Enquanto a Open Source Initiative continua trabalhando na definição de IA de código aberto, a LF adotou a Open Model Initiative (OMI).
O OMI foi estabelecido em resposta a decisões de licenciamento que criam barreiras para a adoção da IA, focado no treinamento e desenvolvimento de IA sob licenças abertas, irrevogáveis e sem cláusulas de exclusão ou custos recorrentes de acesso.
A organização disse que pretende apoiar um modelo de desenvolvimento que exigiria “verdadeiro código aberto” usando licenças permissivas aprovadas pela Open Source Initiative.
Embora essas licenças ainda não existam, a OSI tem trabalhado para desenvolver uma definição de IA de código aberto que acabará por abrir caminho para as licenças oficiais de IA aprovadas pela OSI.
A OMI pretende contribuir para a discussão sobre o licenciamento de IA e terá uma licença pronta para submissão assim que uma definição de IA de código aberto for aprovada.
A Linux Foundation está profundamente comprometida em promover o desenvolvimento aberto e colaborativo em torno da IA, dando um passo significativo para torná-la acessível e benéfica para todos, construindo um ambiente onde a criatividade e o progresso na IA possam prosperar sem barreiras.
Fonte: fossforce