Linux não reconhece monitor (TV), nem a resolução correta

Beleza pessoal?

Seguinte. Adquiri uma TV Sempt TCL de 32" e também a uso como “monitor” para meu notebook através de um cabo HDMI.

A TV é HD com resolução de 1360 x 768, porém nas configurações de tela, parece que as coisas ficam meio confusas para o Linux. Tanto no Gnome, KDE (ambos Manjaro) e Elementary, apresenta xxx 55" como nome do monitor e como eu disse, trata-se de uma TCL 32". Também não aparece a resolução correta como opção. Tudo isso me faz temer que pelo Linux não consigo usar o monitor nas proporções corretas e pixels em seus devidos lugares.

Seria algum problema no xrandr? Compatibilidade com o kernel?
Alguém sabe como ajudar a resolver isso?

Já tentou ajustar nas configurações da sua distro na opção monitor?

1 curtida

É exatamente nas configurações das distros (no plural mesmo) que eu identifico o problema.

Já testou no Ubuntu ???
pois uso o Xubuntu 20.10 em meu PC Intel Atom velhinho e uso ele sempre em minha TV LG de 55 polegadas e ao reconhece a TV ele automaticamente reconhece todas as resoluções sem problemas.

mas é bom ver esses problemas para que sejam reportados e os usuários “expert” do arch linux possam tentar resolver esse abacaxi,
já que o Ubuntu segundo eles não presta.

Preciso que funcione no Manjaro, pois esta é minha distro principal. Descartei Ubuntu já faz um tempo.

Meu note é um Intel 6º geração e o kernel da distro é uma das mais atuais. Não consigo entender pq não reconhece 1360x768

Tentei aqui configurar através do xrandr e nada :unamused:
Mantem acusando estar em resolução inferior (1280x720)

pode ser algum problema com relação a drivers de video pois aqui no Ubuntu tô usando recentemente a resolução 1366 x 768 .