Linux Mint LMDE 4 exibindo que sistema de arquivo é somente leitura

Pessoal, tenho sérias razões para acreditar que o meu Linux Mint LMDE 4 foi invadido recentemente.

De repente, nada que eu tente criar ou excluir, via terminal ou mesmo via Nemo, eu posso fazer. Ao tentar criar qualquer arquivo ou diretório eu sempre recebo a mesma informação de que “o meu sistema de arquivo é somente leitura”. Nem mesmo como root eu consigo fazer isso. Eu olho no sistema de arquivo e não percebo nada que me impeça de fazer isso, mas não consigo.

Outra coisa estranha que aconteceu é que o Firefox parou de rodar, ao clicar o ícone recebo a informação do sistema de que o Firefox já está rodando;

Outra coisa estranha é que o Nemo sempre me diz que há um erro no cache e que para consertar eu preciso de privilégios de root. Ao clicar no botão para resolver o problema, o Nemo me pede a minha senha e não resolve o problema, que persiste. Mesmo no terminal, logado como root, ao tentar o --fix-cache este não resolve o problema.

Outra coisa é que o sistema está muito lento e, no Vivaldi, ao tentar acessar um site qualquer fui redirecionado para outro sem que eu pedisse.

Eu posso perfeitamente jogar fora esta instalação e fazer outra, mas gostaria de registrar isto aqui para que, de repente, outros usuários do mint possa se identificar como mesmo problema.

Pode ser que a partição esteja corrompida. Qual a saída do comando ls -la na sua home?

1 curtida

Vc atualizou recentemente…

Por algum motivo desconfigurou a partição… Não quer dizer que foi invadido…

Solução…

Ao iniciar o grub…

Escolha uma imagem e aperte a tecla e

Modifique a linha do kernel

Antes do quiet adicione rw

Ao entrar para ficar permanente

Edite o arquivo /etc/default/grub

Antes do quiet adicione o rw

Salve é execute

sudo update-grub

Pronto…
Reinicie e veja se está funcionando

3 curtidas

Já rodou o ClamAV?

1 curtida

Fiz.

No momento está funcionando normalmente, mas parece que pra quebrar o Nemo leva um tempo. Vamos ver.

Outra coisa: como isso pôde acontecer?
Atualizar? Sempre, mas só atualizações que o sistema me sugere, nada mais que isso.

Muito obrigado!

Depende…
Atualização normal… É difícil… Mas de versão de distro pode acontecer

O problema voltou. Vou esperar mais uma nova atualização pra ver se resolve.

Não era para ter voltado, já que a modificação foi na linha do kernel…
Recomendo reinstalar logo, pois pode não voltar…

Vc consegue renomear via linha de comando…
Por exemplo

mv teste teste1

Como está seu fstab
cat /etc/fstab

Assim:

UNCONFIGURED FSTAB FOR BASE SYSTEM

proc /proc proc defaults 0 0

/dev/sda3

UUID=bc3173e4-0c6e-43ec-a19b-d4f625edb3e5 swap swap sw 0 0

/dev/sda11

UUID=D09D-F029 /boot/efi vfat defaults 0 0

/dev/sda8

UUID=ca5fcb5e-0a79-4ab9-a33c-510fde9aa5f3 / ext4 rw,errors=remount-ro 0 1

/dev/sda13

UUID=d249c8b2-173f-46b4-a0db-50b26c708d26 /home ext4 rw,errors=remount-ro 0 0

Tire o errors=remount-ro

Pois toda vez se apresentar erro ele remonta somente leitura…

Talvez seja interessante passar o fsck na partição

fsck /dev/sda8

fsck /dev/sda13

Pela imagem de instalação

Realmente, partição /dev/sda13 toda bronqueada. Aparentemente o fsck resolveu. Novamente vamos aguardar pra ver.

Valeu!!!

Resolveu?

Ou voltou a ocorrer o problema

Resolveu! Obrigado!

É importante para que se tenha essa dimensão: tudo vai bem por 15 minutos, derrepente, você não pode fazer mais nada, criar arquivos ou diretórios, deletar qualquer coisa e etc… é assustador! Tudo por conta de “erro” no disco.
Eu tb achei interessante ver como o sistema se comporta nesses casos: faz um remount do disco somente leitura. Por que, né? Uma espécie de auto-preservação.