Linux Mint reinicia sozinho mesmo dando comando no terminal (sudo poweroff)

Instalei para uma amiga o Linux Mint 20.1, atualizei todo o sistema, instalei os programas que ele usa, testei tudo desliguei a máquina e entreguei a ela.
Hoje ele me disse por mensagem que quando ela vai desligar o Notebook ele reinicia sozinho.
Mandei ela dar no terminal o comando ‘sudo poweroff’ e ela disse que continua reiniciando sozinho.
O Note dela é um Positivo Motion Q232A.

Se alguém puder dar uma ajuda com isso ficarei grato.

talvez isso ajude:
https://forums.linuxmint.com/viewtopic.php?t=282106
?

Pior que não meu brother não tenho ideia do que seja.

Sempre indiquei o Mint para os iniciantes no Linux, sempre foi o melhor pra isso, nas tem tido tantos bugs nesses últimos meses que parei de indicar! Pior que não era assim, sempre foi tão estável.

1 Curtida

Opa! Tudo certo, jovem Padawan?
Você instalou o Mint com qual ambiente gráfico?
Pela breve pesquisa que fiz, o pessoal dos fóruns gringos dizem que o pode ser por questão de memória de vídeo. Se tu tiver com o Cinnamon, tenta desabilitar alguns efeitos/firulas e deixar mais cru, visto também que o notebook possui apenas 2gb de RAM. Outra solução, mais radical, seria instalar o Lubuntu, Manjaro XFCE ou, quiçá, o SolusOS Mate.

Linux Mint Cinnamon meu amigo, mas realmente não acho que seja bug da interface em si. Ele funciona muito bem, ela disse que não apresenta bugs desempenho, disse tbm que “é quase perfeito” fora esse (se é que posso chamar) de “bug”, erro do sistema… ele não desliga de jeito nenhum. Mas tenho sim essas ISOs e vou pedi para ela trazer aqui novamente para fazer o teste.

Pois é… Nunca usei o Mint como padrão, sempre usei Ubuntu e Elementary no mundo do pinguim, Atualmente uso Windows (em dual boot) pq não achei um Software que se desse bem com meus PDFs cheios de Formulas e Campos para preencher, mas em termos de aparência e facilidade como o Windows ele é bem indicado.

Mas valeu Bro pela dica vou fazer isso aqui e se der certo marco sua resposta como solução.

1 Curtida

Eu realmente tenho quebrado a cabeça com isso, uso Linux a uns 4 anos e nunca vi algo parecido nas instações das distros na máquina de outras pessoas que eu fiz.

Ubuntu Mate 20.10

1 Curtida