Olá pessoal, hoje me ocorreu um fato um tanto peculiar. Eu estava usando normalmente meu laptop, quando eu sem querer dou um deszoom (zoom ao contrário) com o ctrl + scroll do mouse numa página. O sistema congelou, travou, a música que estava ouvindo pelo Celluloid estava tocando, dando umas travadas (provavelmente pelo uso intenso do hd tentando reparar o travamento), não porque isso ocorreu mas estava com o monitor do sistema aberto. Não consegui tirar mais nada além desse print, pois o sistema esta completamente congelado, ficou uns 7-10 minutos.
Por que ocorreu essa travada? Eu só dei um deszoom rapidamente numa página do navegador sem querer, e meu sistema estava tudo normal antes disso.
Memória ram do meu notebook: 4 GB
Olhando nos logs do sistema vi erros desse carinha, só que acho que não tem haver com o travamento, e sim um resultado dele.
Swap e RAM estouradas ao mesmo tempo! Sugiro mesmo aumentar essa Swap pra no mínimo 4 GB, ou 6…
1 curtida
Caramba, está usando o que aí? Está estourando a RAM.
E com 4 GB só, usar Gnome (é Gnome mesmo? Pq, pelo Monitor do Sistema, parece que é) é um baita risco de estourar RAM, o Gnome é bem abusado nesse quesito!
2 curtidas
eu nao tinha nada demais aberto, só o office, discord, e outros programas que consomem tao pouca cpu e ram que é nulo.
1 curtida
Sim, é gnome.
Linux Mint Cinnamon
1 curtida
Bicho, mesmo aumentando swap, a chance de dar ruim é alta, eu tive um lap com 4 GB e usei Cinnamon, sofri direto com isso… melhorou quando mudei pra MATE. Penso que vc deveria migrar de DE, pra ela ou pra XFCE
Mas por que esse erro só por eu dar um deszoom na página? Eu deixei mais uma imagem lá em cima sobre erros de um [alsa-sink-ALC272X Analog] alsa-util.c:
o deszoom foi a “gota que transbordou o copo” - acho que esse erro do alsa não foi determinante, me parece
pra vc ver, como uso o office com a extensão vero instalada (pra fazer correção ortográfica), quando ele abre, já come mais de 1 GB de RAM
1 curtida
Pode ter razão… deve ter sido alguma coisa relacionada ao audio, mas enfim, achei muito estranho uma página do navegador estressar tanto o sistema quanto um teste de stress.
1 curtida
Coloca Swap nisso ai pó, o kernel deve ter matado o Alsa para liberar RAM.
Tem um monte de tutorial na net de como criar swapfile.
3 curtidas
Boa noite.
Eu sempre tive problemas com essas travadas e estouro de swap quando usava Gnome. O Gnome parece que puxa mais RAM do que um KDE. Existe também a possibilidade de usar um XFCE ou até mesmo de um LXQT.
Atualmente uso KDE Plasma e noto o sistema mais resiliente em relação ao Gnome.
Mas não se engane… Páginas web, muitas vezes rodam coisas que, aparentemente simples, são um prato cheio para estourar RAM. Eu estava num site e esse site tinha algum recurso ( nada muito pesado, aparentemente) que puxou mais de 1 GB de RAM só para ele.
Noto também que existem muitos scripts web que, quando “travam” estouram a RAM também.
No seu caso, sugiro o que o pessoal falou: aumente a swap para 4 GB no mínimo. O seu laptop vai ficar muito lento quando tiver fazendo o uso do HD, para aliviar a RAM, mas pelo menos não irá travar ou congelar por um grande tempo.
Corrijam-me se eu estiver errado, mas atualmente, web é o principal, senão único motivo ( em muitos casos) do problema de alto consumo de RAM.
5 curtidas
ARK gasta 11GiB de RAM aqui.
Dota2 gasta 8.
Don’t starve together e seus 6GiB
Cities: Skylines e seus 9 GiB.
Então não, Web não gasta muita RAM, gamers que compra pente de RAM adoidado.
E o armazenamento então, ARK ocupa 100GiB de armazenamento.
1 curtida
Entendo sua resposta. Não quero ser sempre o “certo”, até porque não sou. Mas eu falei em “problema” não em uso de RAM.
Um render em 4K, por exemplo, dependendo do que se está fazendo, pode consumir tanta RAM quanto, mas creio que em render e games o consumo de RAM alto seja inerentes. Já em uma página web, a meu ver, não deveria haver um alto consumo de RAM como se há hoje em dia.
Algum contraponto… ?
1 curtida
Só vai aumentar o consumo de RAM, isso não é nem a ponta o Iceberg.
Deve ter sido também, por logo após o sistema resolver apareceu um aviso: ‘‘Música não está respodendo’’, o sistema é inteligente, pelo menos tentou matar algum processo que consumia muito disco…
que tal essa “solução”:
https://xanmod.org/
?
Eu passei a usar. Não faz milagre (que é o que o nosso camarada @Linuxer quer ao tentar rodar Cinnamon com 4 GB de RAM… hehehehe), mas ajuda bastante a gerenciar o uso de RAM e Swap… o que sinto é que o sistema fica mais responsivo, leve e rápido. Demorei umas 5 horas pra compilar pra minha CPU mas valeu a pena
Eu já usei o Cinnamon com 2GB kk
1 curtida
E sofreu, imagino… huahuahauha
1 curtida