Linux Mint sem som

linux-mint
#1

Por algum motivo, o meu Linux Mint está sem som. Fui testando tudo o que poderia ser aqui, e já descobri algumas coisas:

  • Não funciona nem com o som do Notebook, nem no fone de ouvido.
  • Quando uso o atalho do teclado para aumentar o som, faz o barulho de efeito de som do sistema
  • O som não funciona nos aplicativos e programas(VLC, Firefox, etc…)

Alguém pode me ajudar?

1 Like

#2

Isso aconteceu comigo por esses dias. Como não estou com meu notebook aqui, vou tentar escrever como fazer, se não der certo, a noite eu tiro os print’s.

No meu foi bem simples, eu cliquei no ícone do som perto do relógio, abri as configurações e vi que o áudio estava para sair no HDMI. Só coloquei de volta no controlador interno do notebook e voltou a funcionar (só não me lembro se eu reiniciei ele, mas é bom pra garantir)

1 Like

#3

Provavelmente esses programas estejam mudos ou estejam configuras por padrão para utilizar uma placa de som que não é a principal. Faça o seguinte: tente abrir uma janela de cada um desses programas e colocar algo com som para tocar, após isso abra o gerenciador de som do linux mint e vá na aba de aplicações e veja se essas aplicações estejam silenciadas, se estiver, só ir aumentando o volume ao seu gosto. Caso elas não estejam silenciadas, vai na aba “saída” e vai ver os dispositivos de som da sua maquina, vá mudando entre eles e testando nos programas, lembrando sempre de ir vendo após a troca de dispositivo na aba saída na aba aplicações se os programas que estejam executando algo com som estejam silenciados.

Acredito que seja esse seu problema, alguns programas silenciados por padrão, pois vc mesmo disse que o som do sistema funciona. Caso tenha duvida em fazer oq eu disse, o dio fez um tutorial mostrando o sistema de som do linux mint/ubuntu, está bem explicado e acredito que vai conseguir resolver:YouTube

Outra coisa, se isso não resolver acredito que vc esteja tendo problemas com drives da placa de som, eu ja passei por isso antes e precisei colocar o kernel 4.17 pra cima pra funcionar, caso não tenha adiantado oq eu falei, volta aqui pra gente rever oq ta acontecendo.

2 Likes