Linux Mint 22.3 com btrfs

Querido @eddiecsilva , vi seu video sobre montar uma maquina para trabalho com linux mint, eu uso linux mint a certo tempo em minha maquina de trabalho com ext4 normal e rsync. Ja troquei inumeras vezes, mas o porto seguro é sempre ele, sou desenvolvedor de softwares e o S.O. que menos me faz perder tempo é ele. Porém… quero testar a ideia do btrfs mas não sei como fazer, vi alguns videos e usando IA, mas queria saber se poderia responder aqui com a forma que você montou seus subvolumes e tudo mais… Tenho 3 unidades de disco sendo um nvme onde deixo todo o meu sistema principal(/, /home e tudo mais) e nos outros dois eu uso como backup gerais montados separadamente tipo /mnt/bkp1 /mnt/bkp2… Ou ainda se puder soltar um video disso enfim… so quero recriar essa parte e fazer alguns testes dos snapshots e talvez assumir isso no ambiente de trabalho.

Gratidão pelo conhecimento.

Salve @IurkBatista, tudo bem contigo?

Nesse setup que eu mostrei no vídeo, usei apenas a partição “/” no formato BTRFS - não criei nenhum sub-volume extra, para o meu tipo de atividade isso raramente ajuda. Minha partição “/home” ocupou um HDD secundário inteiro usando EXT4 como padrão.

Quando faço estes testes procuro customizar o mínimo possível, até para facilitar explicar o processo com poucas imagens.

Na minha outra máquina que ainda está com Debian, eu uso 5 discos e uso pontos de montagem simples para cada, por enquanto, todas são EXT4 porque eu já tive um problema de corrompimento de filesystem com o BTRFS quando houve aquele bug no Debian e isso me deixou afastado até agora. Ex.:

• /projetos
  • /biblioteca
  • /arquivos

Gerencio elas usando FSTAB pela simplificidade e porque já estou acostumado com a sintaxe do arquivo, mas em tese daria para usar os pontos de montagem do SystemD - mas aí é questão de gosto.

Sugiro começar seus testes de forma gradual, minimizando qualquer possível prejuízo - no meu caso, perder 2h reformatando a máquina é um custo muito mais aceitável do que perder 5 anos de arquivos de trabalho (denovo).

Em teoria, você nem precisa formatar para trocar entre EXT4 e BTRFS, mas eu faria um belo backup só por segurança.

:vulcan_salute: