Linux em AMD x Intel

Já li relatos que Linux em AMD estava dando problemas. E parece que não é de hoje.

Afinal, existe essa preferência por Intel e Nvidia para Linux ou isso é mais “dogma” ?

Valeu.

Olá @anon76266952 tudo beleza?

Cara sugiro ser um pouco mais específico na questão que quer discutir. Existem muitas nuances nesse assunto porque podemos comparar gráficos integrados, processadores, chipsets, etc.

Eu mesmo, uso processadores AMD há anos sem nenhum problema no Linux. Porém, sabemos que em questão de drivers para Radeon a AMD deixa um pouco a desejar.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida
1 curtida

Falo de processador AMD e GPU dedicada AMD.

O Linus Torvalds (um dos mantenedores e criador do kernel Linux) preferiu mudar para um Ryzen recentemente, isso te diz algo? no lado da GPU, tem driver open no Kernel suportado pela AMD,Valve,Redhat, comunidade do linux…isso deve te dizer algo tbm…

Essa discussão é bem extensa :smiley: temos alguns conteúdos e tópicos falando sobre ela:

Além disso, posso contribuir com minha opinião pessoal: eu uso desde sempre um kit processador AMD + GPU Nvidia e sempre me atendeu muito bem no Linux. Apenas uma vez tive um kit AMD + Radeon e passei muita raiva no que se refere a Radeon.

O motivo é que o drive opensource é ótimo para praticamente tudo, menos para trabalhos que demandem codificação via hardware porque essa função a AMD só libera no driver proprietário. Dessa forma, você fica bastante limitado ao tentar utilizar softwares como Davinci Resolve e outros que se beneficiam de recursos como OpenCL.

Penso que o que vai definir sua escolha é o tipo de tarefa que você pretende realizar.

:vulcan_salute:t2:

2 curtidas

Obrigado pelo post.

Notei um erro no seu texto “Dacinci”

1 curtida

2 curtidas

nesse caso então para quem vai passar a usar linunx o deal seria investir em processadores e GPU,s AMD ???

Olá @anon55210359 tudo beleza?

Infelizmente não é tão simples assim, já dei alguns exemplos ali em cima de coisas que podem te atrapalhar com uma GPU Radeon. A melhor resposta é: depende do que você precisa fazer.

Na minha opinião, se você precisa editar vídeos, jogar e fazer streamming o combo Processador AMD + GPU Nvidia é a melhor opção. Se será apenas um computador para uso pessoal para jogos e tarefas corriqueiras, a melhor escolha é a que couber no seu bolso.

:vulcan_salute:t2:

1 curtida

Uma coisa que eu levo em conta e isso é uma opinião puramente pessoal é que, no final das contas, quem investe forte no linux para ter seus drivers no kernel são a AMD e a Intel. A Nvidia ainda patina um pouco nesse departamento, então é uma coisa que me leva a ser um pouco reticente a eles. Irônicamente ou não, minhas duas máquinas de trabalho (A local e a remota) atualmente rodam GPUs da nvidia. Ainda assim, atualmente mantenho minha opinião e espero que a Nvidia possa ser mais disposta em abrir seus drivers.

1 curtida

Montei meu computador Ryzen em Outubro 2019, aqui está minha novela: Ryzen 5 1600 - PC Reinicia e Congela, Ambos De Maneira Aleatória