Linux lento após muitas suspensões

Pessoal, já testei várias distros e isso sempre acontece com todas. No caso particular, como esse computador é bem fraco, a coisa fica muito mais visível.

Eu noto que com o passar do tempo, suspendendo e saindo da hibernação, muitas vezes o Swap vai ficando cada vez maior e quanto mais o Swap fica maior, mais lento ele fica.

Alguém se depara com esse problema?

Pra começar, suspensão ou hibernação? Pq se for hibernação, essa swap aí tá insuficiente

1 curtida

Verdade, Rodrigo.

É suspensão. Eu falei errado.

1 curtida

Poizé, é algo com que me deparo, ao encher a Swap, ele vai lerdando… o “jeito” que faço é reiniciar a sessão, mas deve ter algo mais eficiente… quem sabe mexer no swapiness?

1 curtida

Isso que acho falho. É como se ele não conseguisse se livrar do que não serve. Muito chato isso. Nesse computador( notebook) nem preciso ficar suspendendo direto, pois o consumo dele é muito pequeno. Posso deixar ligado sem suspender, mas no desktop, sem chances.

Isso, ao decorrer do tempo, deixa um Ryzen7 1700x + 8GB de RAM bem lerdo.

1 curtida

Olá @anon76266952 :wave:

No terminal digita sync depois vc digita echo 3 > proc/sys/vm/drop_caches

Então você verifica se limpou o swap usando o Monitor.

:v:

Só pra ajudar aqui… no Manjaro testei o echo e ele diz que o arquivo ou diretório não existe

1 curtida

Deixa eu pesquisar aqui, esse é para cache e não swap, viajei, perdão a bobeira.

1 curtida

Eu tenho esse problema, mas no geral é uns poucos programas mal otimizados (especialmente Electron e navegadores) que comem cada vez mais RAM e pressionam o uso de swap. (Já flagrei o Discord, por exemplo, comendo 800MB de RAM).

Quando o meu PC começa a ficar lento com “uptime” prolongado (direto, ou indireto por meio de suspensão/hibernação), fechar e reabrir esses programas dá um gás perceptível (e libera muita RAM).

Costumo identificar pelo htop, que dá o % de RAM consumida de cada programa

2 curtidas

O certo é o swapiness mesmo, /proc/sys/vm/swappiness mas pelo que eu li precisa ter espaço na RAM, para poder realizar os procedimentos.

1 curtida

No caso dele, com 4 GB de RAM, seria uma boa deixar o swapiness em 10 ou 15%, certo?
No meu, com 8 GB, eu deixei quieto

1 curtida

Yeah 10 a 15%, mas ali pelo Monitor, o uso de RAM já esta um tanto alto, ou seja, o sistema vai acabar pegando a swap.

[Off: Tem uma particularidade que acontece comigo, quando estou na Udemy, depois de umas 8 horas de vídeo estudo, a swap começa a encher mas a RAM não… Eu tenho 8gb RAM em dual channel.]

1 curtida

isso deve ser cache do navegador… imagino que fechando e reabrindo limpe

1 curtida

Yeah resolve, mas eu acabo vendo se tem atualizações e reinicio o laptop.

1 curtida

Dá para dar um “refresh” na swap area com :

sudo swapoff -a
sudo swapon -a

Vale pra partição ou só swapfile?

Testei pelo terminal, desativei e vi o monitor do sistema “esvaziando” a swap
na hora de ativar, deu erro mas acho que ele se ativou sozinho ao esvaziar - no caso, uso partição, que deve ter se montado sozinha

Vale pra tudo que for swap conhecido pelo sistema. Device ou file.

1 curtida

Ahhhh !

O “on” pode dar errado, né ?
Você usa swap file.

Vai ter que dar swapon no dito cujo.

1 curtida

Tem alguma coisa aqui ?

cat /proc/swaps

Não deve ter nada, uma vez que o swapoff já rodou.

Minha partição de swap:

Filename Type Size Used Priority
/dev/sdb2 partition 6291452 6960 -2