Linux Mint no modo supensão

Olá, pessoal! Sou relativamente novo no mundo Linux, mas já me acostumei bem e me sinto confortável, porém, nem tudo funciona cem por cento. No meu caso, é o seguinte acontecendo todas as vezes em que eu coloco o meu desktop em modo de suspensão: Quando eu o ligo, ele volta sem funcionar mouse e teclado. O teclado ou mouse dá o “start” apenas e logo em seguida já não funciona mais. Alguém poderia me ajudar com esse probleminha?

Olá! É importante você nos informar qual o modelo de seu computador e quais as especificações quanto a processador, memória RAM, placa-mãe etc.

Você pode tentar adicionar o parâmetro no kernel

usbcore.autosuspend=-1 ou pcie_aspm.policy=performance

Como , depende de que você usa: grub, systemd-boot e etc….

1 curtida

Amigo, segue abaixo as especificações.

AMD Athlon™ 5150 APU with Radeon™ R3 × 4

NVIDIA Corporation G96C [GeForce 9500 GT]

Linux Mint 22.3 - Cinnamon 64-bit

Memoria 4 GB.

É um computador feito em 2015, mas acredite que até hoje ainda funciona perfeitamente com jogos, filmes e todas as tarefas que necessito.

É o grub.

Veja no Google como adicionar um parâmetro no grub.

Adiciona o que passei e veja se corrige.

1 curtida

No Mint, para editar, pode usar no Terminal um comando como:
sudo xed /etc/default/grub

Digitou o comando, pôs a sua senha e deu Enter, o Editor de Texto do Mint vai se abrir no modo de Administrador no arquivo de configuração do Grub.

Aí é copiar daqui os parâmetros que o @swatquest informou, colá-los no arquivo de configuração. Encontre a linha que começa com: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT
e cole os parâmetros copiados, mantendo-os dentro das aspas e separados com espaços.

Daí é salvar a edição e fechar o Editor de Texto.

Depois, no Terminal, é digitar:
sudo update-grub
É por sua senha, dar Enter e esperar o processo terminar. É rápido.

Reinicie o Mint e teste se o problema foi corrigido.

Amigo, fiz o procedimento e ainda não corrigiu o problema.