Linux Mint e o suporte á placas híbridas

Recentemente, perguntei no boletim mensal de abril do Linux Mint sobre como estaria a chegada do suporte a função on-demand de placas híbridas ao sistema. E, por sorte, consegui uma resposta do próprio perfil do criador da distro, Clement Lefebvre, sobre o assunto.
E a princípio, ele confirmou, apesar de não estar no relatório de abril e ainda estarem implementando, que tal recurso virá para versão 20, o que é uma notícia ótima para os simpatizantes da distro.
Creio que quem tem máquinas híbridas deve ter migrado para o Ubuntu para usufruir de tal funcionalidade que chegou no sistema da Canonical, mas, caso você tenha saído do Linux Mint para isso, saiba que logo poderá voltar e usá-la no Linux Mint 20, que possivelmente será lançado em junho.

Aqui está o link do relatório e um print do meu post com a resposta:
https://blog.linuxmint.com/?p=3890

3 Curtidas

E o commit já ta feito também!
Já era de se esperar, dado que a base do Ubuntu já está prontinha pra isso, mas não deixa de ser uma ótima notícia msm. To bem ansioso por essa versão!

2 Curtidas

Espero que essa função funcione com notebooks com placa hibridas que possuiem processador AMD + Radeon Vega Graficas + Placa Grafica AMD dedicada, espero que também com esse novo Linux Mint eu consiga resolver o bug no touchpad que impede a inicialização do sistema, faz dias que eu to tentando resolver esse problema, até com o ubuntu 20.04 eu não conseguir resolver esse problema, to a espera desse Linux Mint 20.04 pra resolver isso tudo e assim usar o meu notebook novinho da Lenovo que eu comprei, se caso eu não consiga resolver eu vou vender ele e compra outro, dessa vez de uma marca que dá melhor suporte a Linux

1 Curtida

Rapaz, vou te dizer que não sei muito bem como é o suporte de placas híbridas que não são “Intel + Nvidia”, mas espero que esses recursos com essas funcionem também, pois seria frustante que no Linux só haja esse suporte para “Intel + Nvidia”.
Quanto ao seu problema no touchpad, você poderia criar um tópico aqui na comunidade pedindo ajuda com isso, com todas as informações do seu hardware e os erros que aparecem. E, se já o fez, deixe o link.

1 Curtida

Também espero porque se não cara vai ser a maior decepção pra mim.
Ok! eu vou abrir o tópico em relação a isso, em relação a essa falha no touchpad, mas eu vou esperar o Linux Mint 20.04 ser lançado. Eu abri um tópico anterior sobre esse problema, antes eu nem sabia que era interferência do touchpad nesse tempo ([RESOLVIDO] Não consigo instalar o Ubuntu no Lenovo Ideapad 330S 81JQ0002BR) eu até dei como resolvido por eu consegui resolver o problema no Linux Mint 19.3, o sistema conseguia inicializar normalmente, mas percebi que ele tava esquentando muito a ponto de travar mesmo e tava fazendo muito barulho o cooler, a minha ultima tentativa foi semana passada eu instalei o ubuntu seguindo os procedimentos que tinha encontrado no fórum da Lenovo e também no you tube mas não resolveu o problema do touchpad e ainda deu pau no meu teclado a ponto de achar que ele tinha queimando (o teclado ficou totalmente desligado, inutilizado como tivesse queimado, nem dava pra entra na bio com ele por que não respondia) por isso eu vou esperar o Linux Mint 20.04 chegar para fazer novos teste e abrir o tópico pra galera me ajudar em tempo real a instalação do Linux Mint.

1 Curtida

Eita! Que pena que você está tendo problemas com o seu Lenovo.
Eu tenho um (Intel+Nvidia) e funciona perfeitamente bem com qualquer Linux, e no departamento de informática onde eu estudei é tudo Linux e muitos PCs e todos os Notebooks (aqueles destinados para os professores) rodam Linux, sem absolutamente nenhum problema.
Pode ser que seja um problema com esse modelo novo com a AMD, ou até mesmo um defeito de fábrica. Tem outros relatos de usuários na internet sobre problemas de super-aquecimento nos modelos compactos da Dell, independente do S.O. usado.