Linux Mint 20 - Informações

Sim… isso seria uma boa… lembrando que ainda é uma versão beta, mas duvido que mudem algo no visual até o lançamento da versão final. À muito tempo que desisti de esperar mudanças significativas no Mint além de melhorias na performance e uma ou outra perfumaria leve

Muitas pessoas não conseguem lidar com mudanças… até hoje tem uma legião de inconformados com a morte do Unity, e mesmo a Cannonical ter deixado o Gnome3 o mais parecido possível pra reduzir o impacto… é lógico que não é a mesma coisa (falta do menu global e etc)

E falando em mudanças no visual, se for analisar bem… até o próprio Ubuntu não mudou muita coisa além de ícones e cores da versão 18.04 p/ a 20.04 (por sinal preferia os ícones e cores da 19.04)… Simplesmente focaram na performance e add uma função aqui e outra ali

2 Curtidas

Eles mudaram para o Mint-Y no 19 (apesar do tema já estar disponível na versão 18) então não devem haver grandes mudanças tão cedo.

Pelo que lembro, grandes melhorias na interface geralmente nas versões X.1, X.2 e X.3 talvez seja porque nas versões principais ocorre a mudança de base, e pode ocorrer mais bugs se tiver mudanças demais, isso na minha opinião.

Já estou ansioso pelo lançamento! (VBox)
É o wallpaper do Brasil, apesar de eu ser de Portugal!

2 Curtidas

@brunonzanette @Daigo @FabioSuco @ramonttk @Xinux26 @Rodfer @frc_kde

Se Algum de Vocês Que Forem Testar sistema, e tiverem um controle do Xbox One S, testem porfavor se ele funciona sem fio, se fazer gambiarra de desativar funções igual tenho que fazer para ele funcionar no 19.3 porfavor.

fiz uma postagem sobre isso anteriormente.

para o controle funcionar sem fio, tenho que fazer esse comando:

sudo tee -a /etc/modprobe.d/bluetooth.conf <<<’
options bluetooth disable_ertm=1’

Controle bluetooth de Xbox One S no Linux Mint 19.3

Por isso gostaria de saber se ele funciona sem fio sem eu precisar fazer isso nessa nova versão.

Ei-lo.

3 Curtidas

Cara, infelizmente eu não tenho. Não tenho nenhum videogame. Até estava pensando em comprar um controle há uns meses atrás para jogar alguns jogos antigos no emulador, mas ainda não comprei.

E sobre o Beta, eu notei que está acontecendo o mesmo problema que eu estava tendo com o Ubuntu 20.04. A velocidade da internet fica quase 10x mais devagar que no Mint19 (de 240Mbps para uns 20Mbps). Antes achava que era alguma configuração do Ubuntu, que não estava presente no Mint, mas percebi que não é esse o caso. Estou tentando debugar para achar a solução, mas por enquanto nada. Se alguém já tiver resolvido, me avise, por favor!

1 Curtida

Aêeee! Muito bonito o wallpaper, admito que curto esses walllapers de paisagem. E o Mint (a exceção do 19.3 que eu não curti muito) faz boas escolhas geralmente.

Rodando Live DVD há umas 4 horas.

2020-06-12_15-00-05-neofetch

Instalei algumas coisas:

• Chrome
  • GoogleEarth
  • Conky
  • Gnome-screenshot

O Synaptic já veio instalado, e encontrei poucos pacotes do Xfce (36+1), mas há muitos do Gnome, que não conheço muito bem. Minha ideia é instalar o KDE e remover o Xfce e o que mais ficar órfão.

O Synaptic não tentou instalar chromium.snap… Deu aviso, explicou, e fui atrás.

Fiz download do GoogleEarth e Chrome, instalei pelo apt, e ele adicionou os repositórios.

Acho que vou instalar o Beta, mesmo, e depois vou fazendo as atualizações. (Já fiz isso outras vezes, antes, e nunca deu problema).

2 Curtidas

Também não tenho :slightly_frowning_face:

5 horas e 3 minutos da sessão Live DVD…

(Só demora, quando carrega alguma coisa pela primeira vez. Depois, acho que já fica na memória… 16 GB RAM).

Uso atual, após abrir e fechar Firefox, depois Chrome várias vezes… 3,61 GiB RAM.

Instalei o speedtest-cli:

$ date && speedtest-cli | grep “Hosted|Download|Upload” && date
Fri Jun 12 16:05:03 -03 2020
Hosted by VIVO BSA (Brasilia) [1.56 km]: 21.348 ms
Download: 205.52 Mbit/s
Upload: 60.44 Mbit/s
Fri Jun 12 16:05:26 -03 2020

É a a velocidade normal da minha conexão, que é por fibra (cabo).

Infelizmente, vou ter de encerrar esta sessão Live, cheia de pacotes e configurações… (após backup das capturas e configurações)… e iniciar outra sessão Live, do zero, para conferir o que acontece se eu comandar apt install chromium-browser.

(Fiz isso agora, mas não aconteceu nada, talvez porque eu já tinha baixado e instalado o Chrome “stable” do Google).

Podem chamar o sistema de feio… antiquado e outros morons… Mas o que tem que se admitir é que é bem estável (mesmo sendo um Beta)

O Pork Os!.. (Opss !! Pop Os!) e o Ubuntu-DDE travaram aqui em menos de 1/5 de duração desse seu teste Live-DVD

Eu ainda não testei isso, mas pelo o que li o Mint acabou realmente bloqueando totalmente a instalação de Snaps (ou seja, desabilitando o comando apt install snapd), o que eu já não concordo. No outro tópico eu defendi que bloqueassem a instalação automática, mas não bloquear totalmente. Creio que seja mais uma questão técnica, por não terem achado uma maneira de bloquear seletivamente, mas pode ser uma questão política mesmo.

1 Curtida

Até o início desse rebuliço todo eu não tinha idéia de que as pessoas gostavam tanto desse tal de Chromium…

Sempre instalei o Chrome padrão tanto no Linux como no Windows , e tem sido assim até hoje e nunca tive problemas

Puts, não jogo desde 1999 e, como o foco do meu canal são empresas, não é toda hora que pretendo ficar fazendo review

Iniciei outra sessão Live, do zero:

$ sudo apt install chromium-browser
Reading package lists… Done
Building dependency tree
Reading state information… Done
The following NEW packages will be installed:
chromium-browser
0 upgraded, 1 newly installed, 0 to remove and 0 not upgraded.
Need to get 1300 B of archives.
After this operation, 7168 B of additional disk space will be used.
Get:1 http://packages.linuxmint.com ulyana/upstream amd64 chromium-browser all 2020.05.22 [1300 B]
Fetched 1300 B in 0s (3128 B/s)
Selecting previously unselected package chromium-browser.
(Reading database … 284445 files and directories currently installed.)
Preparing to unpack …/chromium-browser_2020.05.22_all.deb …
Unpacking chromium-browser (2020.05.22) …
Setting up chromium-browser (2020.05.22) …

1. Instalou o pacote “transitional” (dummy)
  2. Se iria chamar o Snapd, não encontrou, ficou só nisso
  3. Não apareceu nenhum “chrom” no Menu

Depois de instalar o Mint 20 beta no HDD ─ e depois de instalar o KDE ─ tentei marcar o Snapd para instalar, pelo Synaptic, e recebi esta mensagem:

Package snapd has no available version, but exists in the database.

This typically means that the package was mentioned in a dependency and never uploaded, has been obsoleted or is not available with the contents of sources.list

Para mim, isso não é problema, pois não queria o Snapd. Foi só um teste para ver o que aconteceria.

Pra quem precisar, já tem matéria no blog e ai fica mais fácil se orientar pros links de download >>> Versão beta do Linux Mint 20 já está disponível para download

1 Curtida

Està aqui o post do blog oficial do Linux Mint sobre a versão beta:
https://blog.linuxmint.com/?p=3915

1 Curtida

E Como Está A Beta??? Está Estável???