Linux Mint 19.1 no Macbook 7.1 (Abril 2010/Macbook White) com drivers NVIDIA 320M Funcionando!

Salve Pessoal, me chamo Fagner e tenho um canal pequeno no Youtube chamado DR. CELL (mas isso não vem ao caso), eu tenho uma assistência técnica em celulares, tablet, computadores e por ai vai (que também não vem ao caso)!

Enfim, tenho um Macbook de 2010 que ganhei de presente de um amigo meu… A última versão para essa máquina do MacOS é o HighSierra, ou seja, não há mais suporte de sistema para ele… Então resolvi me aventurar e instalar um Dual Boot nela sendo o outro sistema o Linux. Escolhi dual boot por alguns softwares ainda estarem funcionando corretamente no MacOSX.

Escolhi o Mint 19.1 por já usá-lo a algum tempo em outras máquinas, por ter um gestor de drivers fácil de usar e por ser baseado no Ubuntu 18.04LTS (acredito que esse artigo também funcione para qualquer distribuição baseada no ubuntu).

Os problemas que eu estava encontrando eram os seguintes:

1. Ao instalar o MINT, o cinnamon ficava com problema e rodava em modo de segurança;

2. Ao instalar os drivers NVIDIA pelo gestor de driver ou executando o arquivo RUN baixado no site da Fabricante, ao reiniciar o Macbook ficava com uma tela preta, como se estivesse desligado, nada funcionava;

Fiz uma pesquisa pela WEB e encontrei um pequeno tutorial (boot - setpci doesn't change the register value for the bridge device (NVIDIA driver black screen issue) - Ask Ubuntu) e segui os passos citados, mas não obtive sucesso, foi então que percebi que o procedimento estava certo, mas, tinha apenas um pequeno erro no script. Modifiquei apenas essa parte e agora estou com o Macbook White 2010 rodando o Mint 19.1 liso!

SEGUE OS PASSOS

Foi assim que resolvi isso. Claro, os creditos vai principalmente para os caras no fórum MacRumors.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

As instruções a seguir são fornecidas como estão, sem garantias nem assumem qualquer responsabilidade.

FAÇA ISSO POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO (comigo deu tudo certo) !

1. Instale o Linux Mint 19.1 no modo UEFI com os drivers da Nvidia

Observe, no entanto, que as instruções a seguir supõem que você instalou e inicializou com êxito no modo UEFI. Você pode verificar isso verificando a existência do diretório /sys/firmware que é criado somente após a inicialização no modo EFI.

2. Encontre os identificadores de barramento PCI-E corretos

Precisamos dos IDs da placa gráfica e da ponte PCI-E à qual ela está conectada. Emita o seguinte comando em um Terminal:

~$ sudo lshw -businfo -class bridge -class display
pci@0000:00:00.0              bridge         MCP89 HOST Bridge
pci@0000:00:03.0              bridge         MCP89 LPC Bridge
pci@0000:00:0e.0              bridge         NVIDIA Corporation
pci@0000:00:17.0     >!!<     bridge         MCP89 PCI Express Bridge
pci@0000:02:00.0     >!!<     display        MCP89 GeForce 320M

Dê uma olhada em (1) a linha que indica a exibição e (2) a linha com a ponte antes dessa linha de exibição. Anote os IDs de barramento PCI-E (formato XX:YY.Z) do dispositivo de ponte (aqui 00:17.0) e o dispositivo de exibição (aqui 02:00.0) e lembre-se de qual é qual.

Nota : Esses IDs podem ser diferentes em sua máquina, dependendo do seu modelo Mac e revisão.

3. Crie um script GRUB para configurar os registros PCI-E durante a inicialização (Muita atenção nessa parte)

Abra um editor de texto com o comando sudo nano /etc/grub.d/01_enable_vga.conf e copie/cole o conteúdo abaixo.

cat <<EOF
setpci -s 00:17.0 3e.b=8
setpci -s 02:00.0 04.b=7
EOF

Substitua 00:17.0 pelo ID PCI-E do seu dispositivo de bridge anotado na etapa

Substitua 02:00.0 pelo ID PCI-E de seu dispositivo de exibição anotado na etapa

- Para salvar as alterações: Ctrl+X → S → ENTER

Finalmente, torne o arquivo criado executável e atualize seus arquivos de configuração do grub usando os seguintes comandos:

~$ sudo chmod 755 /etc/grub.d/01_enable_vga.conf
~$ sudo update-grub

4. Reinicie e verifique

Se, após a reinicialização, os valores de registro foram definidos como 8 (dispositivo de ponte) e 7 (dispositivo de exibição), tudo correu bem:

~$ sudo setpci -s "00:17.0" 3e.b
 08
 ~$ sudo setpci -s "02:00.0" 04.b
 07

5. Instale os drivers da Nvidia e divirta-se!

Use o Gerenciador de Drivers do Mint para instalar os drivers Nvidia Recomendados e Reinicie seu MacBook!

6 Curtidas

Manda uma foto do mac rodando esse mint 19.1

1 Curtida

segue aí a foto! Ainda estou baixando meus apps e configurando algumas coisas!

5 Curtidas

Parabéns pela implementação do sistema.

2 Curtidas

Parabéns! Agora basta seguir esse tutorial do Dio e deixar seu MacBook com a cara do… MacOs…

4 Curtidas

Ja havia feito isso em outra instação minha, mas minha customização eh simples, uso o Adapta Nokto como tema e o Papirus como tema de Icones, deixa as coisas mais armoniosas, e como tinha colocado, estou rodando em DualBoot com o HighSierra…é bom que diferencia!!!

3 Curtidas

Valeu pelo tutorial ! Funcionou perfeitamente !
MacBook Pro (13 polegadas, Meados de 2010)

Esse tutorial funcionou lindamente, só tenho uma duvida. O problema esta ocorrendo no windows também, teria algum procedimento parecido para windows?

:thinking:

:rofl: :rofl:

2 Curtidas

Que massa. Parabéns pela implementação. Só uma dúvida. O Mac OSX deste modelo não é mais atualizado??

Não, o OSX mais atualizado até o momento é o Mojave, sendo já anunciado a próxima versão nominada como Catalina.

1 Curtida