Linux Mint 19 - Bug com ícones na área de notificação

Venho observando um pequeno problema com alguns ícones na área de notificações do Cinnamon. Logo ao iniciar o sistema alguns ícones aparecem cortados, na primeira imagem o ícone da Steam está aparecendo cortado, geralmente o problema é com ele, mas as vezes o ícone de atualizações também inicia cortado.

Captura%20de%20tela%20de%202019-08-07%2010-09-25

O ícone deveria aparecer como na imagem abaixo. Isso é algo simples de resolver, indo nas configurações do painel e mudando o tamanho dos ícones já faz eles aparecerem como deveriam, mas é um tanto inconveniente ter que fazer isso todas as vezes que eu iniciar meu sistema.

Captura%20de%20tela%20de%202019-08-07%2010-09-46

Gostaria de ajuda para resolver isso. Estou usando o Mint 19.2 mas o bug já acontecia na 19.1.

1 curtida

Você já experimentou alterar o tempo de inicialização do steam e dos aplicativos com problema nos aplicativos da sessão? talvez eles estejam tentando carregar antes do daemon de configurações, pode ser que um atraso na inicialização destes aplicativos resolva, não há garantias que vá funcionar porém não custa nada tentar, se não der certo basta voltar ao padrão.

O Gerenciador de Atualizações por padrão já vem com um atraso de 20s, tentei aumentar para 30s e coloquei o mesmo tempo para a Steam mas não parece ter resolvido. O ícone da Steam continua aparecendo cortado e dessa vez o ícone do Gerenciador de Atualizações nem ao menos apareceu (mudar o tamanho dos ícones fez ele aparecer novamente).

Captura%20de%20tela%20de%202019-08-07%2011-18-14

Este problema ocorre com o conjunto de ícones padrão? ou você chegou a fazer alguma modificação? se ocorre com o tema padrão pode ser um bug do próprio tema, sim isto pode ocorrer, pode ser um problema próprio do esquema de notificações do steam ou do cinnamon criando alguma incompatibilidade entre ambos.

Olá, @Uroboloss. Bem vindo ao fórum!

Infelizmente esse bug já é conhecido há algum tempo e ainda não foi corrigido.
Eu mesmo estou presenciando uma variante desse bug no momento em que escrevo, pois era pra ter o ícone do “redshift” no lugar que está em branco:
Captura%20de%20tela%20de%202019-08-07%2012-20-42

Nesses links estão alguns relatórios de erros postados no Git do projeto no Github:

Alguns dizem que modificar o tempo de inicialização das tarefas reduz o problema, como o @anon58028541 disse, mas eu já tentei e não melhora quase nada. O jeito que eu uso para resolver é reiniciar o cinnamon apertando “Ctrl+Alt+Esc” (as vezes precisa apertar mais do que uma vez para voltar). Esse método não fecha nenhuma das aplicações abertas e tudo retorna exatamente do jeito que estava, apenas o gerenciador de janelas que é reiniciado.

Eu estava torcendo para que esse bug fosse atacado nessa última atualização do Mint, mas infelizmente não foi. Quem sabe na próxima…

Isso acontece com o pacote padrão de ícones. Ontem eu fiz uma instalação limpa do Mint 19.2 e antes de instalar novos ícones eu observei se o bug ainda acontecia e mesmo com o tema padrão ele acontece.

Não sabia que já era um bug tão antigo, citei o esquema de atrasar pois antigamente quando fazia testes com outros WMs no gnome 2, tinha que fazer as aplicações iniciarem após o settings-daemon, caso contrário nem os temas eram carregados corretamente

O jeito vai ser esperar então.
Não sabia desse comando pra reiniciar o Cinnamon, vou passar a fazer isso, parece mais cômodo do que ir nas configurações do painel toda vez que eu iniciar o sistema.

Creio que nem seja complicado de resolver, não tem nenhum workarround para isto, uma edição de código, patch? sei lá, é que eu até tenho o Cinnamon aqui em uma máquina virtual com o Fedora 30, mas os ícones iniciam normalmente até onde vejo, depois vou instalar o Steam para ver o que ocorre.