Linux está ficando lento?

Olá pesoal, uso linux a cerca de 3 anos e nunca tive sérios problemas, inclusive já fiz uso de algumas distros em pc’s péssimos, e nunca tive problemas com travamentos ou coisas semelhantes, faz um ano que realizei a instalação do fedora em um notebook de uso pessoal de estudos, contudo há alguns meses percebi que o mesmo está ficando muito lento e com travamentos recorrentes, inicialmente acreditava ser algo em minha maquina exclusivamente, mas ao parar para analisar vi que outras instalações linux estavam enfrentando o mesmo problema, em meu trabalho foi necessario realizar um upgrade de hardware, a distro que utilizamos lá e um ubuntu server, eu tenho um amigo que utiliza uma distro ubuntu e ele me relatou que também está tendo problemas com travamentos, o que me traz esse sentimento de estranheza é que eu e ele possuímos boas maquinas, ele inclusive faz dualboot com windows, e utilizando o windows ele se apresenta mais performático que o linux, detalhe o linux dele está em um ssd m2, já o windows esta em um ssd externo. Com isso fico na duvida, de fato há algo ocorrendo ou isso não passa de um efeito placebo

Use Debian e seja feliz! :winking_face_with_tongue: :grimacing:

1 curtida

De fato, estou pensando em fazer um formatação e já aproveitar para testar outra distro.

Testei o Fedora esses dias atrás, achei que carrega muitos serviços na inicialização boot muito demorado. Mas até que isso passa, mas depois que o gerenciador de arquivo fechou pela 3 vez na minha cara eu desanimei. E olha que sinto falar isso, pois tenho um grande carinho pelo Fedora.

Tente Experimentar uma outra linha de distribuição, tipo o Arch se você curte distro com pacotes mais atuais, o um Debian se preferir estabilidade. Entres outras… depende do seu uso. Talvez esse seja o empurrão para você seguir novos caminhos.

Para empresa recomendo debian.

Tenho instalado e deixo atualizações no automático.

Não tenho problemas.

1 curtida

Com o passar do tempo, novas tecnologias surgem e as distribuições Linux vão agregando. Isso vai fazer com que o sistema fique mais pesado conforme novas atualizações de funcionalidades vão chegando.

Afinal, não dá para ficar com o mesmo hardware para sempre.

Se isso te incomoda muito, recomendo que teste as distribuições atômicas/imutáveis. Como você usa Fedora Workstation, recomendo o Silverblue, porém leia a documentação antes de utilizar para saber como esse tipo de sistema funciona.

Uso o Linux e Windows diariamente e o Linux é via de regra muito mais fluido e responsivo, mesmo num hardware mais antigo. Isso não significa que eu nunca tenha tido problemas deste tipo com o Linux, na verdade já tive com ele e também com o Windows. Entretanto antes de “assumir” de forma mágica ou metafísica de que o “Linux” (uma entidade abstrata, etérea, um conceito ou uma lenda) está “ficando lento” e travando em função da sua mera existência (e porque Linux não é Windows), eu sugeriria a você uma abordagem mais objetiva, mais técnica, para identificar e isolar a causa ou as causas da lentidão e dos travamentos:

1. Abrir um monitor de sistema ou gerenciador de tarefas e checar como está o uso da CPU (ordenar a coluna de uso da CPU do maior para o menor uso e ver se há algo estranho). Fazer o mesmo com o uso da memória RAM, acessos de leitura e escrita ao disco, etc…
  2. Revisar os aplicativos que são iniciados automaticamente com o sistema ou com o login no ambiente de trabalho. Um excelente aplicativo para isso é o Ignition ou o Cockpit, que permite o ajuste fino e a opção de desativar ou desinstalar aplicativos que possam estar causando o problema;
  3. Investigar problemas de rede e DNS. Pesquisar o tempo de resposta para o comando ping, nslookup, dig, etc… Checar a saída do comando route. Isso pode ser particularmente relevante se os travamentos e lentidão ocorrem ao tentar usar um browser ou baixar atualizações;
  4. Testar um outro ambiente de trabalho (i.e. se está com Cinnamon, ver como o sistema se comporta sob o XFCE ou Mate, ou mesmo KDE Plasma). Se os travamentos e a lentidão desaparecerem é possível que alguma atualização recente do atual ambiente de trabalho pode ter desencadeado a lentidão e os travamentos.
  5. Criar um outro perfil de usuário (outra conta) “limpa” e ver se a lentidão desaparece nesse outro perfil. Pode haver excesso de customizações ou alguma configuração no perfil do usuário afetando a performance do sistema.
  6. Rodar um LiveUSB de diferentes distribuições e ver como se comportam nesse hardware.
  7. Alterar o driver de vídeo (e.g. NVidia → Nouveau ou Nouveau → Nvidia no caso de ter uma placa desta marca).
  8. Checar o espaço livre, a saúde do disco e a integridade do sistema de arquivos, usando por exemplo as ferramentas disponíveis no aplicativo Discos (gnome-disks);
  9. Pesquisar falhas de memória com o memtest86.
  10. Instalar uma kernel mais antiga e ver se o problema desaparece, se resolver a lentidão pode ter sido desencadeada pela atualização da kernel.

Segue um tutorial interessante (em inglês) de como investigar e resolver problemas de desempenho em sistemas Linux: https://dev.to/daretechie/tech-support-series-fixing-a-slow-linux-system-3h9n

No Windows também seguimos passos semelhantes (exceto pela troca de ambientes de trabalho, que não existe pois o windows oferece apenas um).

Em relação ao “efeito placebo”, na verdade quando falamos em “placebo” estamos nos referindo a uma observação favorável, por exemplo, termos a impressão de que a lentidão e os travamentos melhoraram depois de alguma intervenção que na verdade não funciona. A sua dúvida seria mais um “efeito nocebo” (nocivo), em que a sua suspeita de que “os Linux em geral estão ficando mais lentos” (em casa, no trabalho) desencadeiam em você uma percepção de lentidão maior do que a que possa ser quantificada objetivamente.

Em retrospecto, usando o passo-a-passo acima, consegui resolver muitas vezes este tipo de problema no Linux (bem como no Windows e até no Android, que também é uma espécie de Linux). Não há porquê acreditar que o mero passar dos meses ou anos, por si só, faça o Linux “deteriorar” enquanto o Windows floresce, a meu ver isso não existe.

1 curtida

Não acho que o problema seja a lentidão do Linux. Acredito que acontece a seguinte situação: Depois de um tempo usando o sistema, com várias atualizações apartir da versão inicial e após a instalação de vários softwares, ele começa a ficar lento, o que é normal e ocorre com qualquer sistema. Por isso, recomendei o Silverblue a ele, eu migrei do Workstation há alguns dias e gostei, mas não é para todo mundo.

1 curtida