Linux e Windows não reconhecem meu hd de arquivos por completo

Oi bom dia pessoal preciso da ajuda de vocês tenho um hd de 500 gb
com Windows 8.1 instalado e o zorin os 15.2 instalado fui fazer um teste com o Hiren’s BootCD PE com Windows 10 quando acessei o
Hiren’s BootCD PE abri a área das partições e verifiquei que ele tinha dividido meu hd de 500 em dois tudo bem achei estranho mas fiz alguns testes copiando alguns arquivos para meu pen drive e hd externo e reiniciei o pc e retornei ao zorin os entrei na área das partições normalmente e acessei meus arquivos normalmente

mas quando fui entrar com o windows 8.1 na área das partições o volume do meu hd ficou em 200 gb

Então decidi formatar meu hd por completo e fazer o dual boot novamente mas não resolveu o problema ficou da seguinte maneira como podem ver nas imagens abaixo.


Como podem ver acima com o zorin 0s também ocorreu o mesmo problema.

Observações:

1 - Exclui a partição com o gparted em live pen drive

2- criei a partição do sistema com o windows 8.1 na hora da formatação.
3- fiz dual boot automático

4- fiz teste com o linux mint 19.03 e tive o mesmo problema

5 - primeiro instalei o Windows no hd com o valor de 71680 criei a partição de arquivos no gerenciador de partições do Windows com o espaço que havia sobrado e depois fiz dual boot na forma automática.

configuração do pc

Ga-ma790xt-ud4p

placa de vídeo gt420

memoria 8 gb

Obrigado pela atenção.

Aparentemente, o disco está todo aí.
Dá pra você chamar o gnome-disk-utility (esse com a seta amarela) ?

Qual é o problema, exatamente?

O disco tem 465,76 GB e o esquema de particionamento já é do padrão atual, GPT, para inicialização via EFI, que exige uma partição reservada para armazenar os carregadores de inicialização. Olhando o esquema de particionamento, dá pra ver que:

  • sda1 é a reservada (350 MB)
  • sda2 é o C: do Windows (69,66 GB)
  • sda3 é o D: do Windows, que abriga seus arquivos (199,92 GB)
  • sda4 é a raiz (/) do Zorin (estou assumindo que é sda4 pela lógica; 195,84 GB)

O particionamento está de acordo com a geometria informada pelo Windows, pois 69,66 + 199,92 + 195,84 + 0,35 = 465,77 GB.

Qual é o particionamento desejado?

2 curtidas

Esqueci de colocar mais uma informação instalei esse hd em uma maquina com placa mãe sata 2 e o hd que coloquei nela é sata 3

o particionamento desejado é o mbr.

Parece estar tudo correto e funcionando. O espaço que vc usou para as partições do sistema operacional não aparecem na sua partição de arquivos.

@mauriciomartins16 o problema está só na sua imaginação.

Fez tudo de novo, sem necessidade.

Eu estou achando que o @mauriciomartins16 talvez não tenha compreendido muito bem algum aspecto do particionamento. Talvez ele poderia montar um gráfico de pizza mostrando como o HD deveria ficar compartimentado para cada sistema operacional?

Usar um esquema antigo como o MBR geralmente não faz sentido hoje em dia. Se você mudar para o modo legacy no Setup da máquina, vai precisar refazer todo o particionamento, reinstalar o Windows e, francamente, vai basicamente poder dispensar a partição reservada para os carregadores, que no seu esquema atual, ocupa 350 MB. Parece um ganho muito pequeno.

não me parece ter nenhum problema aí
se vc fala que seu “HD de arquivos”, vulgo “paritção ARQUIVOS” estão dizendo que tem tamanhos diferentes é só porque o Nautilus (gerenciador de arquivos no ZorinOS) mostra o armazenamento em MB, não em MiB (MB = contagem em 1000, MiB = contagem em 1024)
tá tudo bem