Linux mint 20 não delisga completamente

Boa noite,

faz algum tempo que uso Ubuntu, mas comecei a usar o Mint 20 no meu Ideapad330 da Lenovo. Estou gostando muito! Talvez passe do Ubuntu para o Mint no meu PC também. A questão é que quando desligo o laptop, ele não desliga completamente. Ele fica congelado e só desliga a fonte quando eu seguro no botão desligar.

Eu fiz uma busca e percebi outros casos como o meu, porém as soluções que lá vi (que envolviam o GRUB, não compreendo o que ele define) não resolveram a questão.

Agradeço desde já por quem leu esse post e ainda mais a quem puder me ajudar a resolver essa questão.

chico

1 curtida

Chico !
Isso pode ocorrer por muitos motivos e pode dar um trabalhão investigando.

Creio que a primeira coisa a fazer é clicar a tecla “Esc” durante o shutdown. Nas mensagens que serão mostradas, procurar algum erro.

Outro teste que você pode fazer é, ao invés de desligar o sistema normalmente, abrir um terminal e executar o comando

sudo reboot -f

Posta aqui qualqer resultado.

1 curtida

Fiz esse vídeo no mint pra vc mudar provisoriamente as opções de inicialização.

Se não aparecer o menu do grub, vc deve ficar batucando ESC durante a inicialização, ou então ficar pressionando a tecla SHIFT. Depende do modo de boot do seu computador (Esc para UEFI e Shift para Legacy/BIOS).

1 curtida

Agradeço muito pelas respostas,

tentei o “sudo reboot -f” e depois fiz o que Deleterium sugeriu. Só que ao invés de clicar “shift” ou “esc” eu acessei o GRUB pelo

sudo xed /etc/default/grub

depois, eu apenas retirei o comando “quiet” da linha (entendi que ele é o responsável por esconder as operações realizadas no boot e no shut down). Era assim,

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“quiet splash”

Ficou assim:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT=“splash”

de fato estou começando a mexer nesse universo de códigos e não faço ideia de como ou pq, mas o problema se resolveu por enquanto. Eu esperava apenas que na hora de desligar aparecesse (como agora aparece na inicialização) as operações que estão sendo realizadas.

abs tod@s e obrigado
obs: é bom encontrar um espaço comunitário nesse mundo virtual