Linux Mint 19.3 - Ambiente de desenvolvimento

Boa noite galera, preciso de uma ajuda com configurações no linux mint 19.3

Então, estou migrando do ambiente windows para o ambiente linux, com essa mudança veio alguns erros… Pesquisando na internet eu conseguir configurar alguns aplicativos pelo terminal, porem continuo com alguns erros. Preciso de ajudar para configurar esse ambiente, pois windows já me encheu a paciência.

Configurações feitas:

1 - Linux mint com tema macos.
2 - JDK 11
3 - Tomcat 9 (erro ao acessar porta 8080).

Na configuração do Tomcat, eu vi muitos videos ensinando a instalar via terminal, porém aconteceu muitos erros de permissão, “caguei o negocio todo”.

Sou leigo em linux, portanto preciso de ajudar para montar esse ambiente nem que tenha que formatar novamente, na internet tem muita coisa, e nada concreto.

Como sou novato também, vou tentar lhe ajudar em pelo menos uma dúvida.
Eu segui esse tutorial e foi de boa para deixar como o macos

Geralmente a porta 8080 da problema em todo SO mesmo, já tento muda de porta?

Tira print do erro pra gente vê certinho

1 curtida

Olá, @alanngeorge1, bem vindo ao fórum!

Para instalar esses pacotes eu realmente recomendo usar o terminal. Dá para se fazer isso usando o gerenciador de aplicativo, porém eu acho um pouco pior para achar esses pacotes do sistema e ver quais dependências (pacotes) que serão instalados juntos.
Ou seja, simplesmente rodando o comando abaixo vai instalar as duas coisas:
$ sudo apt install openjdk-11-jdk-headless tomcat9