isso to jogando:

Farcry IV,
Assassin’s Creed Origins,
CS-GO (Rodava show de bola no Linux),
The Witcher 3,
Fortnite.

Todos por menos de 200,00 na Steam :heart_eyes:

Sobre usar Legacy ou Uefi:

2 curtidas

No caso eu não utilizo o PC para jogar…meu note tem uma hibrida Intel + Nvidia MX150…seria bom deixar desligada gpu ?

Teria como deixar somente na Intel ?

1 curtida

Olá @diomenezes,

Possuo um notebook com placa híbrida também, com a GTX-1050. Realizo o seguinte procedimento e funciona bem.

Acer VX5-591G-54PG
i5-7300HQ 2.5 GHz
8GB RAM
SSD M.2 NVME - WD Black 256GB (Linux mint 19.1)
HDD 1TB (Dados)
GTX1050 - 4GB

Passo1 - Instalar o linux Mint
Como você disse, eu tive que desabilitar o nouveau no boot to live USB. no meu caso a instalação é EFI. Simplesmente apertei ‘e’ na primeira opção do GRUB e substituí ‘quiet splash’ por ‘nomodeset’
ai ele bootou normal e instalei o mint.

Mais informações aqui

Passo 2 - Instalar um driver nvidia para poder bootar o mint instalado no seu HD/SSD

Bootei pelo live USB novamente como dito no passo 1. abri o terminal e executei o seguinte:

mount /dev/sdaX /mnt               # substitua sdaX pela partição que vc tem seu linux instalado
mount --bind /dev /mnt/dev 
mount --bind /sys /mnt/sys 
mount --bind /proc /mnt/proc 
mount --bind /run /mnt/run  
chroot /mnt 

Agora vc pode instalar programas no seu sistema no HDD/SSD atraves do Live USB:

para instalar o driver, use o tutorial do diolinux. Sugiro instalar o 390 que foi o que deu certo para min - nvidia diolinux

mas basicamente é adicionar o ppa dos drivers:

sudo apt-add-repository ppa:graphics-drivers/ppa
sudo apt update

depois o driver 390

sudo apt install nvidia-390

depois que terminar reinicie a maquina e realize o boot pelo seu HDD/SSD.

Passo 3 - logar no mint e atualizar o driver de video

Realizae o boot pelo HDD/SSD.
A minha tela de login ficou preta. digitei a senha e ele logou normalmente.
quando logar, abra o menu ‘iniciar’ do mint e digite driver. abra o gerenciador de drivers do mint. Será solicitada sua senha.
Neste eu selecionei o driver mais recente para a minha placa, o 418. ele irá instalar e será necessário reiniciar.

quando reiniciei, a tela de login estava normal e a placa estava funcionando.

Depois eu instalei as outras applicações que utilizo.

Nota: O único contra que encontrei até o momento foi que se eu desavitvar os graficos nvidia e depois voltar, o gerenciador da placa não mosta mais as caracteristicas. mas como uso basicamente na tomada, nunca desativo a placa nvidia

Espero que te ajude

Talvez assim der certo. Tentei fazer mais ou menos isso mas me faltou conhecimento, kkkk.
No domingo agora vou tentar. O Windows10 aqui já me deu 4 telas azuis depois de uma atualização :clap::clap::clap:. Windows sendo Windows.
Tentei fazer isso pelo terminal mas mesmo quando tentava abrir o modo gráfico meu vo travava. Mas vou fazer um gosht do meu Windows e ver se assim da certo. Espero que sim.

@diomenezes Não sei se você já tentou mas existe uma distribuição que gerencia bem hardware híbridos, acredito que vale tentar

https://pop-iso.sfo2.cdn.digitaloceanspaces.com/18.04/amd64/nvidia/50/pop-os_18.04_amd64_nvidia_50.iso

Até que ponto o pop os é relativamente melhor comparando a outras distros, a cerca de drivers hibridas sem ser do hardware da system76?

Olha @TheSlake não consigo te responder com exatidão mas pela pouca experiência que tive vi que a distro conseguiu gerenciar bem o hardware híbrido, por isso acredito que vale tentar visto que o @diomenezes já tentou uma variedade de distros sem muito sucesso.

A única distro que correu no meu notebook foi o manjaro após modificações, mesmo assim ele aquecia muito.

Vou experimentar em modo live a ver se ele corre normalmente ou não.

Acabei de instalar o Pop_os! 18.10 com driver nvidia no meu MSI e não tive qualquer problema, a única distro que correu sem problemas no meu notebook até ao momento.

2 curtidas

O Pop_OS! também é, segundo relatos do confrade @britto.mateus , a distro que melhor gerencia o consumo de bateria.

1 curtida

Tentando agora instalar o Mint 19.1, seguindo a orientação @Dilfes vamos ver. Se não rolar tento depois o Fedora. Se não der certo aí vou ver esse pop kkkk.


fiz o passo a passo mas deu erro boot, mas agora já se como fazer a instalação do driver,
Vou esperar ate junho (férias) para ver isso com calma, Como uso note pra trabalho, não da pra ficar muito tempo com ele fora do ar! mas Valeu a dica! Vou tentar depois com calma. Até lá ja tem uma versão nova do mint, Fedora e Ubuntu, kkk.

Qual erro que deu? esqueci de comentar que no meu deu um erro tbm, quando tentqava iniciar o mint, ele não encontrava um disco bootável.

Eu realizei a instalação em EFI, acredito que para o mint inicializar o “secure boot” deva estar desabilitado.

Dá uma verificada nisto

Exatamente isso, ele não achou a partição com o boot. Fiz a instalação via UEFI com o secure boot desativado. Mas pelo menos agora tenho o caminho das pedras. Vou tentar novamente com mais calma. Vou remover o SSD dele e instalar um hd normal pra testar o Mint novamente. Dando certo ai reinstalo no SSD.

Não seria possível editar o primeiro boot do Mint instalado pra ele subir em modo de placa gráfica compatível, Como fizemos na versão Mint live ?

Cria uma partição pro EFI, precisa de no max de 600mb. Tb tava tendo esses problemas e só foi criar q ficou show de bola.

1 curtida

Qual iso voce baixou? Meu note tem INTEL/NVIDIA, baixei a iso NVIDIA,mas ele trava no processo de instalação.Será que devo baixar Ia iso INTEL e depois gerenciar a NVIDIA
?

O Meu deu esta tela que não tem disco Bootável tbm, mas simplesmente reiniciei e ele deu o boot “não seguro” e reconheceu.

Sobre a partição EFI, pode ser tbm, não me lembro como está a minha. depois eu posto minha configuralção do disco.

Eu fiz download da nVidia driver, ele correu sem qualquer problema, podes tentar com a intel e depois instalar a latest da nVidia. Deste disable do secure boot??