Linux Mint 20 está estável?

Fala Pessoal!
Tudo bem?

Alguém que esteja usando o Mint 20 há algum tempo, consegue dizer se está estável?
Está tendo muitos bugs?

Estou pensando em instalar aqui, mas preciso que o sistema esteja estável. Se o Mint não estiver, qual indicam?

1 Curtida

eu fiquei uma semana usando o Linux Mint Cinnamon e achei bem mais estável que o 19.3, eu também percebi que algumas animações que antes eram um pouco travadas estavam bem mais fluidas. Pode instalar sem medo :+1:

2 Curtidas

Cara, aqui só dá um problema chato de vez em quando. Quando eu vou desligar o sistema simplesmente para, me forçando a reiniciar ou a desligar de forma incorreta.

Mas é bem difícil de acontecer, de resto tá funcionando perfeitamente.

1 Curtida

Sim.
Eu estou usando o Mint 20 desde o primeiro dia que o Beta saiu, e não tive nenhum problema.

O problema que o @Guarazinho só aconteceu umas pouquíssimas vezes, quando eu estava rodando um programa Python que usou toda a minha memória e o Swap, e ai travou tudo. Ainda assim eu consegui acessar um terminal e mandar reiniciar, mas por algum motivo ficou travado na tela de desligamento. Mas em situações normais nunca aconteceu.

1 Curtida

Usando desde o Beta e sem nenhum problema.

2 Curtidas

No meu hardware que tem 9 anos está ok intel com placa hibrida nvidia.È a distro que mais se adequa a meu notebook. tudo funciona e tem um belo visual;

1 Curtida

Instalei ontem e tive um problema, Fui aproveitar a minha /home com o mesmo usuario e o cinnamon não carregava de jeito nehum. Ai pensei que fosse problema de permissão. Chamei o Terminal dei um chmod 777, reiniciei e bingo. carregou o cinnamon kkk

Estou trabalhando com ele hoje o dia todo, realmente não tive problemas e notei que ficou mais rápido. Visto que estava usando o Ubuntu 20.04, mas o gnome tava travando e dando uns bugs… não sei se era só comigo.

Vou continuar testando o mint aqui. Valeu rapaziada!

Outro problema que eu acabei encontrando foi a demora de excluir vários arquivos, nunca tinha passado por isso antes, até com um pc ruim.

A solução para esse problema foi ir até a pasta da lixeira
"/home/seu_usuário/.local/share/Trash/" , apertar com o botão direito, abrir o terminal e digitar o seguinte comando:

" rm- rf * "

Aí os arquivos eram removidos, mas para um usuário iniciante que tem trauma de terminal e de procurar as coisas por conta própria, isso chega a ser um motivo para retornar ao Windows por exemplo.

@Mensala95, que bom que deu certo! Não é recomendado usar a mesma Home ao se fazer uma nova instalação, pois além das configurações poderem ser diferentes as permissões dos arquivos também podem entrar em conflito. Então não é exatamente um bug, e sim um problema já esperado que você teve. Mas normalmente não é complicado de resolver.

@Guarazinho, como assim “demora para excluir”? Você diz ao clicar no “delete” o arquivo demora para sumir? Qualquer arquivo, ou pastas com muitos arquivos? Pastas com muitos arquivos, principalmente se forem grandes, pode demorar mesmo para serem excluídas, pois a partição precisa apagar os registros de todos eles, o que não é tão rápido. Em qualquer outro sistema, incluindo o Windows, isso vai acontecer.

@brunonzanette O problema que eu tive foi ter que esperar mais de 30 mintuos para deletar 10 arquivos que juntos dão 18 MB.

Estranho, pois aqui comigo é instantâneo.

A mont abem acontece isso desligo e trava mas é só devez em quando tabem , mas para alen disso o anbox nao fonciona no mint 20 apezar de estar no repositório deles depois de instalado quando carrego para abrir ele aber fica na tela inicial e depois fexa :frowning: chato mas nao sei se tabem acontece em outras versões eu só comecei a usar linux ha uns dias e esta foi a primeira distro que eu instalei :muscle::muscle: mas de restou tudo fix

Pois é, @Guarazinho, isso não é normal e não é um problema do Mint, e sim do sistema de arquivos e/ou do disco em si. Até é normal demorar um pouco quando se tem muitos arquivos, mas não quando se tem poucos. Pode ser que na hora que você fez a ação de deletar o disco estivesse sobrecarregado com alguma outra coisa, e por isso não conseguiu executar a ação instantaneamente. Se isso está acontecendo constantemente, eu recomendo você fazer uma verificação da saúde do disco (tem alguns programas específicos para isso) e monitorar o uso do disco com o Monitor do sistema ou com o iotop se quiser algo mais detalhado.

@TIG19_EPT, isso é mais provável que seja um bug do programa mesmo, ou incompatibilidade com alguma lib ou hardware, ou até a falta de alguma lib. Teria que analisar o log de execução para saber. Execute o programa pelo terminal, digitando o nome dele e dando enter, pois assim vai aparecer as mensagens de erro. Ai qualquer coisa cria um tópico com essas questões.

Testei em 3 pc ambos com a mesma disto (mint 20)
e em nelhum foncionone tabem lá vi alguns comentários de sertas pessoas com o mesmo problema :frowning:

Quais foram os problemas que deram com os 3 pcs?