Linux Mint 20.1 congelando completamente sem qualquer motivo aparente

Não há muito o que fala. Instalei o sistema há uma semana e até então estava tudo bem, estava rodando tudo normalmente.

Há dois dias o problema começou, minutos antes de uma reunião, o computador travou completamente, nada funcionava, nenhuma combinação de teclas, nada. Tive que desligar segurando o botão power. Reiniciei a máquina, mexi um pouco no sistema e pimba! Travou de novo… reiniciei de novo… e travou de novo… fiz isso algumas vezes até que uma hora parou, e naquele dia não travou mais. No dia seguinte o problema voltou e não parou mais, agora eu estou, literalmente, refém da sorte, o sistema pode congelar completamente a qualquer momento.

Notebook: Acer Aspire 3
Ryzen 5 2500U - Vega 8
Radeon 535 2GB
8GB de RAM
SSD WD Green 480GB

Enfim, não importa o que estou fazendo na máquina, ele pode travar do nada, pode ser enquanto edito um simples arquivo em C no Xed, pode ser assistindo um vídeo no Youtube ou simplesmente “andando” pela interface, é totalmente aleatório. E sim, temperaturas, uso de processador e consumo de memória estão ok, não há nada de errado nesses aspectos. Também já atualizei pro kernel 5.8, como a própria equipe do Mint recomenda para resolver alguns problemas com processadores Ryzen 5 e 7, mas não foi o caso aqui, não resolveu, pelo menos o sistema me pareceu uns 2% mais rápido. (ou foi placebo :confused: )

Reinstalei o sistema há meia hora, e nos primeiros minutos da pós instalação ele congelou mais uma vez. Como esse notebook só tem um módulo de 8GB de memória, resolvi dar a famosa passada de borracha nele e mudar de slot, esse foi meu último movimento, além disso não sei mais o que fazer ;-;

Enquanto escrevo aqui, parece estar normal… mas vai que, né? Alguém sabe o que pode ser a causa desse problema?

1 curtida

Parece que não arrumaram o problema que apareceu com o lançamento do Ubuntu 20. Ano passado eu testei o sistema logo que saiu e na livecd já apresentava o conjelamento.

1 curtida

Fala mano, tudo de boa? Seria interessante você postar o log para a galera identificar o erro que tá dando na tua distro.

Eu não sou expert e talvez não conseguiria solucionar o seu problema, mas pode aparecer alguém disposto a te ajudar.

Caso você não saiba onde fica os logs da sua distro é só ir no diretório:

/var/log

Pegue o arquivo que foi gerado após o congelamento mais recente e poste aqui.

1 curtida

Há um kernel mais recente ainda para testar? Tenta usar o 5.10, o stable mais recente disponível.

1 curtida

Você chegou a testar a solução abaixo ?

1 curtida

Ainda não, vou testar agora, daqui a pouco digo se resolveu, obrigado :slight_smile:

pois é, comprei esse notebook em 2019 e direto instalei o Mint, esse é o único problema que tenho com ele :confused:

o Mint tem um app para visualizar os logs, posso pegar o arquivo por lá?

a ferramenta do pra alterar kernels do mint só me mostra o 5.4 e o 5.8 mesmo
image

Já tive esse problema com uma versão anterior do Linux Mint Cinnamon, era horrível mesmo, sinceramente não sei se é algo que de para resolver logo, mas considere sair dessa distro (tente um Arch Linux por exemplo), dá um trabalhinho, mas pode realmente valer a pena.

1 curtida

Pode, desde que você coloque tudo o que está nele pro pessoal te ajudar

1 curtida

Como tenho poucas informações, o que posso fazer é chutar o que pode estar acontecendo.

Toda vez que você falar a palavra notebook, espere problemas quando se põe linux. Notebooks possuem baterias, e precisam de um software para regular o gasto de energia. Esse software se chama ACPI. Só que ele normalmente é feito pro Win, e não tem uma versão estável ou otimizada pro Linux, ou mesmo o Linux não reconhece da forma que deveria. E aí você liga seu pc, poe pra instalar, e do nada congela tudo, e não mexe nem o mouse. Provavelmente é erro de ACPI. As vezes até a instalação dá certo, mas durante o uso do sistema ele trava também.

O que eu encontrei pra ajudar a resolver o problema foi usar uma distro que lide com esse problema, como o Pop!_OS 20.04. Não conheço outra distro que funcione legal em notebooks. Se você quiser usar outra distro sem o problema, o workaround que encontrei foi desabilitar esse ACPI por completo, mas fazendo isso você perde o trackpad e o controle de energia, então é melhor ter um mouse externo em mãos.

Fonte: experiência própria com um note da Avell que até já vendi.

1 curtida

já usei o Arch nessa máquina e só saí dele porque esse problema também acontecia nele, o mesmíssimo problema :confused:

1 curtida

cara, já tentei o Pop!_OS aqui, na verdade tento ele desde a versão 19.10 e até consigo instalar ele, mas depois ele não chega nem na tela de login , fica tudo cinza

1 curtida

@raFallout Estranho, mas aí já é outro problema. Se você não estiver usando outro monitor, recomendo olhar a bios do note e ver se tem algum secure boot ligado ou algo do tipo. Também, tenta apertar Ctrl + Alt + F3 quando chegar nessa tela e me diz se aparece um terminal de tela inteira. Isso vai ajudar diagnosticar o problema. E tenta a versão 20.04, por que nas versões baseadas em 18.04/19.10 esse problema ainda aparecia. No Mint 19.3 isso também ocorria.

1 curtida

vou tentar ele mais uma vez, na época eu havia desativado o Secure Boot, parecia mais ser algum problema com o GDM

Boa sorte! Se fosse intel, eu poderia dizer que estava faltando o xf86-video-intel, um pacote que precisa as vezes (gpu integrada). Como é AMD, essas coisas de driver já vem meio que automaticamente no kernel.

Duas possibilidades: tentar um kernel mais antigo, e tentar um kernel mais novo. Kernel mais antigo está nas point releases como Ubuntu e seus derivados, kernel mais novo está nas distros rolling como Arch e OpenSUSE, e o Fedora também, de certa forma.

PS: recomendo distros por que é mais fácil, mas certamente tem jeito de por os kerneis mais novos no Ubuntu, por exemplo. Só não sei se é uma boa ideia rs

Poxa que pena.