Linux mint xfce 20 não consegue montar partição fat32 (RESOLVIDO)

Olá pessoal. Tenho um hd de 500 gb com duas partições que eu uso apenas para armazenar arquivos (eu instalei o linux mint xfce 20 em outro hd com 80 gb), porém, após uma queda de energia o sistema não conseguiu montar uma das partições desse hd de 500 gb. Alguém pode me ajudar a resolver isso? Não quero perder meus arquivos.

Partição 1

Partição 2

Desculpe minha pergunta, mas é necessária…

Você já experimentou reiniciar seu sistema para ver se a partição volta a ser montada normalmente?

Aproveitando… abra seu terminal, execute o seguinte comando, tire um printscreen e nos envie aqui, para vermos como seu HD é montado:

cat /etc/fstab

Sim eu já reiniciei o sistema.

Certo, seu fstab está normal, eu pensei que você havia configurado ele para montar o HD de 500 GB automaticamente junto com o sistema, o que não foi o caso.

Pelo que vejo, a primeira partição do HD de 500 GB está com formato FAT32, eu não tenho experiência e nem conhecimento sobre este sistema de arquivos, então visitei a página do FAT32 no Wikipédia, e é mencionado “queda de energia” no tópico “Desvantagens”, sugiro que você leia, pode ser que a queda de energia tenha tornado a partição inacessível, caso a queda de energia tenha ocorrido durante uma operação no disco:

Uma observação… seu aplicativo “Discos”, em “Avaliação” está apresentando “O disco está OK, 8 setores defeituosos”, este seu HD é muito antigo? Caso sim, sugiro que comece a tomar cuidado com seus dados neste HD.

Infelizmente não sei como ajudá-lo mais do que isto, mas sugiro que, caso você não tenha motivos específicos para usar o FAT32, recomendo que comece a usar Ext4 (ou NTFS, caso você queira que esta partição também seja acessada num Windows em dual-boot).

Se deseja insistir em acessar esta partição (ou recuperar arquivos), sugiro que aguarde por mais comentários…

Eu tenho este hd faz um bom tempo e eu quero muito recuperar os arquivos que estão nele. Mesmo assim muito obrigado.

Bom dia,

pelo que vi nas imagens a tabela de alocação de arquivos do sistema na partição 2 está com problema. Você pode tentar montar manualmente a partição se souber qual era o sistema de arquivos que tinha.

1. Qual era o sistema de arquivos que tinha nela?
  2. Qual a saída de sudo fdisk -l /dev/sdb ?
  3. Qual a saída de mkdir temp; sudo mount /dev/sdb2 temp ?
1 Curtida

O sistema de arquivos também era FAT32.

sudo fdisk -l /dev/sdb
4

mkdir temp; sudo mount /dev/sdb2 temp
5

Tenta montar especificando que é fat32, somente leitura e ignorando erros:
sudo mount -t vfat -o ro,errors=continue /dev/sdb2 temp

Se vc conseguir, faça backup de todos os dados que conseguir. Depois tente fazer uma correção no sistema de arquivos:

Para verificar erros sem escrever nada no disco execute:

fsck.vfat -n /dev/sdb2

Depois de salvo os dados, tente corrigir o sistema de arquivos automaticamente:

sudo fsck.vfat -a /dev/sdb2

2 Curtidas

Muito obrigado! Consegui recuperar tudo.

2 Curtidas