Linux::Modo Leitura "Humana"

Bom dia (tarde, noite).
Algum de vocês já experimentaram o modo leitura do microsoft edge do windows 10? O mesmo existe no Mozilla Firefox. Ambos esses navegadores tem um modo leitura de excelente qualidade.
Pelo que pude notar, esses navegadores utilizam um “leitor”, se é que posso chamar assim, que já está instalado no sistema operacional.
Mas quando eu fiz o mesmo no Linux, utilizando o Mozilla Firefox, ficou uma voz extremamente robótica que definitivamente não da para utilizar. Vocês conhecem algumas alternativas que eu possa instalar no Ubuntu, de modo que eu consiga ouvir os textos de maneira mais “humana”, semelhante à voz do windows 10, por exemlplo?

:wink:

O sistema de leitura com a voz robótica é bem antigo, dos primórdios dos sintetizadores de voz. Recentemente houve um investimento massivo de grandes empresas para criar os leitores atuais, com voz natural.

Obviamente todo esse investimento e teste custou um preço. Esse preço está incluído na licença do windows. No serviços do google, que a princípio é grátis, há uma API para qualquer programa usar a voz natural mediante pagamento. Há faixas de valores gratuitos, porém há faixas pagas. Além disso esse sistema vai depender de conexão de internet no momento. Por conta disso nenhum programa de licença livre pode usar a API deles. Já o android, como é do google e possui partes de código proprietário, pode incluir o algoritmo para codificação. No caso, o serviço de voz também já foi pago no sistema operacional.

Teremos que esperar a comunidade criar melhorias nos atuais conversores de voz do linux, ou então programar nós mesmos uma melhoria! Embora eu tenha procurado recentemente, infelizmente não parece haver grande interesse da comunidade por esse desenvolvimento.

Edit: Seguir a dica do colega abaixo pois já temos modo de leitura natural de código aberto!

2 Curtidas

Excelente resposta!

Eu nunca usei o modo de leitura do navegador, mas se a voz é gerada através do speech-dispatcher, você pode instalar e usar outras vozes.
Existe uma voz gratuita bem recente em pt-br que em minha opinião é uma ótima alternativa ao espeak para quem não gosta muito da voz robótica, trata-se da voz Letícia-F123, aqui está a página oficial, o repositório no GitHub, e acabei de encontrar a página com as instruções para instalação.
O motor da voz se chama RHVoice e tem várias vozes em outros idiomas também.

As vozes Vocalizer que estão disponíveis para Android (Fernanda, Felipe e Luciana) também existem para Linux, mas são pagas, estão neste link.

1 Curtida

Show do milhão!!! Funcionou aqui! Resolveu um dos pontos pelos quais pessoas podem abandonar o Linux!

Basicamente o que fiz foi instalar o RHVoice, instalar o Speech-dispatcher, instalar o Orca.

Daí configurar o Orca.

Pronto, passou a funcionar no navegador e no Okular, com o texto em português.

1 Curtida

Se você não possui deficiência visual, acredito que o Orca não seja necessário, desde que o software em questão se comunique diretamente com o speech-dispatcher. :wink:
Não sei se é o caso do Okular.