Linux limitando o monitor a 120hz

minhas configs:

nvidia rtx 4060

monitor duex 2k 165hz

boa tarde, eu sou iniciante no linux e algo nesse sistema ja esta me deixando nervoso, eu ja testei diversas distros, desde o debian ate arch, e ate cogitei em usar gentoo e freebsd, eu vi q algumas pessoas tiveram um problema semelhante ao meu mas nn achei um q fosse o meu em especifico, eu uso um monitor 2k da duex, q consegue ate 165hz e eu uso um cabo display port q realmente aceita essas configs, porem, em algumas distros, como o linux mint e o arch, a opçao de 2k a 165hz funciona normalmente, porem quando eu muda a resoluçao para 1080p q é a resoluçao q eu prefiro, o sistema limita a taxa de atualizaçao a 120hz, e isso varia de distro pra distro, no kubunto e debian 13 por exemplo, a resoluçao de 1080p a 165hz funciona normalmente, mas ja em outras distros como o mint e se nn me engano o arch, quando eu coloco em 1080p a resoluçao fica limitada a 120hz, mas aí q esta algo q eu nn entendi, eu pensei q era apenas falta do driver nvidia proprietario, porem eu estou usando o zorin os 18 agr e usando o driver nouveau estava pegando 1080p a 165hz normalmente, fiquei ate feliz, mas quando atualizei o driver da minha placa para o proprietario/testado e reiniciei o pc, simplesmente do nada a resoluçao em 1080p ficou travada a 120hz

vcs podem se perguntar pq eu so nn deixo em 2k, é pq eu nn gosto de usar esse resoluçao, meu pc nn aguenta ela bem e os icones ficam muito pequenos na escala 100% e na 200% os icones ficam gigantescos

espero q alguem possa me ajudar com isso

Provavelmente é o x11, mas pergunta, se o nouveau funciona, porque quer usar o proprietário?

o wayland tbm tava assim

cara, sinceramente, vc me pegou, eu so pensei msm q pro meu pc funcionar de forma “correta” eu devia usar o driver proprietario, mas vc q é mais experiente, tem alguma diferença realmente significante do nouveau pro proprietario? sinto muito se parece uma pergunta besta, é q eu realmente nn sei nada sobre o linux