🟢 Linux Mint pode fazer menos lançamentos por ano

:newspaper: Linux Mint pode adotar ciclo de desenvolvimento mais longo e reduzir número de lançamentos

O Linux Mint, uma das distribuições Linux mais populares para desktops, está avaliando uma mudança importante em seu modelo de desenvolvimento. A equipe considera abandonar o tradicional ciclo de lançamentos semestrais em favor de um cronograma mais longo e flexível.

A informação foi compartilhada por Clement Lefebvre, líder do projeto, que explicou que o ritmo atual pode limitar o potencial da equipe, já que grande parte do tempo é dedicada a testes e ajustes para cumprir prazos fixos.

:counterclockwise_arrows_button: O que pode mudar

Atualmente, o Linux Mint segue um ciclo aproximado de seis meses entre versões, acompanhando a base do Ubuntu. A proposta em discussão é adotar um modelo mais flexível — no estilo “quando estiver pronto” — priorizando qualidade e maturidade dos recursos antes do lançamento oficial.

Se a mudança for confirmada, a próxima grande versão, o Linux Mint 23, pode demorar mais do que o esperado para chegar ao público.

:rocket: Mais tempo para inovar

Com um ciclo mais longo, a equipe poderia:

• :hammer_and_wrench: Desenvolver novos recursos com mais profundidade

• :test_tube: Realizar testes mais extensivos

• :lady_beetle: Reduzir bugs e regressões

• :desktop_computer: Avançar em melhorias estruturais, como suporte aprimorado ao Wayland

A ideia é diminuir a pressão por datas rígidas e permitir um desenvolvimento mais estratégico e sustentável.

:busts_in_silhouette: Impacto para os usuários

Para quem já utiliza o Linux Mint, a mudança não deve afetar o suporte ou as atualizações de segurança. As versões baseadas em edições LTS continuam recebendo suporte por vários anos.

O que pode mudar é apenas o intervalo entre grandes versões. Usuários que costumam atualizar a cada seis meses podem perceber lançamentos menos frequentes — porém potencialmente mais estáveis e refinados.

:puzzle_piece: Momento de evolução no projeto

A possível alteração no ciclo acontece em um período de intensa atividade no desenvolvimento do Mint. O time segue trabalhando em melhorias no Cinnamon :artist_palette:, seu ambiente gráfico principal, além de ajustes internos para modernizar a base do sistema.

A proposta reforça uma tendência já observada em outros projetos Linux: priorizar qualidade e estabilidade em vez de quantidade de lançamentos.

:pushpin: O que esperar daqui para frente

Caso a mudança seja oficializada, o Linux Mint poderá entrar em uma nova fase:

• :chart_decreasing: Menos lançamentos por ano

• :chart_increasing: Versões mais maduras e estáveis

• :wrench: Maior foco em recursos estruturais e inovação

A decisão final ainda está em avaliação, mas o objetivo é claro: tornar o desenvolvimento mais sustentável e entregar versões cada vez mais sólidas para a comunidade.

2 curtidas

acho excelente. nunca entendi esse ritmo de x.1, x.2 e x.3. pra que isso? lança uma versão anual com atualizações pontuais nesse período. e tá ótimo.

6 curtidas

Também acho.

Também acho que não faz muito sentido essa coisa, 3 lançamentos diferentes baseados na mesma versão do Ubuntu LTS, e as 3 tendo o mesmo tempo de suporte.

Entendo que talvez eles façam isso para liberar novos recursos do Cinnamon com mais frequência, já que 2 anos seria muito tempo. Mas talvez pudessem, sei lá, fazer uma versão com o Cinnamon rolling-release e outra totalmente LTS…

1 curtida

eu já sou mais simples: um lançamento por ano tá muito bom. rsrs

1 curtida

Antes de mais nada, uma boa noite! Falando sinceramente, acredito ser uma mudança muito favorável e de extremo bom gosto! Não adianta nada lançar versões novas por lançar! Poderia ser 1 versão por ano, para quando lançar já vir sem problemas como a 22.2 Zara e a 22.3 Zena que, ao instalar me geraram um problema de incompatibilidade com o hardware do meu notebook Acer Aspire 5 A514-54-789C, que não conseguia encontrar o BT e nem passava videos pelos navegadores sem ficar com o problema de stuttering ( engasgos), o que me deixava extremamente insatisfeito com as duas versões, tendo me forçado a reinstalar a versão 22.1 Xia que roda perfeitamente com meu Notebook Acer, como podem ver na imagem em anexo! um grande abraço!

P.S.: Uso a interface padrão Cinnamon, bastante customizada para ficar com um visual semelhante ao MacOs! Quem quiser saber acerca dos detalhes da customização, basta responder meu post que explico como fazer!

2 curtidas

o que você fala bate direto com esse vídeo:

1 curtida

Com certeza. Esse vídeo fala exatamente o que eu passei atualizando meu Linux Mint 22.1 Xia para o 22.2 Zara e 22.3 Zena. Tanto é que, mesmo o Xia sendo mais antigo, ele fornece uma experiência bem melhor e mais fluída de sistema que os mais novos. Vale ressaltar que não sou um usuário de jogos, utilizo meu Notebook para coisas básicas e assim não faço uso de hardwares muito bleeding edge. Sempre deixo claro para todos que me perguntam sobre Linux que tanto pode ser um sistema ótimo quanto pode ser uma experiência horrorosa, tudo vai depender do uso e do hardware de cada um.