Linux não Roda em Notebooks novos?

Resultados das tentativas de instalações, de todas as distros; apenas o Ubuntu rodou 90% com a híbrida(detalhe, como ela ficou 100% em uso minha bateria :battery: só dura metade do tempo ou menos, :grimacing:).

Tentativa com o Mint ( lembrando que o tutorial do Diolinux e o do CanalOcaraDoTI me ajudaram a finalmente conseguir da boot e instalar o Mint).
https://www.dropbox.com/sh/ggz0c6f5ytcb8y2/AAD-Wxbdke6Ok5ujWe0dNy_ra?dl=0

Tentativa com o Fedora (seguindo os mesmos tutoriais)
https://www.dropbox.com/sh/6j02dhuerwqil6x/AADst56JID7jokamj3wTFM7Da?dl=0

Tentativa com o Ubuntu (seguindo os mesmos tutoriais)
https://www.dropbox.com/sh/7s7y8f5auhwy6sa/AABiWBPb7diZs79sqgDADl9za?dl=0

Como tinha falado no início do meu drama, kkk.
Segui vários tutoriais, apenas o Ubuntu que rodou 90% na minha máquina, com esse problema da durabilidade da bateria. Esperando o novo Fedora, quem sabe…

1 curtida

Detalhes da BIOS:

1 curtida

É problema de kernel antigo de mais pro hardware veja a solução neste vídeo: Unboxing Ubuntu + Avell G1513 FOX 5 - YouTube

1 curtida

Siga as dicas deste vídeo e provavelmente seu problema será resolvido Unboxing Ubuntu + Avell G1513 FOX 5 - YouTube

1 curtida

Como falei lá no começo do meu drama,
Só Funciona 90% (Bateria acaba muito rápido) com o Ubuntu, APENAS ele (Ubuntu), mas nenhuma outra distro roda!
Mas valeu a dica.

Após dois dias a martelar, instalei outra vez o manjaro e segui este guia.

O meu metodo para o meu MSI:

1 - add kernel flag: systemd.mask=mhwd-live.service
2 - depois alterei o file para: /lib/calamares/modules/mhwdcfg/main.py
def run():
return None
3 - Instalei o sistema e reboot
4 - Update sistema: sudo pacman -Syu e o linux header do kernel no meu caso linux419-headers
5 - add kernel flag: sudo nano /etc/default/grub `GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT
acpi_osi=! acpi_osi="Windows 2009"
**Dar update ao GRUB - sudo update-grub **
6 - Forçar shutdown
7 - Instalar bumblebee: sudo mhwd -a pci nonfree 0300
8 - Reboot
9 - Configurar: optirun -b none nvidia-settings -c :8
10 - Outras configurações como steam

É um pouco mau ter de usar o terminal para a gráfica dedicada, mas foi a unica a funcionar, pode ser que possa ajudar outros.

3 curtidas

Vou ver essa solução aqui, com calma, Valeu !

Tive esse problema no meu notebook (também Dell). Por fim, consegui instalar o Ubuntu com o drive noveau sem prejuízo notável de desempenho.

Passado uns 6 meses, instalei os drives da NVIDIA, que passaram a funcionar sem problemas. Pareceu-me que o kernel passou a suportar o minha placa. Devo dizer que não percebi alteração de performance notável, especialmente numa máquina boa como essa (a minha é igual, à exceção do processador, que é um i5.

Atualmente estou com o KDE Neon instalado nele sem qualquer problema. Infelizmente, é lidar com o possível e aguardar que o tempo permita melhorar isso.

Abraço,

Infelizmente aguarda-mos que haja um update, ou somos persistentes e tentamos várias distros.

Em ultimo caso temos de voltar a usar o Windows…

1 curtida

Pois é, é o que estou quase fazendo, voltando pro Win10 e ano que vem ou lá pra Junho, quando o Kernel estiver compatível com meu notebook (Meu notebook, já vai ser “velho”), ai sim consigo usar, kkk.
Lembrando que o Ubuntu é 90% compatível, conforme a própria Dell ensina a instalar no site e no manual do note.

Instale o ukuu e atualize o kernel. O 4.19 oferece o suporte. O problema não é na GPU em si, mas no ACPI.

2 curtidas

Pra mim é exstamente o contrário kkk. Os drivers nvidia prime do ubuntu só me dão dor de cabeça. Com os bumblebee do manjaro não tenho problemas. E o manjaro tem ferramentars de detecção de componentes do hardware

1 curtida

Será que você não está esquecendo de trocar no painel nvidia pra o sistema rodar na intel? Só muda pra nvidia quando for jogar

Da bateria vc pode tentar usar o TLP (tem artigo pra usar uma GUI), mas enquanto vc usar a GPU da NVIDIA 100% do tempo, esquece duração, só se vc usar a GPU da Intel, mas ai vc usar pra coisas básicas, então nao é um problema em si. E sobre usar o Fedora, acho muito dificil que notebooks hibridos venham a funcionar em um futuro breve, então nem crie expectativas rs.

3 curtidas

Usando bumblebee vc ta perdendo um monte de recursos, como o DXVK. Nao é recomendado usar uma tecnologia de mais de 5 anos e praticamente abandonada e muito menos usar uma distro fora do Ubuntu. Se o PRIME no Ubuntu ta tendo problemas, é pq ta instalado errado rs.

4 curtidas

Aqui tem um artigo no blog, mostrando o pq nao se deve usar o nouveau, se vc for usar só pro básico do básico, ta tranquilo. Mas de resto, ele nao é aconselhável pra nada rs. Driver Open Source da Nvidia - Vale a pena usar? - Diolinux

3 curtidas

O Ubuntu é 100% compatível sim rs, o problema de bateria nao é problema em si do sistema rs, e sim do uso 100% tempo da GPU NVIDIA. Só corrigindo mesmo rs.

2 curtidas

Para notebooks híbridos, somente Ubuntu e em alguns casos as suas derivações (como Mint, elementaryOS e afins). Utilizar outra distro que nao seja essas, é perda de tempo e recursos, infelizmente.

2 curtidas

Pior que já aceitei isso mesmo, só fica bom com o ubuntu, Tentei aqui todas as formas que vi na net para rodar ou Fedora ou o Mint mas não teve acordo! O Prime no Ubuntu ta ok, reinstalei pela enezima vez, kkk.

Sim, ativei tb o TLP deu uma melhorada na duração da bateria. Vou esperar mesmo lançarem um novo mint ou o novo Fedora pra ver se roda ok, Eu gostei mais da DE com Cinnamom, foi a que achei mais fácil, rápida e eficiente para o meu uso. Mas de já quero agradecer e muito a ajuda de todos. mas só formato o note aqui novamente daqui a 6 meses!

Como é o meu note de trabalho não da pra ficar tanto tempo parado! Vou dar um tempinho de 6 meses no linux e depois tento novamente, não desisti, só uma breve pausa.

1 curtida

Acho difícil o Fedora rodar em hibridas novas, melhor vc desistir dele por hora, senão vc vai ficar nessa corrida em círculos kkkkk A unica coisa q me deixou intrigado foi o Mint não ter subido, bem se quiser uma ultima cartada tenta o Mint 18.3 e dai atualiza pra seria 19, unica saída q to vendo. E Mint creio q só tenha lançamento junto com as LTS do Ubuntu, entao nao sei se vai ter alguma novidade tao grande nele daqui 6 meses, pode ser q tenha no kernel e driver, mas no sistema nao vejo.

4 curtidas