Linux mint não desliga completamente e dúvida sobre config da tela

quando eu desligo meu pc, ele fica mostrando a logo da distro, o mouse e teclado ficam acessos e as ventoinhas continuam girando, por quê isso acontece e como posso resolver? tem algo a ver com a bateria da minha bios que precisa ser trocada? gostaria de saber também como posso diminuir o brilho da minha tela ao mesmo tempo que aumento a temperatura pra não cansar muito os olhos de noite, uso o comando sct 3500 mas ao reiniciar ele volta ao padrão da tela, não consegui usar o comando sct ao mesmo tempo que diminui o brilho da tela, prefiro fazer tudo pelo terminal em vez de baixar apps pois meu hardware é muito fraco

2 curtidas

Qual e o seu Hardware? Isso pode estar acontecendo por causa da sua plava NVIDIA.

Can't shut down - Linux Mint Forums

é uma geforce 7025/ nforce 630a é integrada, fraquíssima e não consegui atualizar os drivers dela, estou com o driver padrão

Teste o Pop!_OS 20.10, baixe a iso NVIDIA, e veja se o mesmo problema acontece, se não ocorrer, o problema deve ser no Linux Mint mesmo.

Você pode tentar isso também:

Por padrão você quer dizer o nouveau?

O problema pode ser com a placa dele, que e NVIDIA.

As vezes o meu desliga normalmente, e as vezes ele para na tela preta com a logo do linux mint.