Linux Mint x Debian KDE + Dúvida sobre /home em drive separado

A interface linux que eu mais achei bacana é o KDE, resolvi testar na primeira com o Kubuntu, eu curto personalização e sempre que ia instalar um tema, aparecia um monte de mensagem de erro que não tava encontrando a dependência do tema, dava erro também ao tentar instalar flatpak pro usuário, navegadores de internet e alguns aplicativos também não respeitavam o tema do KDE e o tema do mouse, parecia bem bugadinho, aí nessa tentando resolver o lutris parou de abrir por algum motivo

Então resolvi voltar ao linux mint, onde as coisas funcionam mais fora da caixa, apesar de faltar algumas coisas bestas na interface como uma system tray recolhível, barra de rolagem e caixa de pesquisa nos temas, sempre pergunta se eu quero abrir um arquivo .txt ou executar, e se eu colocar pra exibir automaticamente aquivos shellscript (.sh) deixam de ser executados automaticamente no terminal ao clicar neles e ainda usar x11 e não ter atualizado totalmente pro wayland, não poder escolher instalar flatpak pro usuário na loja (pra eles ficarem na home), mas não são coisas problemáticas.

Ao escolher pra reusar a minha /home pra manter aplicativos e configurações, ele não realmente a reusou de primeira e criou uma home com o nome de @home que é a que ele usa, enquanto a antiga ficou com meu nome de usuário, e só era visível fora do sistema pelo pendrive bootável, foi aí que consegui mover os meus arquivos pra nova home, isso acontece com todos os sistemas ao tentar reusar a /home ou só nesse caso do linux mint?

Também gostaria de saber como está o debian ultimamente, não era um sistema muito popular devido a umas frescuras com software proprietário, e de ter que configurar diversas coisas (deve ser por isso que tem tanto fork do debian) mas parece que melhorou bastante na versão 12, como está o pai de todos atualmente? o Debian com KDE apresenta os mesmos problemas do Kubuntu? performance dele é boa? tem que configurar muitas coisas? digam-me o que estão achando dele atualmente, agradeço.

1 curtida

Vejo que você é um homem de cultura também. Prossiga.

Este é um bug presente no KDE Plasma 5 e 6, alguma imcompatibilidade com a Pling Store, ou KDE Store, onde os temas são guardados. Aí ele não consegue puxar o tema, e dá esse defeito aí.

Sugiro apenas usar o Breeze com outro esquema de cores, uma vez que aplicações em Flatpak, Snap e outros, não vão seguir o tema que você alterar com o Kvantum. Fica bem gritante, horroroso.

Ainda que eu não goste dessa distro, é inegável que ela traz muita coisa pronta. De fato, o mundo GTK faz isso melhor no Linux de muitas formas, porém não é como se com Qt seja impossível de ter um sistema limpo, coeso e funcional. Veja screenshots do meu sistema no fim do post.

Talvez não seja sua vontade, mas eu uso terminal pra fazer as coisas. Mais rápido, e não preciso clicar 1000 vezes pra instalar alguns programas da fonte que eu quero na versão que eu quero.

Sinceramente, não sei dizer. Eu nunca reaproveito a /home, por que nela fica a pasta .config, e eu sinto que isso dá imcompatibilidade entre um sistema GTK e um Qt, por exemplo. Prefiro usar apenas um sistema, sem traços e leftovers de outros sistema.

Em termos de servidor, olhando somente para o software em si, o Debian continua ideal. Olhando pra distro em si, prefiro usar o Devuan.

Em termos de compatibilidade de hardware direto da caixa, melhorou muito, mas ainda pode ser necessário instalar alguns pacotes. Eu por exemplo preciso do firmware-amd-graphics toda vez no Devuan, que é um fork do Debian sem systemd e coisas desnecessárias.

Em termos de desktop, não é muito recomendável, mesmo se você quiser estabilidade a todo custo. Muitas vezes os pacotes antigos não ajudam quando se lida com uma internet cheia de conteúdos avançados e recentes, então sai melhor ter o mais recente de tudo, porém não é impossível de usar e seu computador não vai pegar fogo nem explodir se você instalar.

Quais problemas?

Expandindo um pouco sobre o que eu falei:

O KDE Plasma recentemente lançou sua versão 6. A versão do repositório do Debian 12 está em 5.27.5, que é bem antiga em relação a versão mais recente de correção de bugs do Plasma 5, que é a 5.27.12. O Kubuntu parece trazer essa versão mais recente, então se for pra ter estabilidade e funcionalidade, acredito que o Kubuntu seja uma opção melhor ao Debian 12 com KDE. (Eu usei recentemente, e se não fosse o fato de que o OpenMandriva me agrada muito mais, e o Ubuntu tá começando a ir numa direção ruim como distro em minha visão, teria ficado nele. O Kubuntu me parece muito bem feito. Seria interessante saber quais problemas você teve nele.)

Porém, contudo, todavia, no entanto, eu prefiro as distros rolling release, como Endeavour OS (baseado em Arch), Solus (por que é independente e atende praticamente tudo o que preciso), e OpenMandriva, que é a que uso atualmente por conta de uma questão específica com meu hardware, fora outras razões.

As imagens que eu prometi:

EXTRA: Veja como o visual do Brave acompanha o tema Qt do restante do sistema

2 curtidas

É que vc está usando BTRFS, mas não tem problema, é só vc entrar no /etc/fstab e pedir para o sistema montar a pasta @usuario e reiniciar.

UUID=225db241-57487865e-4383-be59-7335f855869 /home btrfs defaults,subvol=@home 0 0

Vc vai alterar apenas subvol=@home por subvol=@usuario ficando assim:

UUID=225db241-57487865e-4383-be59-7335f855869 /home btrfs defaults,subvol=@usuario 0 0

4 curtidas

os problemas do KDE com incompatibilidade de temas e dependência quebrada com o pling, mas foi uma resposta completassa, sanou diversas duvidas, obrigado :smiley:

1 curtida

boa, então era uma config BTRFS, alterando isso nem precisava mover, agradeço :100:

Ah sim, entendi! Bem, que bom que a resposta serviu, fico feliz.

Particularmente, uma forma fácil para mim de evitar problemas e questões com o btrfs é usar o ext4, ou quando muito, o xfs. Mas difícilmente isso vai afetar seu uso diário, mesmo em uma distro rolling release, como o Endeavour OS, por exemplo, a qual eu também lhe recomendo caso tiver interesse em tentar algo novo.

Até! o7

1 curtida

montar a pasta @usuario

É “usuario” mesmo ou deve-se substituir pelo nome de usuário no sistema?

Não pó, é o nome do subvolume que deseja usar como raiz do usuário.
Foi vc que disse que a pasta do usuário chama @usuario eu só segui a sua onda.

1 curtida

Não fui eu quem criou o tópico, só perguntei por curiosidade mesmo.

Valeu por responder :blush:

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.