Linux Mint (e outros) erro na inicialização

Bom dia! Sou iniciante no linux, e encontrei um notebook antigo e resolvi instalar uma distro linux, após pesquisas resolvi instalar o Linux Mint… enfim, indo direto ao ponto…

Problema:
Faço boot pelo pendrive, tudo normal, instalo sem problema nenhum, mas quando vou ligar o notebook, o sistema não inicia. Aparece a logo do Mint, mas depois fica tela preta, sem aparecer nada ou ter como digitar comandos.

Tentei encontrar soluções mas não consegui, já tentei instalar as distros: Mint, fossaPup 32b, Lubuntu, Lite, AntiX e PeppermintOS. O erro é sempre o mesmo.
Consigo entrar no recovery mode, apertando ESC enquanto inicia, fiz algumas correções, e ele liga. Mas quando desliga e tento ligar ele novamente, da erro de novo.

• Meu note pré-histórico:
    Positivo Mobile Z720

Core 2 Duo T57500
3 gb de ram
Hd Sata 250 gb

Originalmente ele veio com linux, mas desde que comprei ele (usado) há uns 10 anos, ele já estava com windows, e sempre formatei ele com windows 7 ou 10.

• Não faço muita questão do linux Mint, sendo uma distro gráfica já ta bom, o que preciso é resolver o problema.

xxxxx.xxxxx

dmidecode 3.3
Getting SMBIOS data from sysfs.
SMBIOS 2.4 present.
31 structures occupying 1426 bytes.
Table at 0xAFDE2000.

Handle 0x0000, DMI type 0, 24 bytes
BIOS Information
Vendor: Phoenix Technologies LTD
Version: 6.00
Release Date: 03/19/2009
Address: 0xE53E0
Runtime Size: 109600 bytes
ROM Size: 1 MB
Characteristics:
ISA is supported
PCI is supported
PNP is supported
APM is supported
BIOS is upgradeable
BIOS shadowing is allowed
ESCD support is available
Boot from CD is supported
Selectable boot is supported
EDD is supported
Japanese floppy for NEC 9800 1.2 MB is supported (int 13h)
5.25"/360 kB floppy services are supported (int 13h)
5.25"/1.2 MB floppy services are supported (int 13h)
3.5"/720 kB floppy services are supported (int 13h)
3.5"/2.88 MB floppy services are supported (int 13h)
Print screen service is supported (int 5h)
8042 keyboard services are supported (int 9h)
Serial services are supported (int 14h)
Printer services are supported (int 17h)
CGA/mono video services are supported (int 10h)
ACPI is supported
USB legacy is supported
LS-120 boot is supported

1 curtida

eu estou com esse mesmo problema. consegui usar o linux mint 21.2 por 2 dias, após eu ter feito toda configuração e personalização, me deparo com essa tela preta e antes não estava conseguindo abrir algum programa e quando reiniciei, parou na tela preta.

1 curtida

sei não. esse mint tá me parecendo uma grande colcha de retalhos mal trabalhada. e não digam que a quantidade de hardware dificulta a configuração etc e tal. o bug do EFI também não justifica. espere sair o LMDE 6, baseada no debian, pode ser diferente.

2 curtidas

Cara ajudaria mais do que o dmidecode se você tivesse filmado a tela com a câmera do seu celular.
Remove também o parâmetro do kernel “splash” e “quiet” e adiciona o “console_msg_format=syslog”.