Bom dia a todos tudo bem? Espero que sim. Bom antes de criar esse tópico eu procurei bem sobre aqui neste lugar fantástico mas não achei nada sobre. Enfim sou novo no mundo linux, quando era mais novo cheguei a usar mas por pouco tempo. Hoje sou formato em tecnologia da informação e o básico do básico eu sei sobre o linux, porém me acho muito iniciante no mundo.
Minha dúvida é: atualmente uso o Ubuntu 26 (última versão) e estou com um problema sério que não achei em nenhum lugar na internet como arrumar. Eu uso um nitro 5 e todas as vezes que fecho o notebook e ao passar um curto tempo abro para usar, a tela simplesmente não liga. Eu tenho que forçar um desligamento e depois ligar novamente. Atualmente to pensa do em mudar para o zorin os. Minha dúvida é se irá continuar do mesmo jeito ou é por conta do Ubuntu mesmo.
Obs: tem algumas coisas que uso no windows então eu meio que uso um “dual boot”. Porém como tenho dois nvmes então um fica pro windows e outro pro Ubuntu.
Bom dia, amigo. Esse problema é clássico do Linux, pois as distros Linux não funcionam bem com a suspensão e a hibernação do sistema. Eu já tive o mesmo problema antes; então decidi desativar tanto a hibernação quanto a suspensão do sistema! Meu notebook Acer nunca mais teve esse problema! Caso vc use o Gnome, basta abrir as configurações do sistema e ir na sessão de energia para fazer a desativação. Nos demais DEs, eu desconheço, mas acredito que seja tão fácil quanto. Um abraço
Funciona perfeita e lindamente no meu Ubuntu 26.04 LTS, tanto no meu lenovo pessoal quanto no do serviço. Não acho que seja o S.O em específico, só se tiver alguma coisa em relação ao S.O com o seu hardware
Boa tarde, amigo. Eu sinceramente testaria tanto o Fedora 44 workstation quanto o Linux Mint 22.3 Cinnamon Edition. Ambos são menos bugados que o Zorin. Uma outra opção seria o Debian 13.6, todavia depende da sua placa de vídeo e de você ter paciência para fazer as configurações pós - instalação necessárias para um uso diário.
No meu Asus TUF Gaming A15 estou usando o Bazzite 44 com Gnome DE, mas reconheço que não é uma distro com a qual simpatizo muito! Se existissem os softwares específicos do meu notebook para o Ubuntu, certamente estaria usando o Linux Mint 22.3 Cinnamon, ou até mesmo, o Debian 13.6 com kernel 7, via ports. Um abraço