Linux Mint Cinnamon roda em Pc antigo?

Tenho um positivo de 2GB de RAM, processador Celeron. Já rodei Windows 10 com fluidez para tarefas simples o problema era a memória que era pouca. Queria saber se o Cinnamon exige o mesmo do Windows 10 ou até mais?

1 curtida

De acordo com a recomendação do site oficial, roda sim:


Fonte: Linux Mint 19.2 “Tina” Cinnamon released! – The Linux Mint Blog

Só vai depender do que pretende fazer com o micro, lógico que quanto mais aplicações rodando ao mesmo tempo, por mais leves que pareçam ser, vai acumulando e acaba gerando um gargalo.

2 curtidas

Na casa da minha mãe tem um notebook de 2009 a configuração era:

3gb ram ddr2
hd 500 gb
pentium E 2.0 ghz

No windows 10 ele estava ruim, ai fiz o teste e instalei o linux mint cinnamon nele.

De cara estava normal, mas quando eu abria o youtube ou na netflix a CPU aumentava drasticamente o consumo, o chrome também aumentava o consumo de CPU.

O mesmo não aconteceu, quando coloquei o mint xfce, no xfce funcionou até bacaninha, levando em consideração as limitações da CPU.

Agora, estamos falando de um Celeron que é ainda inferior ao pentium, seus 2GB de memória, você precisa levar em consideração que só o cinnamon vai puxar 1,1 GB pra rodar.

Se você abrir o chrome e mais algum aplicativo, ja vai travar seu sistema, e a swap(até hoje não vi vantagem, quando o sistema usa ela, fica lento do mesmo jeito).

enfim, essa foi minha experiencia, agora faça você mesmo, e depois compartilhe conosco.

3 curtidas

Bem legal a experiência. Obrigado deu uma boa ajuda aqui :+1:

1 curtida

Rodar, roda. Mas com uma interface mais leve como o Xfce provavelmente você vai conseguir aproveitar mais da máquina (mas também não vai fazer milagres hahahaha)

Nessa máquina eu iria de Mint Xfce…

2 curtidas

Para essa configuração recomendo o Mint o Xfce, será bem mais fluído.

2 curtidas

Eu precisava usar o Cinnamon por que se eu não me engano ele já vem com a opção de sincronização de arquivos na nuvem(Google drive, one drive etc…) E até agora não consegui sincronizar meus arquivos do Onedrive no XFCE…

1 curtida

Nunca mexi com o OneDrive, to bem por fora.

1 curtida

Eu uso um Celeron P4600, 2GB DDR3 com Mint Cinnamon
Assim… Rodar, roda! Mas se você for uma pessoa multi tarefas, quando for alternar as janelas sempre vai dar lag…
Comigo isso acontece porque eu trabalho com no mínimo 3 janelas abertas e com no mínimo umas 3 abas do Chrome abertas… rs

Mas de uma forma geral, não tenho do que reclamar…

3 curtidas

Quanto de memória sobre nesse seu processo de uso?

1 curtida

Acho que 100mb… :sweat_smile:

Apesar de que eu acho que de tanto teste que eu já fiz no meu pc de trabalho e tals, eu acho que eu tenho o sistema mais lento devido a resíduos ou coisas do tipo…
Logo que eu instalei o Mint (Há +/- 1,5 ano atrás…) ele rodava sem lags… Mas como além de ser meu pc de trabalho, os testes que eu preciso fazer para fazer o programa do meu comércio funcionar em linux, faço nesta máquina também, portanto eu já quebrei e recuperei meu sistema algumas vezes…

O ideal serei você testar por si próprio no seu hardware e ver se ele fica fluído para o seu tipo de uso…

PS: Eu pretendo reinstalar tudo do zero, mas dá uma preguiça por causa das autorizações bancárias e tals… rs

1 curtida

Meu PC tem 2GB de RAM, o processador é um Atom de 1.8Ghz. Estou usando o Linux Mint Cinnamon nele e até que estou achando bem tranquilo. O consumo de RAM assim que eu ligo é algo em torno de 400 - 450 MB.
Mas eu tive que fazer umas coisas também, como desativar todos os efeitos visuais, programas de inicialização, serviços em segundo plano, como o gerenciador de atualizações. Se você quiser usar o Mint Cinnamon eu recomendo você fazer isso também.
=====Edit====
É… eu estava com uns programas abertos aqui, fechei tudo pra ver quanto de memória está sendo consumido. Apenas 195 MB, fiquei impressionado:

3 curtidas

Vou tentar fazer o mesmo procedimento que você fez. Impressionante :astonished:

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 365 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.