Linux Mint 22.1 não volta do modo suspensão em notebook híbrido nvidia/intel

Saudações pessoal, meu primeiro post aqui, estou meio desesperado.

Não sou um usuário avançado, mas tenho um bom conhecimento autodidata já que uso distros linux a muitos anos.

As distros de base ubuntu costumavam ser as únicas a não dar problema com a placa híbrida do meu notebook (I5 - 8250u + MX130). Desde que eu comprei o notebook em 2019 sempre alternei entre o mint-zorin-popos e nunca apresentou problemas graves relacionadas a suspensão, gerenciannto de placas etc
Um problema chato e incoveniente surgiu quando instalei pra versão recente 22.1 do mint do zero. O notebook simplesmente não volta da suspensão.
Quando fecho a tampa ou pressiono o botão de desligar rapidamente ele entra no modo suspensão normalmente, como esperado. No entanto, ao levantar a tapa ou pressionar o botão a interface gráfica não volta mais e o notebook fica congelado numa tela do terminal apresentando o que aparentemente são os processos e os dispositivos que estão funcionando em segundo plano (?).
Sim, nenhuma tecla responde nada, muito menos o mouse. A unica solução fica sendo pressionar o botão até o notebook desligar. Isso não existia nas versões anteriores do mint, não pelo menos até a 21 que era a que eu usava antes de migrar um tempo pro zorin.
O problema aparenta ser o gerenciamento da placa de video da nvidia, tanto que se eu usar o driver aberto nouveau o problema desaparece.
Tentei de tudo.
Reinstalei todo o sistema
testei todas as versões de drivers da nvidia disponibilizadas nos repositórios do ubuntu
e nada…
O problema só desaparece de duas formas: Ou usando o driver aberto ou instalando o driver direto do site da nvidia pelo script deles. A segunda opção, porém, é meio na gambiarra, já que instalando o driver direto do site meio que quebra o gerenciamento entre intel e nvidia (NVIDIA Optimus), daí a placa da nvidia fica ativa full time, descarregando a bateria rapidamente.
Vocês tem alguma solução ou ideia do que pode ser?
Se não, me recomendam alguma distro que não dá pau com placa híbrida sem ser de base ubuntu. Não tenho tempo para testar mais, e preciso do notebook funcionando corretamente apenas.

Desde já agradeço a todos.

Sim, estou usando a sessão no X.org (X11)

Essa MX-130 é antes das turing, nesse caso o driver de video tem que ser o nvidia proprietário apenas, não use o nvidia kernel-open.
Quanto ao problema de retorno de suspender.

Adicione esse parâmetro no /etc/default/grub
NVreg_PreserveVideoMemoryAllocations=1

reconfigure o grub e habilite os serviços no systemd
sudo systemctl enable nvidia-suspend.service nvidia-hibernate.service nvidia-resume.service

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 3 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.