Linux instalado, instalar windows em outra partição (RESOLVIDO)

Ganhei um pc, i3 com 1 tera, com windows 8. Resolvi formatar e instalar o kde neon em 200 gigas e deixar o restante para o video game, digo, windows 7.

Instalei logo o kde pois precisava usar logo o pc e depois instalaria o windows. Irá perder o grub mas dar para recuperar com os 3 passos que tem na internet, já fiz isso algumas vezes. Duas semanas depois estou aqui tentando instalar o windows. Logo no inicio da erro e diz que não pode instalar nessa partiçao. Tem que ser gpt. Tentei mudar com o gparted mas não tem essa opção. Como faço para colocar essa partição em gpt?

1 curtida

Defina sua BIOS como UEFI. Que será possível usar o GPT.

Se vc instalou o Neon em MBR, não sei se ele vai iniciar pelo UEFI.

2 curtidas

Acredito que já esteja.

Isso que você estar tentando fazer é um perigoso hehehe, melhor você instalar o windows do zero e depois fazer o dualboot, por que parece que o Windows 7 não tem suporte á partição MBR/UEFI.

NÃO RECOMENDO (mas se quiser tentar geralmente funciona)

Se você quiser mudar o disco de MBR para GPT no Linux terá que usar os utilitários Cfdisk e o Gparted em uma LiveCD:

Você terá que redimensionar a sua partição / deixando um espaço vazio de 500MB antes dessa partição
(Atenção: só faça isso caso no seu HD/SSD não tenha a partição FAT32 como primeira partição) e depois de redimensionar criar a bendita partição FAT32.

Agora abra o terminal e digite os comandos

sudo su (para se logar como root)

gdisk /dev/sda

Depois digite a tecla r para escolher o modo de conversão e recuperação do disco e depois ? para achar algo semelhante a isso

g convert GPT into MBR and exit

No meu caso a tecla que faz a conversão de MBR em GPT é o g mas no seu caso pode ser diferente :slight_smile:

Agora faça a conversão (será algo bem rápido), depois monte a partição do KdeNeon na partição /mnt e a partição Fat32 como /mnt/boot/efi e gere o novo grub, Exemplo (pode ser que seja diferente no seu ou tenha que reiniciar a LiveCD):

mount /dev/sda2 /mnt
mount /dev/sda1 /mnt/boot/efi

Caso não exista a pasta /mnt/boot/efi faça o comando

mkdir -v /mnt/boot/efi

grub2-mkconfig -o /mnt/boot/grub/efi

Se não der certo

grub-mkconfig -o /mnt/boot/grub/efi

E por último faça o comando

grub-install --root-directory=/mnt /dev/sda

1 curtida

Que complicação. Uma solução mais fácil seria o Windows 10?

Vou tentar com o windows 10. Vou ter que levar para o pc do trabalho pois não consegui montar o .iso no kde neon. Aqui não tem essa opção.

1 curtida

Windows 10 também vai pedir GPT. Eu acho mais fácil e melhor, converter pra GPT e instalar os dois sistemas de novo.

1 curtida

Pelo menos aqui, eu só consegui jogar o Windows 10 em MBR, atualizando o Windows 7. Instalando ele direto, sempre pediu GPT.

1 curtida

Tudo bem, vamos começar do 0 :woozy_face:
Tem como montar uma imagem .iso no kde neon?

Estou gravando a imagem com o WoeUSB. Espero que der certo. E aí, ao instalar o windows 10 ele já coloca o hd em gpt?

Pode usar o Etcher também… Sim, na instalação do Windows 10 vc cria a nova tabela de partições em GPT e já pode deixar as partições Linux prontas também.

Mas precisa ir para linha de comando usar o diskpart? Ou é automático?

** Tentei usar o etcher mas ele indica o Rufus (para windows) ou o WoeUsb.

Na instalação do Windows 10 é automático, basta vc reformatar o HD.

O pendrive com Windows 10, em gpt, também não foi reconhecido. Não aparece a opção de boot UEFI Pendrive tal, aparece somente Pendrive tal e não funciona.
O interessante é que nas opções de boot tem, neon, sata, pendrive… O neon parece que fica separado do hd, rsrs. Em todo o caso formatei um pendrive em mbr, instalei o windows 7 e rodou de boa.
Mas entra direto no Neon, se eu quiser ir para o windows tenho que pressionar f11 e escolher o hd sata.
Dei um update-grub e ele não acha o windows.
Não que isso seja problema, já que uso mais o linux. Quando quero jogar não custa nada, entrar no windows com o f11.

Obrigado, problema resolvido, de certa forma.

2 curtidas

@Roldon, Etcher não aceita instalar o Windows no USD ou no CD, e pede que utilizemos o WoeUSB.

1 curtida

Eu tive problema com o GRUB uma vez, bem parecido. Acabei usando o rEFInd Boot Manager no lugar, nunca mais larguei. Kkk
Mas pra instalar ele, tem que ter a partição EFI.

1 curtida

2 curtidas

Nunca ouvi falar mais parece interessante tem ele para qualquer distro?

Tem sim, e pra qualquer sistema também. Algumas distros até trazem ele no repositório.

http://www.rodsbooks.com/refind/

2 curtidas

Oi @Roldon!

Utilizaste o triple boot.

rEFInd… Bons tempos. Hackei o macOS (Hackintosh) num computador portátil Dell Insiron e instalei o rEFInd para aceder ao macOS e ao Linux. Também instalei-o no MacBook White e no Mac mini na época.

1 curtida

Sim, uso triple boot. Eu conheci ele já tem uns 6 anos, uso um MacBook Pro. kkkk

Eu já tinha os 3 sistemas instalado, mas era aquele esquema de entrar direto no macOS ou segurar [Option] pra escolher a partição Windows e só ai caia no GRUB. Mas ai o GRUB parou de funcionar. Pelo macOS mesmo instalei o rEFInd e já achou os 3 sistemas, bootando lindo… Nunca mais troquei, hoje em dia a primeira coisa que faço é desinstalar o GRUB e instalar ele. kkkk

2 curtidas