Pessoal, já testei várias distros e isso sempre acontece com todas. No caso particular, como esse computador é bem fraco, a coisa fica muito mais visível.
Eu noto que com o passar do tempo, suspendendo e saindo da hibernação, muitas vezes o Swap vai ficando cada vez maior e quanto mais o Swap fica maior, mais lento ele fica.
Poizé, é algo com que me deparo, ao encher a Swap, ele vai lerdando… o “jeito” que faço é reiniciar a sessão, mas deve ter algo mais eficiente… quem sabe mexer no swapiness?
Isso que acho falho. É como se ele não conseguisse se livrar do que não serve. Muito chato isso. Nesse computador( notebook) nem preciso ficar suspendendo direto, pois o consumo dele é muito pequeno. Posso deixar ligado sem suspender, mas no desktop, sem chances.
Isso, ao decorrer do tempo, deixa um Ryzen7 1700x + 8GB de RAM bem lerdo.
Eu tenho esse problema, mas no geral é uns poucos programas mal otimizados (especialmente Electron e navegadores) que comem cada vez mais RAM e pressionam o uso de swap. (Já flagrei o Discord, por exemplo, comendo 800MB de RAM).
Quando o meu PC começa a ficar lento com “uptime” prolongado (direto, ou indireto por meio de suspensão/hibernação), fechar e reabrir esses programas dá um gás perceptível (e libera muita RAM).
Costumo identificar pelo htop, que dá o % de RAM consumida de cada programa
Yeah 10 a 15%, mas ali pelo Monitor, o uso de RAM já esta um tanto alto, ou seja, o sistema vai acabar pegando a swap.
[Off: Tem uma particularidade que acontece comigo, quando estou na Udemy, depois de umas 8 horas de vídeo estudo, a swap começa a encher mas a RAM não… Eu tenho 8gb RAM em dual channel.]
Testei pelo terminal, desativei e vi o monitor do sistema “esvaziando” a swap
na hora de ativar, deu erro mas acho que ele se ativou sozinho ao esvaziar - no caso, uso partição, que deve ter se montado sozinha