Linux mint 19.1 - travando muito...congelando

Sou usuário linux “iniciante”, e tinha em minha máquina a versão 18.1 do mint. Resolvi fazer a atualização para 19.1.
E agora está travando muito…congelando o navegador de internet…com dificuldades inclusive de utilizar teclado sem fio…pois trava.

2 Curtidas

Você fez a atualização pelo próprio Mint?
Você tem placa de vídeo Nvidia?

1 Curtida

Olá @deyvisonsilvestre tudo bem?

Entre o Linux Mint 18.1 e o 19.1 tem releases inteiros, pode ter mudado alguma coisa na estrutura do sistema que o update pode não ter conseguido alterar corretamente.

Você atualizou passo-a-passo do 18.1 > 18.02 > 18.03 > 19? Ou pulou direto para o 19?

Sugiro olhar nos logs para ver se aparece alguma mensagem de erro (/var/log/dmesg, /var/log/kern.log).

3 Curtidas

fiz a atualização pelo próprio mind sim…!
quanto a placa…não sei…como vejo? rsrsrs

eu acho que sai do 18.1 para o 19

com eu consigo olhar os logs?

1 Curtida

Para pode ler os arquivos de log você precisa estar logado com root, pode ser via terminal ou interface gráfica tanto faz.

Se for via terminal você pode usar o comando:
less /var/log/kern.log
(para sair basta digitar “q”)

Pela interface gráfica usando o hardinfo

Rode esse comando

lspci | grep -i vga

1 Curtida

Amigo o resultado foi esse:

1 Curtida

A RESPOSTA FOI ESSA:

deyvison@deyvison-300E5K-300E5Q ~ $ lspci | grep -i vga
00:02.0 VGA compatible controller: Intel Corporation HD Graphics (rev 09)

Bem estranho sua placa de vídeo é Intel, então não deveria ter esse tipo de problema com a atualização, mas você já tentou voltar para a versão anterior com o TimeShift?
No meu caso reinstalando o driver de vídeo Nvidia resolveu o problema e como você usa Intel acho improvável que o seu problema seja isso, também é uma boa idéia ver se o seu HD estar com o funcionamento em dia Poste o print do estado do seu HD

1 Curtida

Recomendo reinstalar o sistema ou voltar para a versão anterior.

sabe aonde eu consigo a iso para instalação?

eu baixo o arquivo e instalo por cima formatando o HD é isso?