Linux Mint - Atualização de Kernel 5.3

Pessoal,
Quem usa o Mint está enfrentando algum problema para atualizar o kernel ?

Tenho o Mint 19.2, ele está rodando com o kernel 5.3.0.19.
No gerenciador de atualizações apareceu a atualização para o 5.3.0.23.
A atualização ocorre sem problemas, mas na hora de inicializar com o novo kernel, ele apresenta o prompt da initrdfs dizendo que não achou a partição root, isso ocorreu também com o 5.3.0.22, quer dizer, os posteriores ao 5.3.19 nenhum funcionou.
Agora o curioso é que o kernel 5.3.0.19 está inicializando normalmente, e se instalo um kernel 4.15 por exemplo, ele instala e inicializa normalmente.
O mais curioso ainda é que se eu baixar os .debs do kernel 5.3.10 direto do site do kernel.ubuntu, apenas como teste, ele instala e inicializa sem problemas.

Então, alguém mais com esse comportamento ?

Acho que o único problema que tive atualizando pro Kernel 5.3.x, foi com driver de vídeo da Nvidia, aí tive que voltar pro 5.2.16… mas foi só isso
Em outras máquinas com vídeo Intel/AMD, o Kernel 5.3.11 tá funcionando perfeitamente

1 curtida

Bom, como o kernel 5.3.10 baixado direto do kernel.ubuntu está funcionando tranquilo, assinei ele para poder usá-lo com o SecureBoot, baixei um kernel 4.15 suportado pelo Mint e vou ficar com esses dois aqui.

Segue o baile!!!

Meu Linux Mint 19.3 não inicializa com o Kernel 5.3 ou superior, toda vida tenho que selecionar o kernel 5.0.0-32 pra poder iniciar, alguém sabe o que fazer? meu notebook é um Dell com processador Intel Core i5-7200U, SSD 240GB, 4GB de RAM e sem placa vídeo.

1 curtida

Tive problemas de congiguração de tela uma vez. Se for isso, veja se está instalando todos os pacotes do kernel.

linux-default
linux-headers
linux
linux-firmware…

não sei setem mais… Se não instalar todos terá problema.

Se for outro problema… abre um tópico para facilitar e informe sua configuração…

é note ?
qual a saida do comando lspci e lsusb
Informe o erro?

1 curtida