Linux ficando lento com pouco tempo de uso

De fato, é estranho mesmo. Costuma ocorrer no Windows, em HD, pois conforme o tempo de uso os dados dos arquivos vão ficando desfragmentados no disco, bem como o cache de programas vai aumentando e o consumo de RAM subindo a cada novo programa instalado e que fica ativo desde a inicialização. Outra coisa que ajuda a deixar lento é o antivírus, algo até dispensável no GNU / Linux.

1 curtida

Agora que eu estava pensando será que você não instalou muitos pacotes Snaps :thinking:
em HDs eles tendem a deixar o sistema mais lento, por isso recomendo a usar mais AppImage e Flatpaks, uso demasiado de Snaps pode deixar o sistema mais lento

1 curtida

Na real o unico snap se não me falha a memória e o simplenote e o spotify … Você acha que os flatpak são melhores nesses aspecto ?

2 curtidas

Então como você disse são poucos Snaps instalados no sistema geralmente fica lento quando há muitos snaps no sistema, mas como você disse que só há dois acho dificil ser isso, já tentou ativar o cache do HD com o outro post que postei? Isso talvez possa te ajudar :slightly_smiling_face:

1 curtida

Queria uma “opinião”/ajuda de vocês que entendem muito mais do que eu …
Como eu relatei o que tava acontecendo de ficar lento, eu usava distros com a interface gnome (fedora, ubuntu, pop os), porém agora fazem uns 4 dias, instalei o kubuntu(kde) e até agora nem sinal de ficar lento … tem alguma coisa a ver ou sei lá ?

1 curtida

Nunca aconteceu isso comigo mas pode ser que seja algo relacionado ao Gnome e o GDM, mas isso nunca aconteceu comigo quando usava o Fedora que me lembre, mas por eu estar usando o SSD invés de HD talvez tenha influência

Então … Sorte que eu to me adaptando bem ao KDE, até gostando um pouco mais haha, mas achei estranho

1 curtida

Olá @marciordj cara eu uso Gnome há anos e nunca observei isso nas minhas máquinas. Mas, sabemos bem que instalação de sistemas operacionais não é uma ciência 100% exata.

Que bom que está se adaptando ao KDE e que sua experiência está mais agradável agora.

1 curtida