Qual o linux roda mais leve em netbook do Governo de Pernambuco?
Tenho um netkook, Modelo POSITIVO MOBO 5900, gb de RAM, do Governo de Pernambuco. Ele vem com Windows 7, mas quero instalar uma distro linux. Já tentei algumas, mas todos ficaram horríveis, muito lendo, apesar do linux. Para que que esses modelos foram criandos somente para o windows 7, nada que tentei roda bem. Porém não desisto; quero uma ditro linux nele. Alguém ajuda-me!
Faltou informar quanto de memória tem essa máquina. Olhando pela internet, me parece que a média é de 2gb.
Como é um processador Intel Atom, basicamente apenas o Plasma Desktop conseguirá te atender como vc precisa.
O TigerOS é um dos que trás o modo de compatibilidade para esse tipo de processador que vc precisa.
Tem mais informações dele?
O que seria interessante pra poder te ajudar seria o modelo exato dele.
Baseado nisso, dá pra sugerir algumas distribuições baseado no hardware
Já usei o Mint XFCE em uma máquina anciã, acho que era um celeron single core 775 com 2GB de RAM e funcionou ok. Já usei também em um core 2 duo, acho que era E5200 ou E7500 algo assim, não era muito forte não, mas era uma versão antiga do Mint (se não me engano foi lá por 2015). Não sei como seria hoje em dia, a internet é MUITO pesada atualmente nessas máquinas antigas.
Basicamente, a Internet mata essas máquinas mais antigas. Falo pelo meu notebook antigo, que sofre um pouco com o peso das páginas que temos hoje em dia.
Pode tentar também o Zorin OS Lite, ele é leve e minimamente coerente visualmente, alguns sistemas mais leves, como Lubuntu e Linux Lite possuem uma interface bem datada.
Este não detectou de jeito algum o Touch-Screen da tela do Meu PC MGB MOBO Positivo Educacional Edition (intel Atom com 4GB e HD de 240 SSD (mais rápido). Tentarei o Lubuntu…
No Brasil, dois modelos principais desses notebooks educacionais de “$100” foram distribuídos: CCE Classmate Cm52c e o Positivo MOBO 5950, ambos, projetos internacionais fabricados sob licença no Brasil.
Pela sua descrição, creio se tratar do 2º modelo, se for, usuários relaram que o Antix é um dos poucos sistemas, ainda em desenvolvimento, que o tornam realmente funcional.
Tenho um notebook de 2011 com uma CPU Pentium Dual-Core T4300 e um mini-pc Soyo com um Celeron N3350, consigo usar em ambos softwares como Libre Office, SMPlayer e até alguns games mais leves (datados), mas quando abro o navegador seja o Firefox ou o Chromium a coisa muda, 3 abas é o limite destes processadores, mais que isso o negocio começa a travar e não é por falta de RAM pois o notebook possui 4GB e o Soyo possui 6GB, eles travam pois a página tem tanto javascript e afins que consome praticamente 100% da CPU só das páginas estarem abertas.
O pior de todos é o youtube, mesmo colocando os vídeos em 480p (ou menos) a cada 5 minutos ocorre uma travada (como se desacelerasse para 0.01x o vídeo e o áudio) e depois de 30 segundos volta ao normal.
Tirando a navegação web o notebook continua sendo útil para executar softwares locais, assistir vídeos e filmes armazenados nele ou até alguns games mais leve (gosto daqueles games em flash que vendiam nos CDs da Digerati).
Excelente levantamento do @TiagoCardoso sobre esses netbooks educacionais!
Nessas máquinas com processador Intel Atom (muitas vezes N270/N450 de 32 bits ou N2600 com vídeo GMA 3600/PowerVR) e apenas 1 GB ou 2 GB de RAM, a escolha da distro faz toda a diferença entre o equipamento ser utilizável ou virar peso de papel.
Aqui estão as opções mais recomendadas e testadas na prática para esse hardware:
1. antiX Linux (A melhor opção disparada)
Por que funciona tão bem: Usa gerenciadores de janelas ultraleves (IceWM ou Fluxbox) e não roda systemd por padrão (usa sysvinit/runit), iniciando com apenas 120 MB a 180 MB de RAM.
Possui imagens oficiais em 32 bits (x86) e 64 bits, mantendo base Debian estável e atualizada com suporte a segurança.
2. Q4OS com Trinity Desktop (TDE)
Por que vale a pena: Base Debian com o ambiente Trinity (fork leve do clássico KDE 3.5).
Tem visual muito amigável e tradicional (estilo Windows XP/7), consome cerca de 200 MB de RAM e roda surpreendentemente liso em processadores Atom.
3. Bodhi Linux (Versão Legacy / 32-bit com Moksha)
Base Ubuntu LTS com a interface Moksha (fork do Enlightenment). Muito elegante, consome pouquíssimos recursos e tem excelente fluidez visual.
Dicas de ouro para a navegação na Web (o maior gargalo):
O maior desafio nesses netbooks não é o sistema em si, mas a web moderna pesada:
Navegadores: Prefira navegadores mais enxutos como Falkon, Min ou Midori em vez do Google Chrome/Firefox padrão.
Bloqueador de anúncios: Se for usar Firefox/Chromium, o uBlock Origin é mandatório para não deixar scripts e propagandas fritarem o processador Atom.
zRAM: Ativar compactação de memória RAM em disco (via zram-tools) dá um respiro gigante para máquinas com 1 GB/2 GB.
O antiX ou o Q4OS com certeza vão dar uma sobrevida digna para esse netbook!