Estou migrando de um software desktop para um software web (nuvem). Quero aproveitar a oportunidade para migrar de sistema operacional - atualmente windows 10. Em 2019 gastei um valor considerável em licenças profissionais windows por ter na empresa um software que rodava somente nesta plataforma. Minha ideia é ter nos computadores de atendimento do balcão um sistema operacional enxuto (minimalista) com apenas as ferramentas necessárias para o trabalho. Alguma dica?
Experimente o próprio Ubuntu com a instalação minimal, ou até o zorin OS LITE, que é o que estou usando na minha empresa agora e tem funcionado de forma muito satisfatória.
Caso os funcionários não tenham tanto domínio, o ideal seria o Mint XFCE (você pode remover facilmente os apps que vem) ou o ZorinOS Lite como o colega citou acima.
Baixe a ISO e instale a versão minimal do Xubuntu, providenciando de colocar a barra de tarefas na parte de baixo. Em seguida, instale o navegador de sua preferência.
Alguma disto que tenha a opção de instalar apenas os pacotes básicos, tipo o Ubuntu, Xubuntu e tals, como a galera mencionou, é uma boa
Você também pode instalar o Linux Mint e remover os programas que você não queira, como já mencionaram antes
Além disso, você tem algumas opções como o Elementary OS (layout parecido com o MacOS) ou Fedora Silverblue (Gnome “puro”) que tem apenas os programas básicos, mas aí já não são uma boa escolha pra quem estiver acostumado com o layout do Windows
(Obs: Acho que esse tópico se encaixa melhor na categoria “Linux”, já que essa categoria “Outros Sistemas” se referem a outros sistemas operacionais que não seja Linux, MacOS ou Windows )
eu iria de xubuntu-core
O Zorin Lite está excelente mesmo, recomendo também! Fora o tema que está muito bonito, não gosto muito de temas Light mas o do Zorin está sensacional!
Para seu caso eu iria ou de zorin ou de Linux mint padrão. Ambos são simples leves e enxutos, com aparência meio windows 10 bem familiar ao usuário novo
to baixando agora e vo testa na VM
Caso tenha uma tarde livre, recomendo instalar o Arch. Caso não tenha tempo, existe uma ISO chamada “ZenInstaller” do Arch que o instala via interface gráfica, assim como outras distros.
Se for um pouco mais hardcore pode tentar o Gentoo, para compilar o software sobre medida para o hardware, e ambos funcionarem em perfeita harmonia. Ambos permitem uma instalação mais enxuta do que Ubuntu Minimal, Xubuntu Core e etc, pois os únicos pacotes no SO serão os que você escolheu colocar.
cara sinceramente por incrivel que pareça acho o zen installer dificil e confuso prefiro instalar manualmente ou usar um script via texto