Linux ficando lento com pouco tempo de uso

Boa tarde rapaziada.
Comecei a usar as distro linux a mais ou menos 3 meses, gosto muito de testar distros novas, atualmente a que eu mais gostei e estou usando é o Pop os. Um problema que eu estou tendo , e ja tive com todas as outras distros que já usei, é que depois de uns 2 dias ou um pouco mais , todas as distros vão ficando lentas, dando algumas travadas até aí tenho que reiniciar o notebook pra voltar ao normal. Não tenho muitos programas instalados, tem algum procedimento que da pra fazer para “aliviar” essa lentidão ou o que pode ser ?

Desculpe minha “leiguisse”, mas adorei esse mundo linux/open source e não queria deixar ele mais, rs.

Obrigado por enquanto.

Já fez alguma ações pós-install, tipo atualizar , fazer uma faxina no micro, customizar, etc…Bota as configurações do seu micro, pode ser muito uso da swap, etc…

Estranho isso algo que nunca vi no Linux é ele ficar lento (nem quando eu uso o BTRFS vejo isso e olha que esse sistema de arquivos é mais propenso á fragmentação), Qual o seu setup? Você usa HD ou SSD?

as atualizações fiz todas ja e o que instalei foram alguns apps como spotify, simplenote, wps, chrome, eclipse

Notebook samsung
memoria ram: 4gb ddr
processador : Intel® Core™ i5-7200U CPU @ 2.50GHz
HD: 1 TB

Notebook samsung
memoria ram: 4gb ddr
processador : Intel® Core™ i5-7200U CPU @ 2.50GHz
HD: 1 TB

Nao uso ssd, mas to pensando seriamente em comprar um de 120gb só pra ver se isso melhora … Ou voce acha que nao tem nada a ver ?

SSD vai ajudar muito nas aberturas de programas e no boot vai parecer que você estar usando outro computador, uma coisa que tem levar em consideração quantos programas simultâneos você abre?
Poste um print do seu gerenciador de tarefas

1 curtida

Já que você usa HD isso pode te ajudar :slight_smile:

Olá @marciordj eu só observei esse “fenômeno” quando ativava muitos serviços ou aplicações para iniciar junto com o login, em um setup com 4GB de ram é fácil comprometer a performance se temos muitos aplicativos rodando em plano de fundo (spotify, skype, extensões do chrome, slack, etc.)

Minha dica é verificar se tem aplicações consumindo seus recursos e ir selecionando, no meu caso eu optei por desativar o modo de segundo plano do Chrome e só inicio automaticamente meu gerenciador de fontes. :wink:

1 curtida

Na minha opinião esses programas podem estar lotando a Ram e por causa disso o Linux começa a fazer Swap, no SSD deixa o sistema um pouco mais lento (com HD é só sofrimento) :cry:

2 curtidas

mais uma vez desculpa minha leiguice, mas como que eu faria isso ? De ver quais programas estao rodando em segundo plano e desativa-los ?

Qual a sua interface gráfica?
No XFCE fica aqui, na sua interface pode ser diferente mas é só procurar por Inicialização

E na aba Início automático de aplicativos é só desmarcar os que iniciam com o sistema

Se tiver alguma dúvida manda um print :wink:

Uso o gnome. Quando coloquei por inicialização ele nao achou nada. Até achou no gnome tweak, mas nao tem nada lá

Olha talvez esse tutorial do dio possa ajudar

1 curtida

Como o @eddiecsilva comentou você pode desativar o consumo de recursos em segundo plano do Chrome

1 curtida

Queria fazer mais um complemento sobre a estabilidade do sistema: cuidado ao adicionar PPA’s e softwares de terceiros ao seu ambiente. As distribuição fazem testes de qualidade e estabilidade apenas com os pacotes que elas distribuem (por motivos óbvios) então, se você (assim como a maioria) adicionar PPA’s, flat isso e snap aquilo na sua distribuição - um maior consumo de recursos é esperado e talvez você acabe gerando algumas instabilidades que não existiriam normalmente.

2 curtidas

Tire um print do monitor do sistema/gerenciador de tarefas ou do comando top quando a distro estiver lenta, aí depois poste aqui.
Assim dá pra ter uma noção maior do que tá acontecendo :slight_smile:

2 curtidas

Pode ser que nos próprios aplicativos eles estejam configurado para iniciar junto com o computador

Entendi, pior que eu não utilizo muito pacote de terceiros, acho que só o chrome, o resto foram todos pela ubuntu software e pacote snap e mesmo assim não tinha muitos programas instalados

depois que fiz o procedimento do chrome parece que deu uma melhorada, se voltar a ficar lento vou postar aqui pra vocês me ajudarem, rs

2 curtidas

A solução do seu problema pode ser algo parecida com essa