Linux Mint deixando a Rede com lentidão

Boa noite!

Sou iniciante utilizando Linux, trabalho com suporte técnico, sempre gostei muito de informática, entretanto nunca havia usado um distro Linux, e a três dias resolvi utilizar, e comecei pela Mint.
Entretanto estou tendo um problema, sempre que utilizo meu notebook com Linux Mint, toda a minha rede Wifi fica extremamente lenta, não só nele mas em todos os meus dispositivos, realizei diversos testes de velocidade e somente quando o mesmo está ligado esses problemas acontecem, gostaria da ajuda de vocês pois como iniciante não sei quais configurações verificar nele, nem onde as encontro, se puderem me ajudar…
Desde já, muito obrigado!

1 curtida

Olá! Bem Vindo!

Eu tenho um problema parecido com o seu, mas não somente com o Linux e sim com o wifi em específico. Dependendo a distância que me encontro do modem e se estou realizando algum download, a rede wifi simplesmente trava.

Primeiramente seria interessante você postar as especificações do note e do modem wifi.
Por acaso, a sua situação é parecida com a que descrevi?

2 curtidas

Boa noite!

Obrigado por comentar. Minha situação é um pouco parecida, tenho um roteador TP-LINK Archer C20, Dual band, sendo a rede de 2.4Ghz e a de 5Ghz. Minha internet é de 100mbps…
Já meu notebook, é um Dell Inspirion 15 5566, ele aceita somente a rede 2.4Ghz. O problema é que normalmente independente da rede, seja a 2.4 ou 5ghz ela funciona muito bem em todos os equipamentos, mas, desde que instalei a distro Linux, no momento em que utilizo a rede, a mesma fica muito lenta para todas as atividades, seja um download, upload ou uma simples navegação na web, e não somente em meu computador mas em todos os dispositivos, basta eu desliga-lo para tudo voltar ao normal…o que torna atualizar o cache de repositórios, atualizações do sistema e download de aplicativos impossível…
Já teste com outras distros mas todas até o momento acontece o mesmo problema…

1 curtida

Já chegou a ver divisão de banda no roteador?

Estranho!

Primeiramente recomendo que você verifique se o seu notebook está rodando algo em segundo plano que esteja “puxando” toda a conexão. Para fazer isso você pode usar o gerenciador de tarefas do Mint ou usar o Nload. Particularmente prefiro este último. Para instalá-lo é só digitar sudo apt-get install nload no terminal logado com root. Para iniciá-lo é só digitar nload no terminal. Ele funciona apenas por linha de comando.

Em caso de não existir nenhum consumo de internet anormal, aí o problema deve está no seu roteador. Antes de tomar alguma medida, recomendo que primeiramente teste o seu notebook em uma outra rede. Se o problema só ocorrer no seu WIFI, resetar o roteador seria a primeira coisa a ser feita.

Flw, Marcelo.

Encontrei uma pessoa relatando algo semelhante ao seu aqui.

Espero que funcione contigo!