Linux Mint 19.1 no Macbook 7.1 (Abril 2010/Macbook White) com drivers NVIDIA 320M Funcionando!

Salve Pessoal, me chamo Fagner e tenho um canal pequeno no Youtube chamado DR. CELL (mas isso não vem ao caso), eu tenho uma assistência técnica em celulares, tablet, computadores e por ai vai (que também não vem ao caso)!

Enfim, tenho um Macbook de 2010 que ganhei de presente de um amigo meu… A última versão para essa máquina do MacOS é o HighSierra, ou seja, não há mais suporte de sistema para ele… Então resolvi me aventurar e instalar um Dual Boot nela sendo o outro sistema o Linux. Escolhi dual boot por alguns softwares ainda estarem funcionando corretamente no MacOSX.

Escolhi o Mint 19.1 por já usá-lo a algum tempo em outras máquinas, por ter um gestor de drivers fácil de usar e por ser baseado no Ubuntu 18.04LTS (acredito que esse artigo também funcione para qualquer distribuição baseada no ubuntu).

Os problemas que eu estava encontrando eram os seguintes:

  1. Ao instalar o MINT, o cinnamon ficava com problema e rodava em modo de segurança;

  2. Ao instalar os drivers NVIDIA pelo gestor de driver ou executando o arquivo RUN baixado no site da Fabricante, ao reiniciar o Macbook ficava com uma tela preta, como se estivesse desligado, nada funcionava;

Fiz uma pesquisa pela WEB e encontrei um pequeno tutorial (boot - setpci doesn't change the register value for the bridge device (NVIDIA driver black screen issue) - Ask Ubuntu) e segui os passos citados, mas não obtive sucesso, foi então que percebi que o procedimento estava certo, mas, tinha apenas um pequeno erro no script. Modifiquei apenas essa parte e agora estou com o Macbook White 2010 rodando o Mint 19.1 liso!

SEGUE OS PASSOS

Foi assim que resolvi isso. Claro, os creditos vai principalmente para os caras no fórum MacRumors.

ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

As instruções a seguir são fornecidas como estão, sem garantias nem assumem qualquer responsabilidade.

FAÇA ISSO POR SUA PRÓPRIA CONTA E RISCO (comigo deu tudo certo) !

1. Instale o Linux Mint 19.1 no modo UEFI com os drivers da Nvidia

Observe, no entanto, que as instruções a seguir supõem que você instalou e inicializou com êxito no modo UEFI. Você pode verificar isso verificando a existência do diretório /sys/firmware que é criado somente após a inicialização no modo EFI.

2. Encontre os identificadores de barramento PCI-E corretos

Precisamos dos IDs da placa gráfica e da ponte PCI-E à qual ela está conectada. Emita o seguinte comando em um Terminal:

~$ sudo lshw -businfo -class bridge -class display
pci@0000:00:00.0              bridge         MCP89 HOST Bridge
pci@0000:00:03.0              bridge         MCP89 LPC Bridge
pci@0000:00:0e.0              bridge         NVIDIA Corporation
pci@0000:00:17.0     >!!<     bridge         MCP89 PCI Express Bridge
pci@0000:02:00.0     >!!<     display        MCP89 GeForce 320M

Dê uma olhada em (1) a linha que indica a exibição e (2) a linha com a ponte antes dessa linha de exibição. Anote os IDs de barramento PCI-E (formato XX:YY.Z) do dispositivo de ponte (aqui 00:17.0) e o dispositivo de exibição (aqui 02:00.0) e lembre-se de qual é qual.

Nota : Esses IDs podem ser diferentes em sua máquina, dependendo do seu modelo Mac e revisão.

3. Crie um script GRUB para configurar os registros PCI-E durante a inicialização (Muita atenção nessa parte)

Abra um editor de texto com o comando sudo nano /etc/grub.d/01_enable_vga.conf e copie/cole o conteúdo abaixo.

cat <<EOF
setpci -s 00:17.0 3e.b=8
setpci -s 02:00.0 04.b=7
EOF

Substitua 00:17.0 pelo ID PCI-E do seu dispositivo de bridge anotado na etapa

Substitua 02:00.0 pelo ID PCI-E de seu dispositivo de exibição anotado na etapa

- Para salvar as alterações: Ctrl+X → S → ENTER

Finalmente, torne o arquivo criado executável e atualize seus arquivos de configuração do grub usando os seguintes comandos:

~$ sudo chmod 755 /etc/grub.d/01_enable_vga.conf
~$ sudo update-grub

4. Reinicie e verifique

Se, após a reinicialização, os valores de registro foram definidos como 8 (dispositivo de ponte) e 7 (dispositivo de exibição), tudo correu bem:

 ~$ sudo setpci -s "00:17.0" 3e.b
 08
 ~$ sudo setpci -s "02:00.0" 04.b
 07

5. Instale os drivers da Nvidia e divirta-se!

Use o Gerenciador de Drivers do Mint para instalar os drivers Nvidia Recomendados e Reinicie seu MacBook!

9 curtidas

Manda uma foto do mac rodando esse mint 19.1

1 curtida

segue aí a foto! Ainda estou baixando meus apps e configurando algumas coisas!

8 curtidas

Parabéns pela implementação do sistema.

2 curtidas

Parabéns! Agora basta seguir esse tutorial do Dio e deixar seu MacBook com a cara do… MacOs…

4 curtidas

Ja havia feito isso em outra instação minha, mas minha customização eh simples, uso o Adapta Nokto como tema e o Papirus como tema de Icones, deixa as coisas mais armoniosas, e como tinha colocado, estou rodando em DualBoot com o HighSierra…é bom que diferencia!!!

3 curtidas

Valeu pelo tutorial ! Funcionou perfeitamente !
MacBook Pro (13 polegadas, Meados de 2010)

1 curtida

Esse tutorial funcionou lindamente, só tenho uma duvida. O problema esta ocorrendo no windows também, teria algum procedimento parecido para windows?

:thinking:

:rofl: :rofl:

2 curtidas

Que massa. Parabéns pela implementação. Só uma dúvida. O Mac OSX deste modelo não é mais atualizado??

Não, o OSX mais atualizado até o momento é o Mojave, sendo já anunciado a próxima versão nominada como Catalina.

1 curtida

Modelos White, já faz muito tempo que não recebem atualização…

Tenho o mesmo modelo de Macbook que vc tem… uma duvida…
Ele esquenta muito com Linux?? O meu falta pegar fogo… porém nunca fiz esse tutorial de instalar a NVIDIA certinho… as vezes que rodei Linux foi com driver generico da placa de video, isso faria esquentar???

Vc tem algum upgrade de hardware nele??? Atualmente só tenho SSD como upgrade, não fiz upgrade de memoria RAM.

Sempre fui fã do Linux, e sempre quis instalar no Mac… mas como tava rolando atualização normalmente do MacOS, deixei pra la… mas agora que parou de atualizar, mais um motivo para eu colocar o Linux e buscar desempenho no meu velho Macbook Pro 2010.

OBS: fiz agora o procedimento acima, e resolveu a questão da tela preta após instalar driver proprietário… excelente… agora vai ser a briga para o Wi-fi funcionar sem cair… kkkk

o Catalina já saiu, não é o Mojave mais o principal

Resolveu meu problema do grafico…
Porém estou com problema no wi-fi Broadcom, instalo o driver pelo gerenciador de driver, ele funciona no primeiro reinicio, e depois nao funciona mais… to usando dongle USB… mas como são poucas USB no nosso macbook (2), não queria ficar usando dongle… vai que perco e tb toma espaço de usb…

alguma solução definitiva para driver do wi-fi?
meu macbook é o 13 pol mid 2010

pelo visto é só instalar o pacote broadcom-sta-dkms
sudo apt install broadcom-sta-dkms -y

O meu esquenta demais se eu não instalar o macfanctld tem no respositório de qualquer distro baseada em debian/ubuntu, todo macbook precisa desse pacote pelo que andei vendo, ele é responsavel por controlar os coolers, caso contrario fica sempre a 2000rpm mesmo o processador batendo a casa dos 90 graus, o contra é que vai parecer uma turbina de avião caso esteja fazendo algo MUITO pesado.

1 curtida

um pouco mais:

sudo apt install broadcom-sta-dkms
sudo sed -i ‘s/wifi.powersave = 3/wifi.powersave = 2/’ /etc/NetworkManager/conf.d/default-wifi-powersave-on.conf

Depois de muita pesquisa consegui… ficou estavel o wifi… até na gringa pessoal tem dificuldade com o Macbook

1 curtida

Pessoal… Gostaria de atualiza-los quanto a esse assunto e ao novo Ubuntu 20.04

O mesmo tutorial funcionou… Porém no momento final em que confere se deu certo, o resultado da consulta é diferente:

A diferença é que o resultado da consulta do bridge pcie, da “0a”…

E pra maior felicidade, wi-fi rodando liso nesta nova versão…

MacBook Pro mid 2010 (MacBookPro7,1) rodando liso no Ubuntu 20.04 Gnome