Linux Mint Cinnamon travando em laptop com 4GB de RAM

É… vivendo no limite, eu explorei o máximo potencial desse PC, até que ele queimou de vez :sweat_smile:

1 curtida

Esse é um problema de se abusar da CPU, usar overclock e não ventilar e fazer manutenção - o bichinho pega fogo, tadinho

1 curtida

Por estes motivos o Fedora mata automaticamente processos antes de lotar a ram e usa zram ao invés de swap em disco…

Isso ai é algum erro. N é porq v usa Gnome ou só tem 4GB de ram. Eu uso a 6 anos computadores com 4Gb de ram e somente ambiente Gnome (Full usuário do Ubuntu) e não tenho esse problema aqui. Já cheguei a abrir varias coisas mas minha swap n chegou a lotar. A pergunta é: O que vc estava usando (softwares) quando ocorreu esse problema?

1 curtida

Quantas abas no navegador você consegue abrir e por quanto tempo consegue estabilidade tendo essas abas abertas e usando outros programas?

Eu usei Gnome com 4 GB de RAM e era complicado. O sistema não chegava a congelar, mas dava umas boas engasgadas.

Depende da atividade q vou fazer. Geralmente tenho aberto Spotify, YouTube, Outlook, Plus Diolinux e o resto são abas de notícias q costumo abrir de 4 a 6, até porqnn vou abrir duzentas abas de notícias sendo q só vou ler uma por vez.
Acho q a pessoa tem q se conscientizar que não tem 128GB de ram e saber otimizar seu uso.
Mesmo com esse fluxo de trabalho no navegador nunca cheguei a estourar a swap e ram n.
Sim e respondendo a questão de tempo. Uso o computador durante o dia todo ou no mínimo 6 horas.

Muito bom então.

Acho que você tocou no ponto chave: adequar o seu uso ao hardware.

Mas é isso. Tenho um primo que usa Windows no Notebook e vive me perguntando porq o computador fica mt lento quando ele tá usando. Vou ver term mais (literalmente) de 30 abas abertas no Chrome. Aí explico pra ele q ele só tem 4GB de ram e não deveria abusar tanto das abas do navegador. Tento educar quanto ao uso.
Mas voltando ao problema do topico, nunca tive o sistema travado não. Geralmente quando eu abusava da ram o programa em questão (utilizando muita memória) aparecia a mensagem que não estava respondendo e me dava a opção de fechar a aplicação. Isso no ambiente Gnome. N posso falar pelos outros ambientes.

1 curtida

Você faz o uso certo. Eu já não me controlo. É um problema… Quando menos espero tem umas 40 abas abertas, programas e inúmeros .PDFs. O resumo disso é que os 16 GB de RAM já não estão mais sendo capazes.

Tenho uma mania horrível de deixar abas abertas pois na hora eu penso: eu vou precisar voltar ao site novamente e termino deixando aberta.

Eu tinha essa mania. Aí um dia percebi q as vezes eu deixava uma aba aberta e nem voltava a utilizá-la. Então hj, só mantenho aberto o q realmente estou usando.

i rapaiz, já consegui rodar com 2 de ram. Não travava muito, porém como eu costumava usar programas um pouco mais pesado eu resolvi comprar mais um pente. Mas o sistema é tão leve em si que nem preciso esperar meia hora para o sistema terminar de processar as coisas NÉ WINDOWS.

2 curtidas

Aí é covardia, né?

Pode até ser kkkkkk.

enquanto não consegue fazer um upgrade de memória (recomendo fortemente, qualquer site mais ou menos hoje puxa mais ram que muito programa, independente do seu navegador), diminua o fator swappiness do sistema.
eu aqui usei tanto gnome quanto cinnamon com 4gb de ram, mas sem esse ajuste o desempenho é bem ruim, porque mesmo com ram ainda sobrando, o sistema joga pra swap porque o parametro de swappiness é muito alto por padrão (60). eu aqui uso em 5, assim só começa a usar swap quando já usou 95 porcento da ram. no seu caso mesmo, ainda tinha 600 megas, e a swap já tava lotada

além disso, faça uso de zram, no ubuntu e derivados basta um sudo apt install zram-config -y e reiniciar

1 curtida

GNOME sob 4 Mega de RAM não é nenhum desastre. A fluidez é de um Windows 10. Esse pico de RAM e swap aí deve ser por algum defeito. Minha esposa usa computador com RAM só de 2 Gb sob Win10 e o sistema não colapsa. Para “o básico” é tranquilo.

Mas quando eu testava distros direto do pendrive, um dos poucos casos de sistema congelar por alto consumo de RAM foi com o Linux Mint Debian Edition. Cinnamon, certo?

1 curtida