Linux Mint no modo supensão

Olá, pessoal! Sou relativamente novo no mundo Linux, mas já me acostumei bem e me sinto confortável, porém, nem tudo funciona cem por cento. No meu caso, é o seguinte acontecendo todas as vezes em que eu coloco o meu desktop em modo de suspensão: Quando eu o ligo, ele volta sem funcionar mouse e teclado. O teclado ou mouse dá o “start” apenas e logo em seguida já não funciona mais. Alguém poderia me ajudar com esse probleminha?

Olá! É importante você nos informar qual o modelo de seu computador e quais as especificações quanto a processador, memória RAM, placa-mãe etc.

Você pode tentar adicionar o parâmetro no kernel

usbcore.autosuspend=-1 ou pcie_aspm.policy=performance

Como , depende de que você usa: grub, systemd-boot e etc….

1 curtida

Amigo, segue abaixo as especificações.

AMD Athlon™ 5150 APU with Radeon™ R3 × 4

NVIDIA Corporation G96C [GeForce 9500 GT]

Linux Mint 22.3 - Cinnamon 64-bit

Memoria 4 GB.

É um computador feito em 2015, mas acredite que até hoje ainda funciona perfeitamente com jogos, filmes e todas as tarefas que necessito.

É o grub.

Veja no Google como adicionar um parâmetro no grub.

Adiciona o que passei e veja se corrige.

1 curtida

No Mint, para editar, pode usar no Terminal um comando como:
sudo xed /etc/default/grub

Digitou o comando, pôs a sua senha e deu Enter, o Editor de Texto do Mint vai se abrir no modo de Administrador no arquivo de configuração do Grub.

Aí é copiar daqui os parâmetros que o @swatquest informou, colá-los no arquivo de configuração. Encontre a linha que começa com: GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT
e cole os parâmetros copiados, mantendo-os dentro das aspas e separados com espaços.

Daí é salvar a edição e fechar o Editor de Texto.

Depois, no Terminal, é digitar:
sudo update-grub
É por sua senha, dar Enter e esperar o processo terminar. É rápido.

Reinicie o Mint e teste se o problema foi corrigido.

Amigo, fiz o procedimento e ainda não corrigiu o problema.

Já viu se pode ser na bios.

Recomendo entrar na bios e deixe com as opções otimizadas por padrão.

Dependendo do pc, pode ser f7, f9 etc….

Amigo, fiz os procedimentos na bios e aquele anterior. Não deu resultados - provalvelmente fiz algo de errado -, mas o que aparece agora é a tela abaixo toda vez que inicia o computador. É normal logo após uma alteração?

Desative o secure boot.

Sobre o problema depois vejo o que pode ser.

Você usa qual desktop?

Gnome, kde, xfce4 e etc…

Vejase csm está ativado?

Se tiver desative

O secure boot está desativado já desde quando fiz a instalação do Linux Mint. Eu havia, mais cedo, resetado a bios, mas a parte do Linux não funcionou - uso também o Windows 10 para jogos antigos fora da rede, só funcionou ele. Refiz o caminho de volta e o Linux voltou a funcionar.

Eu uso o Cinnamon.
Agradeço muito pela ajuda.

Há umas BIOS que travam o uso de sistemas operacionais alternativos ao Windows. Pode ser o caso da sua. Se for isso, curiosi que o travamento seja por padrão.

Entendi, acredito ser esse o caso mesmo aqui.

Common Solutions

1. Disable USB Autosuspend (Temporary/Test):

• Edit your GRUB configuration: sudo nano /etc/default/grub.

• Add usbcore.autosuspend=-1 to GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT (e.g., "quiet splash usbcore.autosuspend=-1").

• Run sudo update-grub and reboot.

2. Reload USB Drivers (After Resume):

• Use commands like sudo modprobe -r ehci_hcd && sudo modprobe ehci_hcd (repeat for uhci_hcd, xhci_hcd) to reload drivers after waking up.

Uma outra opção é colocar para iniciar com sistema o comando

systemctl daemon-reload

No caso no /etc/xdg/autostart