Uso windows desde sempre, mas instalei agora o Linux Mint em dual-boot porque o windows 10 estava péssimo. Como eu quero rodar o Lutris, instalei o wine que é oferecido pelo terminal. Só que a versão instalada é muito antiga, é 6, e já está no 9. Fui no diretamente no site dos desenvolvedores do wine e segui as instruções, mas não aconteceu nada. Algumas mensagens de erro aparecem, como a falta de wine Gecko, que eu não faço ideia do que é. Sou bem iniciante, e nem sou da área de Ti. Sei um pouco de programação, mas neca de terminal de linux. Faço tudo com corta-cola. Agradeceria se pudessem me ajudar nesta nova fase.
Oi , que com que começou a usar linux…
Pra ficar mas facil de le ajudar poderia colocar mais informaçoes, tipo que erros estão aparecendo quando tenta instalar
Antes de tentar instalar o versão do site vc desinstalou a antiga?
Olá! Seja bem-vinda ao Diolinux Plus.
O Linux Mint fornece o Lutris diretamente na loja de aplicativos, em formato Flatpak. Recomendo instalar por lá. Assim você não precisa lidar com o Wine diretamente. Basta clicar em instalar e usar.
Não desinstalei a versão antiga. Na verdade, nem sei como desinstalar. Estou batendo cabeça pra aprender a fazer as coisas no terminal.
Quanto à loja, só agora vi que tem lá. No site do lutris não menciona o mint, então assumi q não tinha . Vacilo meu.
Qual a diferença entre o lutris que é pacote do sistema e o que é flatpak? Qual é provavelmente o mais atualizado? Eu tenho que desinstalar o wine para instalar o wine e o lutris mais recentes? Por que não aparece nada de wine nas atualizações do sistema? Eu digitei “sudo apt update” no terminal e não mudou a versão wine, continuou 6. Mesma coisa quando atualizo pelo app.
Obrigada pela ajuda,
Olá!
Bem, provavelmente vc deve ter instalado um repositório de terceiros para atualizar o Wine. Esse é o procedimento que mais causa quebra de sistema para os iniciantes, que fazem isso sem saber exatamente o que está acontecendo.
O mantra básico para não quebrar o sistema é nunca instalar um repositório de fora, pois nos últimos 5/10 anos houve um avanço significativo no formato de distribuição de softwares em appImage, snap ou flatpak.
A prioridade agora seria desfazer os procedimentos feitos para retornar o sistema operacional sem erros, e a partir daí então procurar formas alternativas de usar o Lutris. Por falar nisso, não teria o Lutris uma versão já no repositório de sistema? Essa é a maneira recomendada de usar os softwares.
Sim, achei no repositório, obrigada a todos pela ajuda