Linux não gosta do meu HD :(

Bom dia amigos, usei windows minha vida toda e decidi testar o Linux pelos inúmeros benefícios dele, fiz dual boot e gostei, decidi colocar ele como o sistema principal do meu computador, exclui a partição do dual boot e deixei só a que tava o windows, quando fui tentar instalar disse que meu HD estava danificado ou que tinha algum problema, fiz todos os testes no terminal e ele identifica meu HD, só que a instalação sempre dá erro, fui tentar uma nova iso e dessa vez do pop OS, ele consegui avançar mais na instalação, porém quando coloquei pra apagar e instalar ele deu erro também, mas apagou o windows!!, então eu tô sem sistema operacional no meu computador agora, so tenho o pendrive bootavel do pop, e o erro foi o mesmo, dizendo que meu HD tá com defeito e que ele não consegue fazer particionamento ou não comsegue ler/escrever no meu HD, eu não sei o que fazer.

Desculpa pelo textão e espero ter me feito entender, obrigado desde já.

Olá. Seja bem-vindo Pedro!

Primeiramente, vamos ver se seu HD está danificado mesmo:

Insira o pendrive do Pop!_OS e procure por um programa chamado “Disks” (ou “Discos”, se o sistema estiver em português). Cliente no ícone com três pontinhos (ou três barrinhas) no canto superior direito, e vá na opção (SMART data & self-tests). Clique em “Start Self-Test”, depois em “Short”. Espere terminar o teste e poste uma captura de tela aqui.

1 curtida

Se seu HDD estiver com problema, como tudo indica, experimente usar o HDAT2 para identificar e corrigir o problema. Esse cara é bem competente pra “consertar” HDD com problema. Mas recomendo, assim que possível, substituir esse HDD.

Bom dia amigo,

Eu percebi depois que eu não havia escolhido o GPT para o esquema de partição no Rufus lá na hora de criar o pendrive bootavel, peguei um computador emprestado e recriei o pendrive dessa forma e está dando certo, só não entendo o como isso levou aí sistema identificar problema no meu HD, mas enfim, pelo menos deu certo.

Obrigado pela ajuda!

3 curtidas

A sua BIOS(UEFI) não tem compatibilidade com MBR, apenas com UEFI, ai como vc estava tentando instalar o POP em MBR que não é compatível com UEFI deu pau na instalação, o pau foi devido a vc ter uma maquina UEFI e tento instalar em MBR que não é compatível com UEFI.

1 curtida