Linux Mint não passa da tela de Login

Tenho o Linux Mint 19 e estou com problema que quando coloco a senha na tela de login ele finge que vai iniciar o sistema mas volta para a tela inicial.
Pesquisei varias coisas sobre pacotes quebrados (já fiz isso) e entrei no sistema com CTRL + ALT + F2 e exclui varios arquivos mas mesmo assim não consigo acessar.
Alguem pode me ajudar?

Olá, @heberGustavo!
É muito provável que alguma das suas partições estejam lotadas (normalmente a /home) e isso impede que o sistema inicie. Você pode verificar isso com o comando df -h, que lista o tamanho e consumo de todas as partições. Se a partição / ou /home estiverem lotadas, delete alguma coisa e tente novamente.

O Timeshift é uma bênção, mas pode ser uma maldição, costuma lotar o HD. Dá uma olhada e deleta algumas cópias de segurança. Pode resolver…

1 curtida

Por isso é interessante criar uma partição /backup.

1 curtida

Outra razão comum disso acontecer é quando o sistema de arquivos tem algum erro e fica montado apenas como somente-leitura.

De qualquer forma pra resolver vai precisar entrar pelo modo texto e diagnosticar o que aconteceu.

  • Se lotou, resolver provisoriamente e depois investigar a causa.
  • Verifique se o sistema raiz está somente leitura:
    mount | grep "on / "
    Se aparecer “rw”, tudo certo. Se aparcer “ro” tem algum problema no sistema de arquivos e daí precisa executar o fsck na partição raiz (talvez precise iniciar via live USB).

Executei o ‘df -h’ mas esta mostrando
Comand ‘df’ is avaliable in ‘/bin/df’
Fala depois que não esta incluida como variavel de ambiente

Copias de segurança?
Onde encontro esses arquivos?
Como faço pra acessar eles?

Executei o ‘mount | grep "on / " ’ mas esta mostrando
Comand ‘grep’ is avaliable in ‘/bin/grep’
Comand ‘mount’ is avaliable in ‘/bin/mount’
Fala depois que elas não estao incluidas como variaveis de ambiente

echo $PATH = bin:usr/bin
Executei o comando where is df e mostrou /bin/df /usr/share/man/man1/df.1.gz

Entrei em sustem-summary

Ficam na pasta /home, onde vc encontra a tua pasta de usuário (ou seja, /home/'user', sendo user o nome que vc deu na instalação; o meu é /home/rodrigo). Lá tem uma pasta /home/timeshift

Parece que a linha de comando está zoada, não está carregando corretamente as variáveis de ambiente. Carregue com:

source /etc/profile

Daí repita o comando:

mount | grep "on / "