Linux mint congelando e dúvida sobre swap

meu mint as vezes congela e exibe uma imagem estática distorcida sendo necessária a reinicialização pra seguir com o uso do sistema, tenho 2gb de ram com um arquivo swap de 2gb que veio por padrão, é necessário que eu aumente o arquivo swap ou esse problema de congelamento se deve à outro fato? observo que normalmente durante o meu uso com o brave browser aberto são consumidos cerca de 1,3gb de ram dos 1,7gb disponíveis, se eu precisar aumentar o swap podem me passar os comandos por favor?

Oi,
Você deve começar verificando os Logs…

# journalctl -b -0 

# less /var/log/Xorg.0.log

Observe que o `less’ é somente um paginador de texto. Não sei qual você tem instalado no Mint, mas pode usar um editor de texto que tu curta ao invés do `less’, também…

Quando ocorrer o travamento, não reinicie a máquina! Se for mesmo somente o servidor de X que travou, é só matá-lo e depois entrar de novo, sem reiniciar.
Quando o travamento ocorrer, aperte CTRL+ALT+F2 que você irá para um terminal novo do Linux (tty)… Faça seu log in como raíz (tudo pela linha de comando agora), leia os logs com cuidado e depois pode tentar matar o servidor do X ou o usuário que ficou travado…

# killall Xorg

ou

# killall X

ou matar o usuário com travamento:

# pkill -15 -u [USUÁRIO]

Depois, você pode entrar no tty1 (CTRL+ALT+F1) e logar novamente no X…

Recomendado:

Reinstalar e fazer um particionamento avançado:

Partições:

EFI (se uefi): 500mb → fat32
swap : no seu caso, colocaria o dobro: 4GB → swap
/: 50~90GB → ext4
/home → O que sobrar

OBS: Para um computador com 2GB de memória volátil (RAM), recomendaria usar o Linux Mint com interface XFCE ou qualquer outra distro com XFCE, LXDE ou LXQT como ambiente (Lubuntu, Debian XFCE, Xubuntu, Manjaro XFCE, etc).

1 Curtida