Linux Mint 19.1 reiniciando sem motivos

Olá amigos,

Estou migrando para o mundo Linux, e então resolvi começar pelo Linux Mint 19.1. Instalei em Dual-Boot (Windows 10 e Linux Mint). Tudo instalado e funcionando, até que no Linux estou tendo um problema muito estranho: O sistema simplesmente reinicia.

Ja testei o Kernel 4.15.0-47, 4.18.0-16 e 4.18.0-17, mas em todos eles eu tenho esse problema do reinicio do sistema.

Hoje, troquei a pasta térmica, limpei o processador, cooler…mas o problema do reinicio persiste. Tirei a bateria do notebook, coloquei a bateria, mas continua reiniciando do nada o sistema. Sempre que posso estou monitorando a temperatura, mas fica sempre abaixo dos 60ºC.

Essa noite, fechei todos os aplicativos abertos, e bloqueei a tela e fui dormir…mas quando acordei o sistema tinha reiniciado.

Alguém poderia tentar me ajudar a achar uma luz para esse problema?

https://linux-hardware.org/?probe=9f9f71bb7e

carlosaraujo@carlosaraujo-linux:~$ inxi -Fxz
System: Host: carlosaraujo-linux Kernel: 4.18.0-17-generic x86_64 bits: 64 compiler: gcc v: 7.3.0 Desktop: Cinnamon 4.0.10
Distro: Linux Mint 19.1 Tessa base: Ubuntu 18.04 bionic
Machine: Type: Laptop System: Intel product: HuronRiver Platform v: 0.1 serial:
Mobo: Intel model: Emerald Lake v: FAB1 serial: UEFI [Legacy]: Phoenix v: 1.08_ date: 07/01/2011
CPU: Topology: Quad Core model: Intel Core i7-2630QM bits: 64 type: MT MCP arch: Sandy Bridge rev: 7 L2 cache: 6144 KiB
flags: lm nx pae sse sse2 sse3 sse4_1 sse4_2 ssse3 vmx bogomips: 31925
Speed: 798 MHz min/max: 800/1200 MHz Core speeds (MHz): 1: 798 2: 798 3: 798 4: 800 5: 798 6: 798 7: 798 8: 798
Graphics: Device-1: Intel 2nd Generation Core Processor Family Integrated Graphics driver: i915 v: kernel bus ID: 00:02.0
Display: x11 server: X.Org 1.19.6 driver: modesetting unloaded: fbdev,vesa resolution: 1366x768~60Hz
OpenGL: renderer: Mesa DRI Intel Sandybridge Mobile v: 3.3 Mesa 18.2.8 direct render: Yes
Audio: Device-1: Intel 6 Series/C200 Series Family High Definition Audio driver: snd_hda_intel v: kernel bus ID: 00:1b.0
Sound Server: ALSA v: k4.18.0-17-generic
Network: Device-1: Realtek RTL810xE PCI Express Fast Ethernet driver: r8169 v: 2.3LK-NAPI port: 3000 bus ID: 01:00.0
IF: enp1s0 state: down mac:
Device-2: Qualcomm Atheros AR9285 Wireless Network Adapter vendor: AzureWave AW-NE785 / AW-NE785H 802.11bgn
driver: ath9k v: kernel port: 3000 bus ID: 07:00.0
IF: wlp7s0 state: down mac:
Device-3: D-Link type: USB driver: rtl8812au bus ID: 1-1.1:3
IF: wlx00ad2413fc98 state: up mac:
Drives: Local Storage: total: 465.76 GiB used: 350.33 GiB (75.2%)
ID-1: /dev/sda vendor: Seagate model: ST500LM012 HN-M500MBB size: 465.76 GiB
Partition: ID-1: / size: 84.80 GiB used: 32.60 GiB (38.4%) fs: ext4 dev: /dev/sda5
Sensors: System Temperatures: cpu: 48.0 C mobo: N/A
Fan Speeds (RPM): N/A
Info: Processes: 251 Uptime: 29m Memory: 7.70 GiB used: 2.10 GiB (27.2%) Init: systemd runlevel: 5 Compilers: gcc: 7.3.0
Shell: bash v: 4.4.19 inxi: 3.0.27

Bom, desde ontem a noite testei o Ubuntu 19.04 (Live USB) e o Manjaro (Live USB) e em ambos tenho o mesmo problema.

Infelizmente vou voltando para o Windows nesse notebook, não sei o que esta acontecendo…mas infelizmente é muito frustrante precisar dar esse passo atrás, porque a performance no Linux é infinitamente melhor que no Windows 10.

Eu tive um problema muito parecido, mas no desktop.

No início o PC só reiniciava (ou desligava) ao abrir jogos pesados, depois passou a reiniciar ao executar qualquer tarefa “pesada”, depois de um tempo passou a reiniciar randomicamente, mesmo sem estar executando nenhuma tarefa, e por fim nem ligava mais.

No inicio isso acontecia apenas no Linux aqui também, pouco tempo depois começou a ocorrer no Windows também.

No fim das contas, o problema era a fonte. Troquei a fonte e tudo voltou ao normal.

Pelo tipo de problema e pelo fato de ter acontecido em várias distros, eu sinceramente duvido que isso seja problema de software/sistema operacional. O que acho mais provável é que seja o início de um problema de fonte de alimentação. Como eu disse, no início, para mim acontecia apenas no Linux também.

1 Curtida

No início, e por um bom tempo eu fiquei bem confuso, porquê realmente parecia ser problema de software, pelo fato de no começo acontecer apenas ao rodar jogos pesados no Linux. Por isso eu fui deixando e fiquei meses com esse problema, e como eu disse antes, foi ficando cada vez pior…

A grande consequência da minha espera foi que de tanto “corte de corrente” de quando o PC reiniciava/desligava, e provavelmente também por estar recebendo a tensão errada o problema da fonte acabou queimando a minha placa de vídeo.

Então acho que tu deve ficar atento, talvez mandar teu note em um técnico, porquê SE for problema de hardware, continuar usando a máquina pode fazer com que mais coisas estraguem. Principalmente se for problema de fonte de alimentação.

1 Curtida

Opa amigo, obrigado pela resposta.

Pois bem, irei testar uma nova fonte de alimentação do Notebook e ver se resolve o problema.

Mas basicamente o problema é bem parecido com o seu, as vezes ao iniciar o Mint ele já reinicia, as vezes passa algum tempo e depois reinicia. Logo que instalei o Mint usei por dias sem problemas. Tirei bateria, e o problema persistiu…coloquei a bateria novamente, mesma coisa.

O que mais me intriga é que no Windows esse problema não acontece, mesmo fazendo tarefas mais pesadas.

Já no PC tudo beleza e funcionando 100%!

@AraujoCarlosEdu
Isso também acontece no Windows?
Meu notebook ligava e se desligava sozinho. Era a placa-mãe.

Sinceramente NUNCA vi nem ouvi falar de algum problema assim ser causado por software, por isso acho que seja hardware. Mas seria bom saber a opinião de pessoas com mais experiência como os srs: @Dio @CanalOCaraDoTI @fastos2016 @henriquead7

Concordo com o @Jedi_Fonseca, aparenta ser problema de hardware, ainda mais porque ocorreu em distros diferentes. Se fosse um desktop eu diria que o culpado era a fonte, mas em um notebook acho menos provável, possivelmente é algo na placa-mãe.

1 Curtida

No Windows 10 não acontece não. Tudo funciona beleza.

Bom pessoal, no Fórum do Linux Mint um usuário me sugeriu a leitura de alguns links com possíveis soluções para esse problema, então como sou brasileiro e não desisto fácil assim, começei a testar alguns parâmetros que vi nos links que ele me mandou.

De ontem até agora, com o parâmetro: “processor.nocst=1” o Linux Mint esta funcionando sem nenhum reinicio.

Agora é cruzar os dedos e ver se esse comando resolveu meu problema.

Isso parece ser um parâmetro do kernel. Ele parece desativar ou habilitar um tal de cst no processador. O número 1 provavelmente é o switch para desligar. O número 0, para ligar. Talvez esse cst já venha habilitado por padrão.

Mas não faço ideia do que seja. :stuck_out_tongue:
@AraujoCarlosEdu

1 Curtida

Exato, é um parâmetro. Mas não funcionou não, vou testar alguns outros.

Também estou testando outros “Kernel” mais antigos, uma vez que a máquina é mais antiga.

Valeu pela ajuda, mas já estou quase desistindo de migrar nessa máquina.

Testou alguma outra distribuição para ver como ela se comporta?

1 Curtida

Testei o Ubuntu 19.04 e Manjaro (acho que 18, é a que esta disponível no site para download), ambas rodando direto do PenDrive.

Já tirei HD, CDROM, Bateria…deixei o notebook pelado e apenas espetei o PenDrive…mesmo erro.

Mas andando e lendo o log dos erros, achei uma outra informação que me levou a acreditar que uma das coisas que pode estar acontecendo é um superaquecimento da GPU.

Fiz algumas configurações, onde estou tentando limitar a velocidade e vamos ver o que vai acontecer.

Bom pessoal, agradeço a todos…mas nesse momento estou deixando a migração desse notebook de lado.

Já migrei o da minha filha, um outro PC e esta na fila o da minha mulher.

2 Curtidas

Bom pessoal, sou brasileiro e não desisto nunca…como diz o ditado. Revirei a internet esses últimos dias, e achei o seguinte parâmetro (apm=off acpi=off noapic nolapic nopcmcia noapci nosmp pnpbios=off nomce pci=nomsi) que resolveu meu problema de reinicio.

Agora surgiu um novo, onde reconhece o processador sendo Intel Core i7-2630QM CPU @ 2.00GHz × 1, ao invés de Intel Core i7-2630QM CPU @ 2.00GHz × 4 ou Intel® Core ™ i7-2630QM CPU @ 2.00GHz × 8.

Agora é correr atrás de corrigir isso.

1 Curtida

Sei que é meio óbvio, mas bem provável que o problema seja um desses parâmetros. O lugar onde tu encontrou esses parâmetros estava dizendo o quê exatamente cada um deles faz?

Ope Jedi, com certeza é um dos comandos…agora a minha busca é exatamente achar qual deles esta dando esse “problema”.

Estou fazendo alguns testes…quando achar posto aqui novamente.

1 Curtida

Bom, aos poucos vou avançando. Agora com os seguintes parâmetros (apm=off nopcmcia maxcpus=2 noapci pnpbios=off nomce pci=nomsi) o notebook não reinicia, mas funciona como um Dual Core.

Agora é “achar” com quantos cores vai estabilizar.

Valeu pelas ajudas, e para quem tiver um Notebook dos mais antigos…comprei em 2015, mas a última atualização da bios é de 2011, pode ajudar.

1 Curtida

Bom, com o parâmetro: apm=off nopcmcia maxcpus=6 noapci pnpbios=off nomce pci=nomsi funcionou beleza. Como um six-core!

Alguém pode perguntar, mas qual a lógica em desativar 2 cores apenas para usar o Linux, já que no Windows 10 tudo funciona bem?

A resposta é simples: Mesmo com os 2 cores a menos TUDO no Linux fica mais rápido, navegação, edição de imagens. Arduino IDE e Android Studio é até brincadeira comparar, porque a surra que o Windows leva é absurda.

1 Curtida