Linux Mint XFCE + Screen Tearing: como resolver?

Mesmo alterando para xfwm compton ou metacity compton, seguido o mesmo tutorial do ubuntu (o qual já postei aqui), não consigo me livrar do tearing no mint.

Qual a solução para o mesmo no mint?

2 Curtidas

notebook nvidia? (20chars)

sim

CPU: Intel i5-8300H (8) @ 4.000GHz
GPU: NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti Mobile

Se sua placa for nvidia e possuir a opção Force Full Composition Pipeline nas configurações avançadas da aba X Server Display Configuration no nvidia-settings, marque essa opção e aplique.

Uma outra solução é você baixar o compton, criar o seguinte arquivo de configuração ~/.config/compton.conf, preenche-lo com:

backend = “glx”;
glx-no-stencil = true;
paint-on-overlay = true;

Coloca-lo para inicializar junto com o sistema e reiniciar.

No terminal digite este comando:

sudo gedit /etc/modprobe.d/nvidia-drm-nomodeset.conf

Obs: No lugar do gedit pode ser o editor de texto da sua preferencia, como nano, vim, xed, kate e etc.

Segundo, o editor vai se abrir permitindo que você digite (ou copiar e colar) o seguinte comando dentro dele:

options nvidia-drm modeset=1

Feito isso basta salvar o arquivo.

Depois vamos dar um update no initramfs e reinicializar o notebook. O comando para atualizar o initramfs é o:

sudo update-initramfs -u

Terceiro, depois de reinicializar, vamos checar se o procedimento deu certo com o seguinte comando:

sudo cat /sys/module/nvidia_drm/parameters/modeset

Obs: A saída tem que ser Y.

Uma dica extra é ir no “PowerMizer” no “Nvidia Settings” e colocar no “Preferred Mode” a opção “Prefer Maximum Performance”. isso vai ajudar bastante também.

(tenho quase o mesmo hardware que o seu . a placa é a mesma )

4 Curtidas

Show. eu errei em não por o drm. Valeu

1 Curtida